FIA WEC: anunciado o calendário para 2017

Cs-OFlwWAAA3ex7

RIO DE JANEIRO – A temporada 2017 do FIA World Endurance Championship já tem calendário definido. As datas foram anunciadas hoje pelos organizadores do certame, que mais uma vez terá nove etapas – nenhuma delas abaixo da linha do Equador. A única novidade de relativa relevância para a categoria é a mudança do local do Prólogo.

O teste coletivo, que desde o início do WEC aconteceu em Paul Ricard, passa a se realizar em Monza. A veloz pista italiana recebe as máquinas das quatro categorias para treinos marcados nos dias 24 e 25 de março.

Como já acontece desde 2013, a abertura será as 6h de Silverstone, com o mais do que tradicional Tourist Trophy, marcado para 16 de abril. A perna europeia do FIA WEC é a mesma também, com as 6h de Spa, as 24h de Le Mans – a joia da coroa do campeonato – e as 6h de Nürburgring.

A possibilidade de uma outra pista dos EUA adentrar o calendário ficou para depois: Austin e o Circuito das Américas estão mantidos para após das 6h do México. A corrida que estreou neste ano foi um sucesso, mas para o próximo ano, tem uma mudança: passa para o domingo ao invés de se realizar num sábado, feito a corrida estadunidense. Por fim, Ásia e Oriente Médio seguem com as mesmas pistas e o encerramento será novamente no Bahrein, em 18 de novembro.

Cabe lembrar que o calendário do FIA WEC ainda está sujeito à aprovação pelo Conselho Mundial da FIA. E há uma ressalva: a Fórmula E tem uma rodada dupla programada para Montreal, no Canadá, no mesmo fim de semana das 6h de Nürburgring.

Comentários

    • Não, Pedro. A única prova do WEC com essa duração foi as 12h de Sebring de 2012, quando o Mundial repartiu a pista com a American Le Mans Series.

  • Pelo jeito não evoluiu nada o conflito de datas entre WEC e FE. Isso vai dar um puta rolo, duvido que alguém dê o braço a torcer. Uma pena, visto a grande quantidade de pilotos compartilhados, certo é que alguns comportamentos não se limitam somente ao dirigentes de F1, mas do automobilismo em geral

    • Nem com a Fórmula 1, embora os horários não sejam coincidentes. Mas o GP da Europa no infame circuito de Baku será de novo no fim de semana da prova de Sarthe.

  • E o sonho de uma etapa por aqui novamente… ficou apenas numa boa lembrança. Acha que existe por aqui alguém com competência para reverter nossa situação perante aos organizadores do WEC?