500 km de São Paulo: protótipo MRX vence no Velo Città

294293_640411_img_1056
Largada dos 500 km de São Paulo: o MRX #75, pole position da disputa, largou mal mas recuperou-se e venceu a corrida no Velo Città (Foto: Claudio Kolodziej/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Os 500 km de São Paulo, uma das mais tradicionais provas da Endurance nacional, foram disputados neste fim de semana em sua 32ª edição no circuito Velo Città, em Mogi Guaçu, interior do estado. O grid foi um dos melhores da prova nos últimos anos, reforçado pela participação de equipes do Rio Grande do Sul e Paraná: um total de 26 carros alinhou para a corrida, válida também como terceira de um total de quatro eventos contando pontos para o Campeonato Brasileiro – as anteriores foram os 500 km de Tarumã e as 3h de Santa Cruz do Sul, restando agora as 500 Milhas de Londrina para fechar o calendário, no fim de novembro.

O protótipo MRX guiado por Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padron conquistou a pole position e recuperou-se de uma largada ruim para vencer a disputa, que teve 146 voltas pelos pouco mais de 3 km do circuito paulista, percorridas em 4h06min16seg720. A trinca do carro #75 venceu com duas voltas de vantagem para Tiel de Andrade/Franco Pasquale, que vêm do título antecipado do Campeonato Gaúcho, conquistado há algumas semanas em Guaporé.

“A sensação de conquistar uma vitória é a melhor possível. Em uma prova de Endurance você precisa usar a cabeça, e não disputar freada, pois a corrida é de resistência. Estou muito orgulhoso dos meus parceiros, e do final de semana que nós tivemos”, comentou Fortes, responsável por fechar a corrida para o trio do MRX vencedor da prova.

“Fazer parte da história de uma prova como os 500 Km de São Paulo é indescritível. Tenho que agradecer aos meus dois parceiros, que são maravilhosos”, disse Henrique Assunção, que além de piloto, preside a Associação de Pilotos de Endurance.

“Hoje deu tudo certo. Tenho que agradecer a equipe pelo trabalho feito nos dois carros em que pilotei”, completou Padrón, que além da vitória geral e na classe GP1, venceu também na classe P3, além de triunfar nas duas corridas da Fórmula 1600, categoria que também realizou provas no Velo Città.

A equipe gaúcha MC Tubarão colocou dois de seus carros no top 5 geral: além do #78, o #32 guiado por Paulo Sousa e Mauro Kern completou a disputa em 3º lugar, seguido pelo protótipo IR de Fernando Ohashi/Emilio Padron/Pedro Serrano. O Mitsubishi Lancer da equipe Old Boys, vencedor da corrida na última edição num final épico, chegou apenas em quinto, sete voltas atrasado.

Destaque também para o protótipo MCR #46 conduzido por Marcos Ramos/José Córdova/Robbi Perez: a máquina preparada pelo lendário Antonio Ferreirinha, de 81 anos de idade, largou de último após muitos problemas na tomada de tempo – especialmente de quebra de câmbio. O carro sobreviveu à disputa e conquistou um excelente sexto lugar na geral, terceiro na classe GP1 atrás dos dois primeiros colocados dos 500 km de São Paulo.

“Andamos bem, viemos lá de trás buscando todo mundo. O Ferreirinha colocou o carro em ordem na corrida. Na próxima vamos botar este MCR em primeiro”, vibrou o experiente José Córdova.

“Eu já tinha experimentado e acreditado neste carro, e os meus companheiros cuidaram bem dele, não cometeram nenhum erro, mesmo sem conhecê-lo, bem como o circuito, como eu. Enfim, todos os mecânicos da Ferreirinha Motorsport foram heróis nesta empreitada”, encerrou Perez.

O blogueiro aqui não pôde acompanhar a prova ao vivo, como fizera ano passado. Tomara que eu possa estar presente em 2017. E apesar de gostar muito do Velo Città, acho que o verdadeiro lugar dessa prova é Interlagos.

Resultado final dos 500 km de São Paulo:

1º #75 Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padron (MRX) – 146 voltas em 4h06min16s720
2º #78 Tiel de Andrade/Franco Pasquale (Tubarão) – a 2 voltas
3º #32 Mauro Kern/Paulo Souza (Tubarão) – a 5 voltas
4º #76 Fernando Ohashi/Emílio Padron/Pedro Serrano (Protótipo IR) – a 5 voltas
5º #15 Duda Pamplona/Leandro de Almeida/Guilherme Spinelli (Mitsubishi Lancer) – a 7 voltas
6º #46 Robbi Perez/José Córdova/Marcos Ramos (MCR) – a 9 voltas
7º #64 Henry Visconde/Marcio Basso (BMW) – a 12 voltas
8º #72 Carlos Antunes/Yuri Antunes/Joon Park (MRX) – a 19 voltas
9º #73 Jorge Machado/Leandro Totti (Spyder) – a 21 voltas
10º #31 Paulo Plutarcho/Davi Plutarcho (Spyder) – a 23 voltas

Comentários