6h de Fuji, treino livre #1: Audi e Toyota saltam na frente

CusvSulUEAEvYIn
Aos pés do Monte Fuji: Andre Lotterer foi o piloto mais rápido com o Audi #7 nos primeiros treinos livres para a 7ª etapa do Mundial de Endurance

RIO DE JANEIRO – Começaram os primeiros treinos livres para as 6h de Fuji, 7ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance. E quem se saiu melhor no primeiro contato dos carros do WEC com a pista japonesa foi a Audi: o R18 e-tron quattro #7 da trinca Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer saiu em vantagem contra as rivais Toyota – que corre em casa – e Porsche, atual campeã mundial.

O melhor tempo do primeiro treino com duração de 1h30 na manhã de sexta (fim da noite de quinta no Brasil) foi de 1’25″030. Esse tempo deve baixar bastante à medida que a pista ganhar aderência e emborrachamento. Cabe lembrar que a média da pole position para a prova do ano passado ficou em 1’22″763 e o tempo do primeiro treino livre ano passado foi meio segundo mais rápido.

O Toyota #6 mostrou que a marca local vai para jogo: o bólido de Stéphane Sarrazin/Mike Conway/Kamui Kobayashi andou bem e ficou a 0″526 do Audi – o que, convenhamos, não é vergonha alguma. O Audi #8 que tem entre seus tripulantes o brasileiro Lucas Di Grassi obteve o 3º melhor tempo, seguido do outro TS050 Hybrid: num esforço final de Sébastien Buemi, o carro #5 ficou com a quarta marca da sessão.

A Porsche teve um treino complicado: o #2 de Romain Dumas/Marc Lieb/Neel Jani enfrentou um vazamento de óleo e o carro completou apenas 18 voltas – o outro carro do time germânico deu 44. Mesmo assim, o #2 ficou à frente do irmão gêmeo dos campeões mundiais Mark Webber/Timo Bernhard/Brendon Hartley.

Entre os LMP1 independentes, nada surpreendente a Rebellion à frente da ByKolles: o carro #13 ficou com o 7º tempo geral, virando em 1’30″917 contra 1’31″549 dos adversários.

Em seu retorno ao WEC, Will Stevens – substituto de René Rast na G-Drive Racing – foi o piloto mais rápido no primeiro treino entre os LMP2. O britânico marcou 1’33″204, contra 1’33″475 do #31 da equipe Tequila Patrón ESM. A Strakka, que só terá Lewis Williamson e Jonny Kane a bordo durante o fim de semana, em virtude do piloto e patrão Nick Leventis ter ficado doente às vésperas do fim de semana, ficou em 3º com seu protótipo Gibson 015S.

Bruno Senna e seus parceiros Ricardo González e Filipe Albuquerque marcaram o 4º tempo – 1’33″527, enquanto os rivais da Signatech Alpine, que lideram o campeonato, ficaram apenas em nono neste primeiro treino. A destacar o bom desempenho da turma nova da ESM Racing – no Twitter, o pessoal da conta da Tequila Patrón fez questão de ressalvar que é uma equipe “diferente”: no carro #30 agora pintado de amarelo e vermelho, as cores da cadeia de fast-food KFC, a trinca Sean Gelael/Antonio Giovinazzi/Giedo Van der Garde ficou em 7º lugar, marcando 1’34″250. Pelo pouco conhecimento do carro, até que se saíram bastante bem.

Na classe LMGTE-PRO, o britânico Harry Tincknell ditou o ritmo a bordo do Ford EcoBoost #67 da Chip Ganassi Racing. Com a marca de 1’39″216, ele desbancou da primeira posição o Porsche 991 RSR #77 da Dempsey Racing-Proton, que vinha com o melhor tempo em grande parte da sessão. A realçar que este carro recebeu, de acordo com a tabela de equalização para as 6h de Fuji, uma “dieta” de 20 kg no peso mínimo.

A Ferrari #51 da AF Corse conduzida por James Calado/Gianmaria Bruni ficou com o 3º tempo e o Ford EcoBoost #66 foi o quarto. Como era de se esperar, o BoP começou a castigar os Aston Martin, que vêm de ótimas performances nas últimas corridas e os dois carros do time britânico fecharam a raia na classe durante o primeiro treino livre.

A única Ferrari F458 Italia do grid fez o melhor tempo na LMGTE-AM: 1’40″775 para a trinca Rui Águas/François Perrodo/Emmanuel Collard. Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Mathias Lauda cravaram a segunda posição com o Aston Martin #98 e o Corvette #50 da Larbre Competition fechou os três mais rápidos da sessão.

Os carros e pilotos do WEC voltam à pista de Fuji ainda hoje para o segundo treino livre, com início previsto para 3h30 pelo horário de Brasília.

Comentários