IMSA: pole é de Bomarito em Road America
RIO DE JANEIRO – Em meio à loucura da Olimpíada, o blogueiro ainda encontra tempo para escrever um post sobre o Weather Tech SportsCar Championship e a etapa deste fim de semana em Elkhart Lake, no sensacional circuito de Road America. A IMSA bem que tentou, mas não evitou a terceira pole position do Mazda LMP2 nesta temporada: Jonathan Bomarito crabou o melhor tempo do treino oficial que definiu o grid para a corrida deste domingo, com o tempo de 1’54″207 – novo recorde extra-oficial da categoria para a pista. O construtor japonês busca sua primeira vitória após várias tentativas frustradas em 2016.
Líder do campeonato junto ao português João Barbosa, Christian Fittipaldi conseguiu o 2º melhor tempo do treino, a nada menos que 1″152 para Bomarito, mas largando à frente do #10 dos rivais Jordan e Ricky Taylor, que vêm de vitória na etapa de Mosport, a última disputada pelos carros da classe principal do certame estadunidense.
Tom Long fez o 4º melhor tempo do treino no segundo Mazda LMP2 e Eric Curran fechou o top 5 numa sessão atrapalhada por uma bandeira vermelha provocada pelo companheiro de equipe de Oswaldo Negri, John Pew. Como efeito, o piloto perdeu a volta rápida do Ligier JS P2 HPD e o carro foi relegado ao 14º tempo geral – último da Prototype.
Na PC, o nativo do Wisconsin James French foi o mais rápido: o piloto do #38 da Performance Tech Motorsports cravou 1’59″133, somente 0″075 abaixo da marca de Jose Gutierrez, no #7 da Starworks. Misha Goikhberg foi o terceiro mais rápido, com Matthew McMurry, companheiro de Bruno Junqueira no #20 da BAR1 Motorsports, em quarto.
O Ford GT conquistou sua terceira pole position em seu primeiro ano na classe GTLM – Dirk Muller foi pela primeira vez o mais rápido num treino classificatório, marcando 2’02″451 e impondo uma diferença de 0″461 para o Porsche do francês Patrick Pilet. Ryan Briscoe foi o terceiro no outro Ford, seguido pela Ferrari de Giancarlo Fisichella e pelo Porsche de Earl Bamber, com os cinco mais rápidos dentro do mesmíssimo segundo. Líder do campeonato, o Corvette #4 guiado por Oliver Gavin na tomada de tempo ficou em sétimo na divisão.
A pole da GTD foi do Porsche #23 guiado pelo espanhol Alex Riberas, com 0″239 de vantagem para o Audi de Andrew Davis. Matt Bell foi o terceiro colocado, seguido pelo Viper de Ben Keating e da Ferrari da líder Christina Nielsen, que divide a pilotagem com Alessandro Balzan.
A IMSA divulgou ontem em Road America o calendário para 2017 e tomou algumas resoluções quanto ao formato dos campeonatos. O Weather Tech SportsCar terá quatro categorias pela última vez no ano que vem: a Prototype Challenge será extinta ao fim do próximo campeonato, o que deve levar os times a seguir dois caminhos – migrar para a divisão Daytona Prototype International (DPi) ou então usar os LMP3 da Prototype Challenge presented by Mazda Series, que substitui a IMSA Lites.
Quanto ao próximo ano, o certame terá 12 datas, com algumas mudanças importantes de datas e formatos. Por exemplo: não haverá a data compartilhada entre a IMSA e o WEC no Circuito das Américas, com a corrida do COTA sendo transferida de setembro para maio – trocando com Laguna Seca. A prova de Lime Rock será apenas dos carros de Grã-Turismo, assim como a do VIR. A Prototype Challenge terá apenas oito eventos em sua temporada de despedida da série.
Eis as datas:
28/29 de janeiro – 24h de Daytona
18 de março – 12h de Sebring
8 de abril – Long Beach (P, GTLM e GTD)
7 de maio – COTA
3 de junho – Detroit (P, PC e GTD)
2 de julho – 6h de Watkins Glen
9 de julho – Mosport Park
22 de julho – Lime Rock Park (GTLM e GTD)
6 de agosto – Elkhart Lake
27 de agosto – Virginia International Raceway (GTLM e GTD)
24 de setembro – Laguna Seca (P, GTLM e GTD)
7 de outubro – Petit Le Mans
O que serão esses DPis? Serão parecidos com os LMP2? Ou serão diferentes? Existem algumas imagens desses novos protótipos?
Sim, serão parecidos conceitualmente com os LMP2 do WEC, mas podendo ter dianteira lembrando os carros de cada marca e motor livre, diferente do Mundial que só vai usar a mecânica Gibson. Quanto a imagens, não temos ainda. Nenhum dos novos protótipos do Mundial ainda foi oficialmente apresentado.