WRC: Citroën define pilotos e Neuville segue na Hyundai

2016011277__NEUVILLE
Mais dois anos: Thierry Neuville renovou e fica na Hyundai até 2018 no WRC

RIO DE JANEIRO – A temporada 2017 do Mundial de Rali começa a desenhar seu panorama de pilotos e navegadores inscritos para o próximo campeonato. Como o Mundial do próximo ano dá a largada já em janeiro com a disputa do Rali de Monte Carlo, é necessário que tudo esteja definido até, no máximo, o mês de novembro. E as vagas vão rareando à medida que os times definem seus esquemas.

A Hyundai, que renovara com Dani Sordo e Hayden Paddon, segurou Thierry Neuville por mais duas temporadas: o belga renovou com o construtor sul-coreano até 2018, dando um ponto final em qualquer possibilidade do piloto mudar de escuderia – e as opções eram voltar à M-Sport Ford, assumir um dos lugares na Citroën ou então encarar o desafio de pilotar o novo Toyota Yaris. É provável que o holandês Kevin Abbring, responsável pelos testes e desenvolvimento, alterne participações com um quarto carro da marca ou então o i20 construído dentro do regulamento R5 para o WRC2.

Os franceses também bateram o martelo: além de Kris Meeke/Paul Nagle, que já estavam confirmados desde o início do projeto, a equipe chefiada por Yves Matton terá a bordo Stéphane Lefevbre/Garbin Moreau e também Craig Breen/Scott Martin. Esta última dupla agarrou com unhas e dentes a oportunidade para mostrar serviço no WRC e os dois não a desperdiçaram. Eventualmente, será inscrito um quarto carro para Khalid Al Qassimi/Chris Patterson.

A expectativa é de haver pelo menos 16 carros oficiais de fábrica previamente inscritos dentro do novo regulamento do WRC. Faltam, agora, seis vagas a ser preenchidas: a Toyota não definiu seus três pilotos, bem como a equipe Drive DMack, vinculada à M-Sport, que amplia seu esquema de um para dois carros. Eric Camilli é o único piloto que está garantido como piloto da Ford para 2017.

Na Volkswagen, todos ficam onde estão e a dúvida é: haverá inversão de pilotos nas equipes Volkswagen e Volkswagen II? Será que Sven Smeets irá tratar da questão de acordo com o desempenho deste campeonato que está em curso?

A ver.

Comentários