PWC rumo à decisão na Califórnia

_GB14950
Álvaro Parente chega a Laguna Seca com a liderança do Pirelli World Challenge e seu adversário será Patrick Long

RIO DE JANEIRO – Álvaro Parente ou Patrick Long: um destes dois será o campeão da temporada 2016 do Pirelli World Challenge, que se decide no próximo dia 9 no circuito californiano de Laguna Seca. Será um autêntico duelo ao sol entre o luso da K-PAX Racing e o estadunidense da Wright Motorsports. Ambos foram os principais protagonistas de um campeonato que chega absolutamente indefinido à última etapa – em que se adota o formato de única bateria com 50 minutos de duração.

Parente é quem tem a vantagem: o piloto de 31 anos (fará 32 no próximo dia 4) soma 1554 pontos, nove apenas à frente de Long. O representante de Thousand Oaks, que também é no estado da Califórnia, superou o problema que enfrentou no início do ano quando a EFFORT Racing se retirou do PWC e ele ficou sem carro – por pouco tempo, é verdade, já que encontrou uma nova escuderia que preparou o mesmo Porsche que estava em suas mãos para deixá-lo em condições de lutar pelo título.

O veteraníssimo Johnny O’Connell, que levou o título em 2015, está empatado com o companheiro de equipe Michael Cooper na 3ª posição da classificação. Os pilotos da Cadillac Racing vão se “pegar” pelo último lugar no pódio da tabela final do PWC. Ryan Eversley, da Real Time, tentará superar Bryan Heitkötter, da Nissan, pelo quinto lugar do campeonato.

Com todas as classes presentes em Laguna Seca, o total de inscritos chega a incríveis 120 carros. Na prova das classes GT/GTA/GT Cup serão trinta e um. A GTS vem com 23 inscritos e as divisões TC/TCA/TCB, que correm juntas, somam exatamente o dobro: quarenta e seis pilotos.

_GB15015
A Alex Job Racing é uma das várias escuderias que reforçam o grid da prova da SprintX em Laguna Seca

A novidade celebrada pelos organizadores é o ótimo grid para a prova da SprintX, que tem formato semelhante ao Blancpain Sprint Series: corridas de 60 minutos e provas em dupla. Com poucos carros nas provas de Mosport e Utah (menos de 10), ninguém esperava, mas aconteceu: vinte carros estão garantidos na prova de Laguna Seca. Serão nove bólidos inscritos na GT, oito da GTS e os três restantes da GT Cup. Um deles terá a bordo o brasileiro Enrique Bernoldi, que dividirá um Lamborghini Huracán Super Trofeo da DXDT Racing com Jeff Burton – não, não é aquele da Nascar, leitores. Kuno Wittmer, na divisão Pro e Michael Mills, na Sportsman, são os líderes do novo campeonato do PWC.

Comentários