Whincup centenário

Virgin Australia Supercars Championship
Marco histórico: Jamie Whincup alcança 100 vitórias no V8 Supercars

RIO DE JANEIRO – Líder da temporada 2016 do International V8 Supercars, Jamie Whincup atingiu uma marca histórica em sua carreira no último fim de semana, na rodada dupla realizada no circuito Sydney Motorsport Park, em Eastern Creek. O piloto da Red Bull Racing Australia chegou ao 100º triunfo no certame. Nada mal para quem já tem seis títulos na categoria e mira o sétimo.

Foi apenas a terceira vitória de Whincup em 19 baterias disputadas neste ano. Mas o piloto de 33 anos tem sido bastante regular, ao contrário dos rivais e até dos companheiros de equipe. Somou outros oito pódios nas corridas anteriores e seu pior resultado foi um 19º lugar em Symmons Plains.

Em comparação com o líder da temporada e da equipe, Shane Van Gisbergen, por exemplo, foi mais vezes ao topo do pódio. Foram cinco os triunfos de SVG até aqui. Mas em matéria de pódio, o piloto foi apenas mais três vezes além das vitórias e ainda teve um abandono – o que no V8 Supercars é fatal. A diferença entre Whincup e ele é de 137 pontos neste momento.

Terceiro na tabela, Craig Lowndes segue à espreita, com duas vitórias e sete pódios – o último deles domingo, quando foi 2º colocado na prova longa de Eastern Creek. Quem parece não ter fôlego para repetir o feito do ano passado é Mark Winterbottom. Com apenas uma vitória ao longo do ano até agora, “Frosty” está em quarto com 1836 pontos e na última rodada o melhor resultado do atual campeão foi o 11º lugar na primeira prova.

Agora as equipes se preparam para a sequência de três corridas longas – um campeonato dentro de outro: a Pirtek Enduro Cup premia a dupla que somar mais pontos a partir da próxima corrida, a Sandown 500, no próximo dia 18. As demais provas de Endurance do V8 Supercars são a tradicionalíssima 1000 km de Bathurst no dia 9 de setembro e a Gold Coast 600, disputada em duas provas de 300 km cada nos dias 22 e 23 de outubro, no espetacular circuito urbano de Surfers Paradise.

Comentários