IMSA Weather Tech SportsCar Championship – Silly Season, parte III

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A classe GTD deve seguir como a mais numerosa em 2017, na temporada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO – Após a pincelada no panorama atual e futuro de pilotos e equipes que devem participar do IMSA Weather Tech SportsCar Championship nas divisões Prototype e GTLM, o blog volta com a terceira parte da Silly Season, agora com a classe que deve ter o maior número de carros inscritos durante toda a temporada – a divisão GT Daytona (GTD).

Com base no regulamento GT3, a IMSA tinha certeza que a GTD seria uma das divisões mais populares e disputadas. Mas as seguidas polêmicas dos boletins de performance divulgados prova a prova afastaram pilotos e equipes ao longo do ano. Mas mesmo assim a classe deve ter muitas novidades. A estreia – finalmente – da Lexus (leia-se Toyota) é uma delas, assim como a Honda dando suporte oficial de fábrica ao projeto do novo Acura NSX GT-3 e a possível participação da Mercedes-Benz com um razoável número de carros.

O panorama é animador. É só os responsáveis pela categoria não cismarem de estragar o espetáculo que um grande ano se avizinha ao horizonte para a divisão.

Vamos ao cenário atual de pilotos e equipes:

Michael Shank Racing (2 carros)

A tradicional equipe de Ohio, que participou de provas de protótipos durante toda a sua trajetória de 250 corridas, ora na Rolex SportsCar Series, ora na IMSA Weather Tech SportsCar Championship, experimenta um mundo novo em 2017. Com a parceria desenvolvida através dos últimos anos com a Honda, surgiu a possibilidade da MSR representar a fábrica japonesa no IWSC, uma vez que os nipônicos desenvolveram o mais novo Grã-Turismo do pedaço – o Acura NSX GT3. O programa será oficialmente apresentado no SEMA Show de Las Vegas, que acontece a partir da próxima semana. De acordo com os relatos, tudo indica que Ozz Negri tomará parte deste projeto. O diletante John Pew, parceiro constante do brasileiro nos últimos anos, está fora. Fala-se em Mark Wilkins e também em Katherine Legge e Andy Lally. Aguardemos.

Carro: Acura NSX GT3
Motor: Honda 3,5 litros V6 biturbo
Pilotos: a definir

3GT Racing (2 carros)

Paul Gentilozzi transmutou mais uma vez o nome de sua escuderia. De RSR para F Performance Racing, mas esta última nem viu a luz do dia. Agora, o time vira 3GT Racing e finalmente o aguardado Lexus RC-F deve fazer sua estreia na classe GT Daytona em 2017. A equipe sediada em Michigan já recebeu o primeiro dos seus dois chassis e os únicos pilotos até agora confirmados são Scott Pruett e Sage Karam. Oportunamente devem ser confirmados os outros nomes a guiar o 2º carro e os pilotos convidados para as 24h de Daytona e 12h de Sebring.

Carro: Lexus RC-F GT3
Motor: Toyota 5 litros V8
Pilotos: Sage Karam/Scott Pruett e a definir

Stevenson Motorsports (2 carros)

Eis uma equipe que não deve trazer muitas novidades em relação ao último ano. O time de Jacksonville, comandado por Michael Hoffmann, segue como cliente do programa Audi Sport Customer Racing em 2017 e as duplas de pilotos devem também ser mantidas.

Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Pilotos: Robin Liddell/Andrew Davis (a confirmar) e Lawson Aschenbach/Matt Bell (a confirmar)

CORE Autosports (1 carro)

Dominante na classe Prototype Challenge tanto na extinta American Le Mans Series como na IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a CORE Autosport volta a investir num projeto de Grã-Turismo. E com a consequente desvalorização e posterior extinção da divisão PC em fins de 2017, em detrimento dos LMP3, Jonathan Bennett já confirmou a passagem para a GTD com um Porsche 911 GT3-R que deverá ser confiado a ele e a Colin Braun durante toda a temporada. Até aqui, é a única equipe confirmada com um carro do construtor de Weissach para 2017.

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: Jonathan Bennett/Colin Braun

Paul Miller Racing (1 carro)

O anúncio não é formal ou oficial, mas a Paul Miller Racing deve seguir seu programa na GTD em 2017 com o Lamborghini Huracán, que neste ano conheceu sua primeira vitória na classe graças à dupla Madison Snow/Bryan Sellers.

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Pilotos: a definir

Dream Racing (1 carro)

A equipe do antigo piloto Enrico Bertaggia deve disputar a temporada completa da GTD no próximo ano, após aparições esporádicas no último campeonato. Com sede em Las Vegas, o time anglo-italiano pode ter um lineup de pilotos parecido com o da maioria das corridas, onde Luca Persiani, Lawrence DeGeorge e Cédric Sbirrazzuoli estiveram presentes na maior parte das etapas.

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Pilotos: a definir

Change Racing (1 ou 2 carros)

Robbie Benton deve tentar novamente materializar um programa de GTD com dois carros a tempo inteiro em 2017. Acabou trabalhando nesse esquema apenas nas 12h de Sebring e depois Townsend Bell e Bill Sweedler, que assumiram o carro após a desistência da O’Gara Motorsport, pularam fora. No momento, dos pilotos que competiram na última temporada, apenas Corey Lewis parece inclinado a ficar. Spencer Pumpelly tenta outras oportunidades.

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Pilotos: a definir

Scuderia Corsa (1 ou 2 carros)

Campeã da série nas duas últimas temporadas da IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a organização capitaneada por Giacomo Mattioli deve dar sequência à parceria que faz do time de Beverly Hills o único com o modelo Ferrari 488 GT3 na divisão GTD. Persiste a esperança de manter a dupla campeã de 2016, formada por Alessandro Balzan e Christina Nielsen, mas principalmente o sonho de materializar um programa com dois carros, desde que haja o orçamento necessário para cumprir a empreitada.

Carro: Ferrari 488 GT3
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 biturbo
Pilotos: Christina Nielsen/Alessandro Balzan e a definir

Park Place Motorsports (1 carro)

Ainda não há nada confirmado, mas Patrick Lindsey deve manter o esquema de sua equipe na classe GTD em 2017 com um Porsche 911 GT3-R. Um anúncio formal dos planos do time deve ocorrer por volta do mês de dezembro.

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: a definir

Riley Motorsports (2 ou 3 carros)

Ben Keating deve mesmo desistir da ideia de um programa na classe Prototype e permanecer na GTD, onde os custos são menores e ele já tem a expertise de carros do gênero. Com o fim dos Dodge como modelos homologados pela IMSA, a Riley Motorsports pode ser a cabeça de ponte da entrada da Mercedes na série estadunidense de Endurance com o novo AMG GT3. Keating formaria uma das duplas com Jeroen Bleekemolen e a equipe pode fechar um esquema com dois carros ou até mesmo incluir um terceiro bólido. Cooper MacNeil, através da Weather Tech, copatrocinadora da série, está inclinado a fazer um acordo de parceria e ter um dos carros para si, junto a um piloto indicado pela fábrica de Stuttgart.

Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-Benz M178 4 litros V8 biturbo
Pilotos: a definir

TRG (1 carro – ?)

Tudo indica que Kevin Buckler e a TRG devem voltar em 2017, mas há a chance de ser com outro construtor, muito embora a Aston Martin Racing siga na pauta para entregar o V12 Vantage GT3 para mais uma temporada. O dono da equipe está em conversações com Mercedes-Benz e Lamborghini, por exemplo, além de uma quarta opção ainda não revelada. Vamos esperar…

Carro: a definir
Motor: a definir
Pilotos: a definir (?)

Turner Motorsport (2 carros – ?)

As constantes controvérsias da GTD podem fazer mais uma vítima entre as equipes: a Turner Motorsport não parece muito satisfeita com os boletins de performance da IMSA e pode cair fora da série. Não só isso assusta: os custos também e os pilotos diletantes Michael Marsal e Bret Curtis consideram outras opções que doam menos no bolso, já que os dois bancaram toda a temporada do time com a nova BMW M6 GTD. Caso permaneçam (Curtis e Marsal, evidentemente), a equipe deve trazer caras novas. Do contrário, consideram mais viável migrar para o Pirelli World Challenge.

Carro: BMW M6 GTD
Motor: BMW 4,4 litros V8 turbo
Pilotos: a definir (?)

Alex Job Racing (1 ou 2 carros – ?)

Outra equipe que pode não disputar a temporada 2017 da GT Daytona é a Alex Job Racing. O futuro do time parece incerto pois a The Heart of Racing, que patrocinou o carro #23 nos últimos anos, retirou considerável apoio financeiro da equipe sediada na Flórida. Não obstante, Cooper MacNeil e a Weather Tech podem se bandear para outra escuderia. Por enquanto, tampouco se sabe se o time corre no IWSC ou no Pirelli World Challenge, como plano B.

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: a definir (?)

Black Swan Racing (1 carro – ?)

Tim Pappas é mais um que não definiu o futuro de sua escuderia para 2017. Ele começou o ano na classe GTD da IMSA – inclusive foi um dos primeiros a confirmar participação para 2016, isso no ano passado – mas acabou o ano no Pirelli World Challenge. Confirmação oficial do que será feito? Longe de acontecer, por enquanto…

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: a definir (?)

Magnus Racing (1 carro -?)

Eis aqui mais uma equipe que pode não voltar em 2017, por conta das querelas com a IMSA que incluíram penalizações e insatisfações com o BoP da classe. John Potter parece inclinado a não participar do IWSC na classe GT Daytona e também pode migrar para o Pirelli World Challenge. Para piorar, o parceiro Andy Lally está com um pé e meio no programa da Honda na Michael Shank Racing.

Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi V10 5,2 litros
Pilotos: a definir (?)

Alegra Motorsports (1 carro – Daytona?)

Participante da última edição das 12h de Sebring com um protótipo BMW Riley DP, a Alegra Motorsports tinha planos de alinhar um Porsche 911 GT3-R nas 24h de Daytona. Três dos pilotos já estariam definidos: Daniel Morad, Jesse Lazare e Michael de Quesada. Resta saber se os planos não foram por água abaixo…

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: Jesse Lazare/Daniel Morad/Michael de Quesada (?)

WRT Racing (1 carro – Daytona)

Campeã das 24h de Spa-Francorchamps e das 24h de Nürburgring em sua vitoriosa trajetória nas provas de longa duração dos Grã-Turismo pela Europa, a equipe de Bas Leinders e Yves Weerts pode concretizar a participação nas 24h de Daytona com pelo menos um carro, em que o campeão do Blancpain Sprint Series Enzo Ide estaria presente. A participação dos belgas carece de confirmação.

Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Pilotos: a definir

Grässer Racing Team (2 carros – Daytona)

A equipe austríaca Grässer Racing Team tem interesse em participar das 24h de Daytona desde a assistência prestada para a Change Racing na prova inaugural deste ano. Göttfried Grässer tem boas chances de levar seus dois Lamborghini Huracán para disputar a corrida que abre a temporada 2017 do IWSC.

Carro: Lamborghini Huracán
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Pilotos: a definir

HTP Motorsport (1 carro – Daytona)

Paul Dalla Lana e seus parceiros de Aston Martin – Mathias Lauda e Pedro Lamy – podem até disputar as 24h de Daytona com um Mercedes-AMG GT3 assistido pela HTP Motorsport, caso o acordo para alinhar pelo menos um Aston Martin Vantage V8 GTE na GTLM não se concretize.

Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-Benz MP178 4 litros V8 turbo
Pilotos: a definir

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