6h de Fuji, treino livre #2: Webber coloca Porsche na frente

CAR#1 / PORSCHE TEAM / DEU / Porsche 919 Hybrid / Hybrid  - WEC 6 Hours of Fuji - Fuji Speedway - Oyama - Japan
Graças a Mark Webber, o Porsche #1 foi o carro mais rápido nos treinos de sexta para as 6h de Fuji (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Mark Webber deixou de lado o anúncio de sua aposentadoria das pistas ao fim do Campeonato Mundial de Endurance e fez o que tinha de fazer no 2º treino livre para as 6h de Fuji, que se disputam neste domingo no Japão. Sentou a bota no Porsche 919 Hybrid #1 e fez o melhor tempo do dia na sexta-feira do outro lado do mundo, madrugada brasileira. O “aussie” marcou 1’24″074, praticamente nove décimos abaixo do Audi #8 de Oliver Jarvis, que ficou com a segunda posição.

O outro R18 e-tron quattro bateu: Andre Lotterer tentava passar pelo tráfego de carros mais lentos, quando perdeu o controle do protótipo e bateu forte no muro. A direção de prova deu bandeira vermelha e interrompeu as atividades de pista, enquanto a barreira de proteção era consertada e o carro, conduzido aos boxes. Apesar do contato, o alemão fez o 3º melhor tempo, com 1’25” cravados.

Após problemas de vazamento de óleo na primeira sessão, o Porsche #2 teve um treino bem menos atribulado e ficou em quarto, batendo os dois Toyota TS050 Hybrid. Entre os LMP1 independentes, o Rebellion R-One conduzido por Mathéo Tuscher foi quase um segundo mais rápido que o bólido da ByKolles com Pierre Kaffer ao volante.

CAR#43 / RGR SPORT BY MORAND / MEX / Ligier JS P2 - Nissan  - WEC 6 Hours of Fuji - Fuji Speedway - Oyama - Japan
Filipe Albuquerque foi o mais rápido do dia entre os pilotos da divisão LMP2 no Ligier JS P2 Nissan da RGR Sport by Morand

Na LMP2, o português Filipe Albuquerque nadou de braçada com o #43 da RGR Sport by Morand, equipe do brasileiro Bruno Senna. Fez 1’31″909 contra 1’32″742 do britânico Alex Brundle a bordo do #26 da G-Drive Racing. Richard Bradley ficou a apenas cinco milésimos do tempo do compatriota, com o #44 da Manor. Lewis Williamson foi o quarto mais veloz do dia na categoria e Sean Gelael o quinto. Líder do campeonato, a Signatech-Alpine ficou somente em 7º lugar – graças a Gustavo Menezes.

A Tequila Patrón ESM melhorou pouco o rendimento do carro em relação ao primeiro treino, em que Ryan Dalziel foi o mais rápido do #31. O escocês marcou 1’33″393 à tarde, quase meio segundo abaixo da marca de Pipo Derani, que pela manhã virara 1’33″514.

2016-6-Heures-de-Fuji-Adrenal-Media-OX0A3551_hd
A Ford liderou entre os LMGTE-PRO com Stefan Mücke (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

A Ford voltou a cravar o melhor tempo na LMGTE-PRO: Stefan Mücke foi o melhor do segundo treino a bordo do #66, em 1’38″743. Seu tempo foi 0″192 melhor que o de Gianmaria Bruni com a Ferrari 488 GTE #51 da AF Corse, seguido do outro carro do time de Amato Ferrari, com Davide Rigon a bordo. Mais rápido na sessão matinal, o #67 melhorou apenas alguns milésimos de segundo com Harry Tincknell. Michael Christensen, no Porsche da Dempsey-Proton, fechou o top 5.

Entre os LMGTE-AM, o português Pedro Lamy não teve obstáculos para marcar o melhor tempo da sessão e da sexta-feira – 1’40″112, quase três décimos à frente do Corvette da Larbre conduzido por Ricky Taylor. Patrick Long levou o Porsche #88 ao terceiro lugar, com Emmanuel Collard em quarto e Joël Camathias completando o grupo dos cinco mais rápidos.

Os pilotos voltam à pista de Fuji para os últimos treinos de sábado (noite de sexta-feira por aqui): às 22h de Brasília será realizado o 3º e último treino livre. A definição do grid está marcada para 2h da manhã com as classes LMGTE primeiro na pista e depois os protótipos LMP. As 6h de Fuji começam às 23h de Brasília no sábado – lembrando que, por conta do início do horário de verão em alguns estados, a partir da meia-noite os relógios serão adiantados em uma hora. O Fox Sports não transmitirá a corrida ao vivo, exibindo highlights ao longo da próxima semana.

Comentários