Sekiguchi vence mais uma e se isola na ponta da Super Formula

r001
Yuhi Sekiguchi venceu sem oposição em Sugo e chega à última rodada dupla do campeonato com a liderança da classificação da Super Formula

RIO DE JANEIRO – Companheiro de equipe do brasileiro João Paulo de Oliveira, o japonês Yuhi Sekiguchi é o novo líder da Super Formula japonesa, restando agora duas corridas para o término da temporada. O piloto do carro #20 venceu no domingo a 7ª prova disputada no circuito Sugo Sportsland, com direito à pole position e vantagem de quase 15 segundos para o surpreendente Daisuke Nakajima, que alcançou seu melhor resultado na categoria.

Com um ótimo ritmo de corrida, Sekiguchi não foi incomodado em nenhum momento. Nem mesmo quando o Safety Car entrou na pista por volta da 49ª passagem, justamente em razão de um acidente com o carro do seu próprio companheiro de equipe, o brasileiro João Paulo de Oliveira, que vinha num sólido 3º lugar após largar de sexto. Na relargada, Sekiguchi manteve a ponta e mostrou toda sua superioridade ao abrir dois segundos por volta para Nakajima. O suficiente para assegurar a segunda vitória do piloto na competição.

Andre Lotterer herdou a 3ª posição quando JP de Oliveira abandonou, mas uma saída de pista o fez perder posições, primeiro para Kazuki Nakajima e depois para Tomoki Nojiri. Os dois japoneses duelaram renhidamente pelo pódio e Nojiri, com o Dallara Honda da Dandelion, levou a melhor sobre o rival da Tom’s por menos de meio segundo. O alemão, companheiro de equipe de Nakajima, chegou em quinto, logo à frente de Stoffel Vandoorne, que vencera pela primeira vez na Super Formula durante a rodada passada em Okayama. Takashi Kogure e James Rossiter fecharam o grupo dos oito que pontuaram.

Para Yuji Kunimoto, que chegou a Sugo como líder do campeonato, a corrida foi um desastre: o piloto largou da penúltima fila do grid e, sem ritmo nenhum durante a disputa, acabou num apagado 15º lugar. Assim, Sekiguchi soma 28 pontos e ocupa a ponta da tabela, com 4,5 pontos de vantagem para o compatriota e seis de avanço sobre Andre Lotterer.

A etapa final em Suzuka será realizada em rodada dupla, com oito pontos atribuídos ao vencedor de cada uma das corridas. Com 18 pontos em jogo – incluindo o ponto extra de cada pole – até o João Paulo de Oliveira, que soma 12,5 pontos e está em 8º na classificação reúne chances – embora retóricas, é verdade – de se consagrar campeão da Super Formula em 2016.

Resultado da etapa de Sugo:

1 – Yuhi Sekiguchi (Dallara-Toyota) – Impul – 68 voltas em 1.22’26”480
2 – Daisuke Nakajima (Dallara-Honda) – Nakajima – 14”278
3 – Tomoki Nojiri (Dallara-Honda) – Dandelion – 18”885
4 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 19”331
5 – Andre Lotterer (Dallara-Toyota) – Tom’s – 20”255
6 – Stoffel Vandorne (Dallara-Honda) – Dandelion – 23”101
7 – Takashi Kogure (Dallara-Honda) – Drago – 23”990
8 – James Rossiter (Dallara-Toyota) – Kondo – 27”401
9 – Bertrand Baguette (Dallara-Honda) – Nakajima – 28”182
10 – William Buller (Dallara-Toyota) – Kondo – 38”001

Classificação do campeonato:

1. Yuhi Sekiguchi – 28 pontos
2. Yuji Kunimoto – 23,5
3. Andre Lotterer – 22
4. Kazuki Nakajima – 20
5. Hiroaki Ishiura e Stoffel Vandoorne – 19
7. Naoki Yamamoto – 15,5
8. João Paulo de Oliveira – 12,5
9. Tomoki Nojiri e James Rossiter – 12
11. Koudai Tsukakoshi – 11
12. Daisuke Nakajima – 10,5
13. Takashi Kogure – 7
14. Narain Kartikheyan – 5
15. Takuya Izawa – 3,5
16. Bertrand Baguette – 1

Comentários

  • Seria muito legal se a Honda colocasse o Jenson Button para andar de Super Formula e também de Super GT, como o mesmo ja declarou em algumas entrevistas, como uma das probabilidades para o ano que vem.