As primeiras imagens do “novo” 911 GTE

911RSR-Front
Em breve, nas pistas mundo afora: o Porsche 991 GTE é finalmente apresentado: carro continua com o mesmo motor 4 litros flat, mas com posição mais centralizada para melhorar o equilíbrio do conjunto

 

RIO DE JANEIRO – A aparência é praticamente a mesma desde que o Porsche 911 foi lançado há 52 anos, em 1963. Mas o conceito é bastante diferente: pela primeira vez, um 911 (991) de competição tem motor central-traseiro, abandonando a característica que remonta ao bom e velho Fusca, do motor montado atrás do eixo traseiro. As primeiras imagens do “novo” Porsche 911 GTE foram finalmente apresentadas à imprensa. E também está desfeito o mistério: o carro não terá motor turbo – desapontando muita gente que apostou que a casa de Weissach seguiria o mesmo exemplo de Ford, Ferrari e BMW.

O desenvolvimento do carro começou em março e até agora o 911 GTE rodou aproximadamente 34 mil km em testes. Dr. Frank Stefan Walliser, da Porsche Motorsport, confirmou que a opção pelo motor aspirado flat de 6 cilindros, deslocando 4 litros de capacidade cúbica, foi tomada há um ano atrás. “Tudo se resolveu num encontro no Bahrein com Oliver Blume (CEO da Porsche)”.

“Com o motor aspirado, tivemos mais liberdade no conceito do novo carro, incluindo a distribuição de peso”, confirmou Walliser. “As regras atuais da classe LMGTE simplesmente nos obrigaram a otimizar a posição do motor, que agora está posicionado antes do eixo traseiro”, disse.

582ca6b10e314
O 991 GTE construído dentro das novas especificações vai disputar um total de 19 corridas na próxima temporada

Campeã do FIA WEC na classe LMGTE-PRO com Richard Lietz e na GTLM do IMSA Weather Tech SportsCar Championship com Patrick Pilet, tudo em 2015, a Porsche teve um ano particularmente difícil não só nos EUA como no Mundial de Endurance. Com os investimentos concentrados no desenvolvimento do novo carro, os alemães pouco tiveram a comemorar. Mas as coisas prometem ser bem diferentes no ano que vem.

A estreia da versão 2017 do 911 GTE vai acontecer nas 24h de Daytona em janeir0, com a equipe Porsche North America. E o time de Olaf Manthey volta ao WEC para defender a marca na classe LMGTE-PRO.

 

 

Comentários

  • Muito bom ver que o iminente empobrecimento da classe principal do WEC será muitíssimo bem compensado com a boa expectativa sobre os LMP2 e mais essa novidade na LMGTE Pro, que deve trazer a Porsche de volta a briga na classe, principalmente com Ferrari e Ford.