Decisão acertada

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Acabou o milho, acabou a pipoca: pilotos da Sprint Cup agora não podem disputar mais de 10 corridas na Xfinity Series e sete na Camping World Truck Series

RIO DE JANEIRO – Em 2017, os pilotos da Sprint Cup terão participação limitada nas séries de acesso da Nascar – algo que já era alvo de discussão e debate há algumas temporadas, a partir do momento em que se definiu a participação dos competidores em uma única categoria com direito a pontos. Tornou-se lugar comum ver os inelegíveis da Sprint Cup dando pau nos pilotos de Xfinity Series e Camping World Truck Series a seu bel-prazer, o que terá sido o principal fator para Kyle Busch alcançar um total de 169 vitórias na carreira. À frente dele nas estatísticas de todos os tempos, só Richard “The King” Petty – que venceu 200, só na divisão principal.

A festa acaba – em parte – na próxima temporada. Pilotos da classe principal passam a ter a participação limitada ao máximo de 10 corridas na Xfinity Series e sete na Truck. Além disso, qualquer piloto com mais de cinco temporadas integrais na Sprint Cup está terminantemente proibido de tomar parte nas últimas oito corridas em cada uma das séries menores, bem como de participar das corridas “Dash 4Cash” da Xfinity Series, que oferecem ótimos prêmios em dinheiro aos vencedores. Assim como já acontecerá neste ano, ninguém da Sprint Cup pode disputar a última corrida da Xfinity e da Truck em Homestead-Miami – o que não necessariamente implica na regra das últimas oito provas, uma vez que a divisão principal tem uma soma de pilotos estreantes ou com menos de quatro temporadas no currículo.

É uma medida positiva, mas resta saber o quanto a Nascar irá ajudar aos times das categorias menores. A Truck Series, com sua nova geração de pilotos, já demonstrou ter brilho próprio e algumas de suas corridas são, por vezes, mais disputadas e interessantes do que as de Xfinity e Sprint Cup – e isso não é mentira. Cabe a quem gerencia o show buscar alternativas de fortalecimento para equipes de menor investimento – que na Xfinity Series sempre padeceram com a absoluta falta de oportunidades.

Não que isso vá mudar a cotação do dólar: Penske e Joe Gibbs, por exemplo, podem inscrever seus carros para as 33 corridas da Xfinity Series normalmente e seguir dominando a categoria como vêm fazendo nos últimos anos. Mas saber que um Kyle Busch, um Joey Logano e um Brad Keselowski, por exemplo, só disputarão 10 corridas das 25 primeiras do ano na divisão intermediária, é algo que pode ser positivo para quem mira a Xfinity como opção para subir à Sprint Cup em 2018.

Comentários

  • Com esta medida Rodrigo, podem diminuir o investimento de patrocinadores na Xfinity, já que seus pilotos mais veteranos não podem correr?

  • Chega a ser irritante para quem é mero espectador como eu, o domínio absoluto que os pilotos da Sprint estabelecem quando de suas participações nestas categorias. Bom saber dessa limitação. Como você disse, cabe a quem gerencia o show encontrar formas de fortalecer as equipes para que consigam trazer novos talentos para as categorias.