Ligier JS P217: o primeiro carro no novo regulamento LMP2

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Construído dentro do novo regulamento da classe LMP2, o Ligier JS P217 é o primeiro carro oficialmente apresentado para o próximo ano. O lançamento aconteceu em Spa-Francorchamps nesta sexta-feira (Foto: DPPI/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – A sexta-feira em Spa-Francorchamps não foi apenas de anúncio de calendário para o próximo ano e de mudanças no regulamento da classe LMP2. Nem somente do primeiro treino livre para a penúltima etapa do European Le Mans Series. A Onroak Automotive lançou hoje no circuito belga o seu novo carro, já baseado dentro do novo regulamento técnico que entra em vigor na próxima temporada.

O Ligier JS P217 foi construído de acordo com as novas especificações técnicas que preveem carros mais estreitos – o Oreca 05, por exemplo, já tinha sido concebido com o objetivo de receber apenas o kit aerodinâmico desenvolvido para o novo Oreca 07, uma vez que o carro é 50 mm mais estreito que o atual Ligier JS P2, por exemplo. Cabe lembrar que o LMP2 construído pela Dallara já roda em testes – a Wayne Taylor Racing treinou em Putnam Park, mas o carro italiano ainda não foi oficialmente apresentado.

Os testes de desenvolvimento do novo protótipo foram efetuados por três pilotos. Olivier Pla, Julien Canal e o brasileiro Pipo Derani guiaram vários quilômetros com o chassi já dotado da nova unidade Gibson V8 4,2 litros com eletrônica Cosworth, rodando com três pneus diferentes – Continental, Michelin e Dunlop – no circuito francês de Magny-Cours. Antes do fim do ano, o novo carro também fará testes nos EUA.

Vários Ligier JS P217 já foram encomendados para o próximo ano: a Tequila Patrón ESM terá pelo menos dois chassis para o IMSA Weather Tech SportsCar Championship, onde equiparão os bólidos com o motor Nissan para a divisão DPi (Daytona Prototype International). No FIA WEC, a RGR Sport deve ser o time “oficioso” da Onroak, com previsão de ter dois carros em 2017. As equipes do ELMS que já anunciaram intenção de adquirir o novo chassis são a Panis-Barthez Compétition e a britânica Tockwith Motorsports. Outros clientes não estão descartados.

Comentários

  • Fica a expectativa se a Onroak irá conseguir dar resposta ao domínio dos Oreca em praticamente todos os certames de LMP2 este ano…sejam no mundial ou nos continentais…o conjunto ótico parece ter ficado mais bonito e harmonioso, e este era o “ponto fraco” esteticamente do Js P2, em minha opinião.

  • Que carro lindo!
    E como é bom saber que o Pipo Derani se firmou com autoridade nesse meio do Endurance, servindo como piloto de testes para um novo carro!