1000 km de Suzuka: 44 carros na principal prova do Super GT

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Os 1000 km de Suzuka são a corrida mais longa e difícil do Super GT: João Paulo de Oliveira e Augusto Farfus estarão na disputa no próximo dia 28

RIO DE JANEIRO – Os 1000 km de Suzuka se aproximam: a principal prova de longa duração do Oriente será disputada no último fim de semana deste mês pela 45ª vez desde que foi introduzida no automobilismo em 1966 – e será a décima-primeira corrida válida pelo Super GT, após o evento ter feito parte do FIA GT, do BPR, do Japanese Sport Prototype Championship (JSPC) e, por uma única vez, do World Sportscar Championship.

A GTA, organizadora do Super GT, contabiliza um total excepcional de carros para a 5ª etapa da temporada: serão 44 bólidos na pista de pouco mais de 5,8 km de extensão lutando pela vitória ao longo de 173 voltas ou 5h30min de duração máxima.

Na GT500, a principal divisão do certame, serão os 15 suspeitos de sempre, com destaque para o Nissan dos bicampeões Tsugio Matsuda/Ronnie Quintarelli. Líderes atuais da temporada com duas vitórias em Fuji e Okayama, a dupla do carro #1 chega com 50 pontos para este evento e uma dor de cabeça das grandes em relação aos rivais: o lastro do sucesso num total de 100 kg extras para esta corrida.

Eles não são os únicos que têm essa preocupação, já que os vice-líderes Heikki Kövalainen/Kohei Hirate, da Denso Kobelco SARD, vão com 74 kg adicionais mercê os 37 pontos somados até aqui – cada ponto representa 2 kg adicionais de peso, é bom lembrar – enquanto James Rossiter/Ryo Hirakawa, da Tom’s, vão com 60 kg suplementares. Hirakawa, aliás, dará prioridade ao Super GT em detrimento de suas boas performances pela Thiriet by TDS Racing, que disputa no mesmo fim de semana do Super GT uma prova do ELMS em Paul Ricard, na França.

O Nissan GT-R de João Paulo de Oliveira/Hironobu Yasuda, vencedor da etapa passada em Fuji, chega a Suzuka com 56 kg de lastro e a dupla nipo-brasileira está em 4º lugar com 28 pontos. Uma boa performance do carro #12 do Calsonic Team Impul pode recolocar os pupilos de Kazuyoshi Hoshino imediatamente no páreo, lembrando que após Suzuka haverá ainda Buriram (Tailândia) e uma rodada dupla em Twin Ring Motegi. Portanto, ainda há 85 pontos em jogo.

Quem é dúvida na prova é Katsumasa Chiyo, protagonista de um forte acidente durante a corrida de Fuji: a participação do piloto da equipe MOLA corre sérios riscos e Mitsunori Takaboshi já foi inscrito de sobreaviso para compor a tripulação do Nissan GT-R #46 com o experiente Satoshi Motoyama.

A classe GT300 conta com inacreditáveis 29 carros no plantel de inscritos para os 1000 km de Suzuka e muito equilíbrio na classificação do campeonato: os líderes Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi, da equipe de Aguri Suzuki (ARTA), somam 37 pontos e vão para a prova de Suzuka com 74 kg adicionais na BMW M6 GT3 do time. Takeshi Tsuchiya/Takamitsu Matsui ainda não venceram, mas estão próximos: a dupla está na vice-liderança com 33 pontos e leva 66 kg adicionais para a próxima corrida, dois a mais que Kazuki Hoshino/Jann Mardenborough.

Vários dos carros da categoria terão inscrições suplementares de 3º piloto e João Paulo de Oliveira não será o único brasileiro na pista durante os 1000 km: convidado pela equipe BMW Team Studie, Augusto Farfus dividirá o carro #7 com Seiji Ara e Jörg Müller. O experiente Shinji Nakano, ex-Fórmula 1 e Fórmula Indy, também fará parte da prova com um Audi R8 do Team Taisan SARD, enquanto Dominik Farnbacher aparece no Lexus RC-F GT3 da equipe LM Corsa.

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