WRC: furo de pneu tira vitória de Tanak e Mikkelsen fatura Rali da Polônia

CmRgtfkXEAA5XCB

RIO DE JANEIRO – O Rali da Polônia, sétimo do Campeonato Mundial de 2016, estava nas mãos do estoniano Ott Tanak. Líder desde o primeiro dia de forma surpreendente, com 13 especiais ganhas até a manhã de hoje, o piloto do Ford #12 acabou vítima do azar. Um furo de pneu em seu Ford Fiesta no penúltimo estágio tirou dele qualquer possibilidade de levar sua primeira vitória na temporada.

“Não há nada o que dizer. Um 2º lugar não vale nada”, balbuciava um frustrado Tanak após perder uma prova praticamente ganha.

Bom… 18 pontos são sempre melhor que nada. E mesmo perdendo o Rali da Polônia, o piloto da Drive DMack vai subir mais um pouquinho na classificação. E com o furo no pneu do então líder, Andreas Mikkelsen, que era o piloto mais próximo, herdou a ponta e venceu o evento, conquistando assim sua 2ª vitória no WRC.

“Sinto muito pelo Tanak. Ano passado, perdi um Rali quase ganho da mesma forma. Infelizmente, as coisas são assim. Dei tudo de mim nos três dias de especiais e dessa vez deu tudo muito certo”, exultava Mikkelsen.

O norueguês esteve sempre furos acima dos próprios companheiros de equipe num Rali em que Sébastien Ogier terminou pela primeira vez no ano longe do pódio: o tricampeão e líder da temporada chegou apenas em 6º lugar na geral – e ainda levou os pontos extras do Power Stage que o deixam com 143 pontos, praticamente inatacável na classificação do campeonato. Jari-Matti Latvala ficou ligeiramente à frente, com o 5º lugar.

A Hyundai, que venceu o Rali da Sardenha com Thierry Neuville, viu dois de seus pilotos no top 5: Hayden Paddon reabilitou-se dos problemas nas duas etapas anteriores e voltou ao pódio com o 3º lugar, apenas oito décimos à frente do belga. Desapontamento total para a M-Sport, cujos Ford Fiesta não fizeram nem cosquinha. Mads Østberg somou apenas quatro pontos e Eric Camilli, dois.

Craig Breen, com o único Citroën DS3 WRC à chegada, uma vez que seu colega Stéphane Lefevbre acabou fora da pistan o último dia, conquistou um mais do que razoável 7º lugar. No WRC2, o finlandês Teemu Sunninen brilhou num Rali disputadíssimo e levou não só os pontos da vitória na divisão como o 10º lugar geral. Esapekka Lappi e o líder geral da classe, o galês Elfyn Evans, completaram o pódio. Campeão europeu da modalidade, Kaetan Kaetanowicz foi o melhor piloto de seu país com o 4º lugar no WRC2.

Resultado final do Rali da Polônia:

1. Mikkelsen-Jaeger (VW Polo Wrc) – 2.37’34”2
2. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) + 26”2
3. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) + 28”5
4. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) + 29”3
5. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) + 33”8
6. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) + 40”3
7. Breen-Martin (Citroen DS3 Wrc) + 2’01”4
8. Ostberg-Floene (Ford Fiesta RS Wrc) + 3’04”6
9. Camilli-Veillas (Ford Fiesta RS Wrc) + 5’23”1
10. Suninen-Markkula (Skoda Fabia R5) + 5’53”3

Classificação do campeonato após a 7ª etapa:

1. Sébastien Ogier – 143 pontos
2. Andreas Mikkelsen – 92
3. Hayden Paddon – 72
4. Jari-Matti Latvala e Dani Sordo – 68
6. Mads Østberg – 62
7. Thierry Neuville – 61
8. Ott Tanak – 52
9. Kris Meeke – 26
10. Eric Camilli – 24
11. Henning Solberg – 14
12. Stéphane Lefevbre, Craig Breen e Martin Prokop – 10
15. Teemu Sunninen – 8
16. Marcos Ligato e Elfyn Evans – 6
18. Lorenzo Bertelli – 4
19. Pontus Tidemand, Esapekka Lappi, Jan Kopecky, Nicolás Fuchs e Kevin Abbring – 2
24. Armin Kremer, Valeriy Gorban e Karl Kruuda – 1

Comentários

  • Coisa estranhíssima o desempenho recente de Ogier. Para quem estava acostumado a nadar de braçada está numa maré bem ruim.
    Quanto a Tannak, foi uma puta sacanagem. Fazer o rally que fez com o equipamento que tem é um feito extraordinário. Fiesta e pneus Dmack estão longe de ser um pacote de primeira linha.