6h do México, testes: acidente marca sessão com Porsche na P1

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RIO DE JANEIRO (atualizado 15h55) – Estão oficialmente abertos os trabalhos para as 6h do México. E a primeira atividade de pista dos carros que vão disputar a 5ª etapa do FIA World Endurance Championship foi um teste aberto para todos os 32 carros inscritos pela manhã, antes do primeiro treino livre, marcado para 13h30 locais – 15h30 de Brasília.

E logo tivemos o primeiro grande acidente do evento: uma pancada do Toyota TS050 #6 guiado pelo francês Stéphane Sarrazin, que perdeu o controle do protótipo na última curva do circuito e destruiu o carro por completo. Os extensos danos na dianteira e na traseira danificaram o chassi de tal forma que a equipe confirmou a ausência do bólido do francês, que reparte a pilotagem com Mike Conway e Kamui Kobayashi, nas duas sessões extra-oficiais desta quinta-feira. Ou seja: o carro só será visto no FP3 de amanhã, com um novo chassi e mais de três horas de pista a menos para os pilotos em termos de acertos e referências.

Como nada podia ser pior para a marca japonesa, chegou há pouco a notícia de que o carro #5 terá apenas Sébastien Buemi e Kazuki Nakajma a bordo: Anthony Davidson machucou uma costela num teste da Toyota em Magny-Cours antes da viagem para o México, viajou com dores, não se recuperou e foi vetado pelos médicos da FIA. O britânico volta ao carro nas 6h do COTA, daqui a duas semanas.

Timo Bernhard, com o Porsche 919 Hybrid #1, atual campeã do mundo, não teve nada a ver com isso e fez o melhor tempo do teste coletivo em 1’26″847, mais de meio segundo melhor que Loïc Duval, companheiro do brasileiro Lucas Di Grassi na pilotagem do Audi R18 e-tron quattro #8. Neel Jani foi o terceiro no segundo Porsche, seguido por Andre Lotterer no outro carro da marca dos quatro anéis de Ingolstadt.

Na LMP2, o melhor tempo foi do Oreca 05 Nissan #26 da G-Drive Racing conduzido por René Rast – 1’37″379, 0″419 mais veloz que o Gibson 015S Nissan #42 da Strakka Racing, que teve Lewis Williamson a bordo na melhor volta. O #31 da Extreme Speed Motorsports, com Pipo Derani, alcançou o 3º melhor tempo da divisão, seguido pelo #43 do compatriota Bruno Senna. O xará Junqueira, na estreia deste último no WEC, ficou com a 8ª posição a bordo do #42 da Greaves Motorsport.

James Calado, com a Ferrari 488 GTE #51 da AF Corse, foi o mais rápido da LMGTE-PRO, cravando 1’41″589, 0″333 abaixo do dinamarquês Nicki Thiim no Aston Martin #95. Richard Lietz ficou em terceiro com o único Porsche da divisão, seguido por Richie Stanaway no segundo Aston Martin. Os Ford GT EcoBoost não viraram abaixo de 1’43” e ficaram com os piores tempos do teste. E na LMGTE-AM, a melhor marca foi de Wolf Henzler no Porsche 991 RSR #78 da KCMG: 1’43″571, batendo Emmanuel Collard por 0″124 e Ben Barker por 0″194.

O Fox Sports 2 transmite AO VIVO e NA ÍNTEGRA as 6h do México, a partir das 15h30 de Brasília deste sábado. Narração de Sergio Lago, com os comentários do blogueiro que vos escreve e também do Felipe Motta. Desde já, fica o convite!

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