IMSA Weather Tech SportsCar Championship – Silly Season, parte IV

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Morte lenta: poucos carros na previsão de inscritos da Prototype Challenge na temporada de encerramento da divisão no IMSA Weather Tech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO – Após a análise do que podemos ter pela frente nas classes Prototype, GT Le Mans e GT Daytona do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, vamos ao panorama da divisão que terá em 2017 sua última temporada – a Prototype Challenge.

Os protótipos Oreca FLM09 herdados da extinta American Le Mans Series finalmente serão substituídos, após quase 10 temporadas nas pistas, pelos protótipos LMP3 – mais modernos e que vão alinhar em provas de tiro curto, fora do calendário do IWSC. Em seu último ano, a divisão PC terá também menos corridas, face o desinteresse dos times. No primeiro ano, o grid foi bastante razoável, mas nos últimos dois campeonatos, o número de participantes diminuiu. Não obstante, os custos subiram com a adoção de controle de tração para os carros e motores mais leves e ligeiramente mais potentes.

Após dominar acategoria nos últimos anos tanto na American Le Mans Series quanto no IMSA Weather Tech SportsCar Championship, exceto em 2016, a CORE Autosport será a ausência mais sentida na próxima temporada. Jonathan Bennett optou por um programa de GT Daytona. E a PR1/Mathiasen Motorsports, que levou o troféu da Tequila Patrón North American Endurance Cup, também não regressa para 2017, optando por um projeto mais ambicioso na turma de cima, com um Ligier JS P217 Gibson LMP2. Mas no último ano da divisão, ainda haverá quem lute pelo último troféu de campeão da Prototype Challenge no próximo ano.

Veja a situação:

Starworks Motorsport (1 ou 2 carros)

A equipe de Peter Baron pretende defender o título conquistado este ano por Renger Van der Zande/Alex Popow, com pelo menos um carro garantido na classe em 2017. Potencialmente, poderão ter dois, desde que os planos de alinhar um segundo protótipo Riley MK30 Gibson LMP2 não se concretizem por falta de fundos. Alguns dos pilotos vistos na temporada recém-encerrada têm chance de voltar no próximo ano.

Carro: Oreca FLM09
Motor: Chevrolet LS7 6,3 litros V8
Pilotos: a definir

Performance Tech (1 carro)

Brent O’Neill regressa com sua escuderia para a última temporada da Prototype Challenge, com sua inscrição já tradicional de um único carro. James French foi anunciado e confirmado como o único piloto full time para 2017, até agora.

Carro: Oreca FLM09
Motor: Chevrolet LS7 6,3 litros V8
Pilotos: James French/a definir

JDC/Miller Motorsports (1 carro)

A JDC/Miller Motorsports seguirá os mesmos planos da Starworks e terá também um carro na Prototype Challenge, além do confirmado Oreca 07 Gibson LMP2 na divisão principal. A equipe deve contar com os mesmos pilotos do último ano: Stephen Simpson, Chris Miller e Misha Goikhberg – muito embora um desses nomes possa ter a graduação para competir na turma de cima no próximo ano.

Carro: Oreca FLM09
Motor: Chevrolet LS7 6,3 litros V8
Pilotos: a definir

BAR1 Motorsports (1 ou 2 carros)

A equipe de Brian Alder também deve retornar em 2017 para a última temporada da Prototype Challenge. Pelo menos um bólido está confirmado para a temporada completa e o time garante poder ter condição de alinhar dois protótipos na abertura da temporada, nas 24h de Daytona. Não há pilotos sequer cogitados. O time não poderá contar com Johnny Mowlem, que se retirou das pistas. Bruno Junqueira colaborou em algumas corridas neste ano, mas não sei se Brian Alder tem planos para ele.

Carro: Oreca FLM09
Motor: Chevrolet LS7 6,3 litros V8
Pilotos: a definir

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