4h de Spa-Francorchamps: DragonSpeed e Lapierre conquistam a pole

RIO DE JANEIRO – A DragonSpeed levou neste sábado a pole position para as 4h de Spa-Francorchamps, na corrida que marca o retorno do circuito belga ao calendário do European Le Mans Series (ELMS). Com Nicolas Lapierre a bordo, o carro #21 vai comandar o pelotão de 39 carros na prova deste domingo.

O francês estendeu o domínio do Oreca 05 Nissan do time de Elton Julian na pista, a despeito de um acidente que danificou o carro no segundo treino livre. Lapierre fez o tempo de 2’06″603, mais de quatro décimos de segundo à frente de Mathias Beche, líder do campeonato na classe LMP2 com o Oreca #46 da Thiriet by TDS Racing.

Após um primeiro dia complicado, a G-Drive Racing voltou à linha de frente: Harry Tincknell pôs o Gibson 015S do time de Simon Dolan em 3º no grid – e Spa é uma pista que a escuderia conhece bem das participações no WEC. Tristan Gommendy pôs o #33 da Eurasia Motorsport na segunda fila.

A boa surpresa do treino foi o 5º tempo de Andrea Pizzitola com o #25 da Algarve Pro Racing, constituindo-se assim no melhor Ligier JS P2 do grid, à frente de Nathanaël Berthon e do BR01 Nissan, que após uma forte performance na sexta, se viu em sétimo com problemas de motor.

Estreando em Protótipos, a equipe belga WRT enfrentou alguns probleminhas: o #47, com Laurens Vanthoor a bordo no treino livre que antecedeu a qualificação, sofreu um acidente quando o acelerador do Ligier JS P2 Judd travou. Mesmo assim, o time trabalhou bem e pôs o carro em ordem pelo menos para marcar tempo. Na corrida, a equipe promete, será outra história. Já a Murphy Prototypes, equipe do brasileiro Bruno Bonifácio, estreante no ELMS, larga da 10ª posição com o tempo de 2’09″698, cravado por Garry Findlay.

Na LMP3, a Graff Racing obteve a primeira pole do ano: o carro #9 guiado por Enzo Guibbert na tomada de tempo desbancou os outros 17 Ligier JS P3 inscritos, com o tempo de 2’14″392. Matthew Bell, da United Autosports, foi batido por menos de um décimo de segundo e Nigel Moore, da novata Tockwith Motorsports, andou bem novamente após a pole position em Paul Ricard e fez o 3º tempo do lote da categoria.

Líder do campeonato com 30 pontos de vantagem sobre o 2º colocado, o carro #2 da United Autosports pode ser o único a levar a taça neste domingo. Alex Brundle colocou o bólido do time de Zak Brown e Richard Dean na quinta posição do grid, com 2’14″825. A ele e aos parceiros Mike Guasch e Christian England basta manter a diferença ou que a vantagem não passe de 26 pontos, que o título será deles.

Alessandro Pier Guidi deu a um Ferrari F458 Italia a primeira pole do modelo da Casa de Maranello na LMGTE. O piloto da AT Racing fez a melhor volta da sessão em 2’17″038, três décimos abaixo do Porsche 991 RSR da Proton Competition conduzido pelo italiano Matteo Cairoli. Matt Griffin ficou com o 3º lugar na categoria com o #55 da AF Corse, seguido por Andrea Bertolini no #66 da JMW Motorsport e Darren Turner, no solitário Aston Martin Vantage GTE da Beechdean.

O blog A Mil Por Hora terá o live streaming da corrida do ELMS em Spa-Francorchamps, com imagens do YouTube, por volta de 9h da manhã, pelo horário de Brasília.

Comentários