IMSA: 40 carros na etapa do Texas

2015 TUDOR United Sportscar Championship Austin
Neste sábado, a IMSA Weather Tech SportsCar Championship volta com as suas quatro categorias na penúltima etapa do campeonato, no COTA

RIO DE JANEIRO – Penúltima etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a Lone Star Le Mans será disputada neste sábado no Circuito das Américas (COTA), em Austin – capital do Texas. A corrida de 2h40min de duração será decisiva para apontar os pilotos e equipes que irão disputar os títulos da temporada 2016 na Petit Le Mans, a última prova do campeonato.

Embora a lista da IMSA aponte 44 carros inscritos, serão quarenta os bólidos que estarão no seletivo circuito de 3,4 milhas de extensão. A previsão é de participação de oito protótipos da categoria principal, nove da Prototype Challenge e da GTLM, com 14 inscritos na GTD.

Lista de inscritos da Lone Star Le Mans AQUI

Ausente na rodada do VIR, que só teve os carros de Grã-Turismo, a classe Prototype tem uma disputa apertada entre as duplas da Action Express Racing. Neste momento, Christian Fittipaldi e João Barbosa, atuais bicampeões, somam 253 pontos – apenas um à frente de Eric Curran e Dane Cameron. Mas a dupla Jordan e Ricky Taylor não está morta: os pilotos da WTR têm 242 pontos e ainda esperam pela má sorte dos rivais para poder virar o jogo a favor deles.

Oswaldo Negri tem como objetivo conquistar a 2ª vitória da equipe Michael Shank Racing na temporada e assim superar o experiente belga Marc Goossens na classificação. O “Ganso” está apenas três pontos à frente do brasileiro, que mais uma vez correrá em dupla com John Pew.

Na PC, o panorama de momento aponta a dupla Renger Van der Zande/Alex Popow com vantagem de sete pontos (293 a 286) para Tom Kimber-Smith/Robert Alon. São as únicas duplas que podem aspirar o título da temporada: Misha Goikhberg/Stephen Simpson têm 33 pontos de defasagem e os atuais bicampeões Colin Braun/Jonathan Bennett não vão defender o cetro. A dupla da CORE Autosport ganhou duas vezes neste ano, mas o abandono em Daytona foi fatal para as pretensões do time.

Bruno Junqueira fará sua segunda prova no IWSC após o retorno na etapa de Road America: o piloto dividirá o carro #20 da BAR1 Motorsports junto a Matthew McMurry. A Starworks Motorsports volta com a inscrição do terceiro carro e Jose Gutierrez terá desta vez a companhia do colombiano Gustavo Yacamán.

Oliver Gavin/Tommy Milner chegam ao COTA com a liderança entre os pilotos da classe GTLM: a dupla da Corvette Racing soma 287 pontos e quatro vitórias, contra três de Richard Westbrook/Ryan Briscoe, que descontaram seis pontos em relação aos rivais após a prova do VIR e por isso estão sete atrás na batalha pelo campeonato. Era tudo o que a IMSA queria: uma disputa entre Corvette e Ford, marcas genuinamente made in USA, deixando Porsche e Ferrari no papel de coadjuvantes. Atual campeã com Patrick Pilet, a marca de Stuttgart só venceu uma vez, em Long Beach. A casa de Maranello, apesar do bom desempenho da 488 GTE, não foi ao topo do pódio na divisão principal de Grã-Turismo.

Em contrapartida, a 488 GT3 poderá fazer de Christina Nielsen e Alessandro Balzan os grandes campeões da GTD: a dupla da Scuderia Corsa tem 20 pontos de frente para Ben Keating/Jeroen Bleekemolen, que fazem no COTA e em Road Atlanta as últimas provas do modelo Dodge Viper GT3-R, que não fica no certame para 2017.

Como já é sabido, as inscrições do #11 da Change Racing, do #22 da Alex Job Racing/Weather Tech e do #540 da Black Swan Racing não se concretizarão para a prova do COTA. Em contrapartida, a TRG promove a volta do seu Vantage V12 GT3 às pistas, após sua última aparição no Mazda Raceway, em Laguna Seca. Por enquanto, John McCutcheon é o único piloto confirmado.

Assim como as 6h de Austin do WEC, a etapa da IMSA não terá transmissão dos canais Fox Sports por falta de espaço na grade de programação.

Comentários

  • Pois é, nem sempre dá, até porque essas provas do IMSA e até mesmo as do WEC coincidem exatamente com as da Nascar…e estamos no Chase a partir desta semana…no caso do IMSA, temos ainda opção de acompanhar pelo Live Streaming do site oficial da categoria, que é liberado.

    • Antes da Fox passar ao vivo aqui no Brasil, sempre acompanhei pelo site da IMSA as corridas. Alem dos locutores serem divertidos, tem as opções de cameras onboar de alguns carros.