AsLMS: 30 carros aguardados para a etapa de Fuji

2d80f6df-113a-4032-b368-1361c271faea
A Jackie Chan DC Racing venceu na abertura do campeonato em Zhuhai e encabeça os favoritos à vitória nas 4h de Fuji, próxima etapa do Asian Le Mans Series 2016/17

 

RIO DE JANEIRO – Segunda etapa do Asian Le Mans Series (AsLMS), as 4h de Fuji serão a última corrida da categoria neste ano. O certame terá ainda mais duas provas, previstas para 2017, depois desta no Japão. A corrida marcada para o próximo dia 4 tem 30 carros na lista provisória de inscritos anunciada nesta quinta-feira.

São aguardados 14 protótipos – quatro LMP2, nove LMP3 e um CN – e mais 16 modelos de Grã-Turismo. Metade do grid é da categoria GT e um solitário Porsche GT Cup deve compor o plantel na única categoria que não esteve representada na abertura do campeonato em Zhuhai.

Lista de inscritos para as 4h de Fuji AQUI

Entre os quatro LMP2 – os mesmos que correram na China – novidades: o alemão Fabien Schiller compondo com Struan Moore e Giorgio Maggi a tripulação do Oreca #8 da Race Performance. A Algarve Pro Racing faz um pequeno ajuste no seu lineup de pilotos, já que Mark Patterson e Jonathan Hirschi foram convocados para guiar o #24 junto a Tacksung Kim. Isto faz com que Andrea Roda vá para o #25, no qual Nicky Catsburg participou da primeira corrida.

Vencedora na etapa inaugural, a Jackie Chan DC Racing pode ter um terceiro piloto para guiar o #35 junto com Ho-Pin Tung e Gustavo Menezes. Eles lideram o campeonato com 25 pontos, contra 18 de Tacksung Kim/Andrea Roda/Matthew McMurry e 16 de Andrea Pizzitola/Michael Munnemann/Nicky Catsburg.

1ae76269-dff9-47a6-b420-34d2cc4dff6b
A classe GT vai responder por exatamente metade dos 30 carros aguardados na próxima etapa

Na LMP3, são aguardados os mesmos nove bólidos que disputaram a prova inaugural do campeonato. O único asterisco está na G-Print by Triple 1 Racing: Julio Acosta correu em Zhuhai, mas o nome do piloto colombiano não aparece na prévia de inscritos para Fuji. Hanss Lin segue sem companheiro de equipe, ao menos por enquanto. A DC Racing, campeã do ano passado, começou a temporada do mesmo modo que terminou a anterior: David Cheng/Pu Jun Jin/James Winslow lideram com 25 pontos, seguidos por Nigel Moore/Phil Hanson com 18, Hanss Lin/Julio Acosta com 15, Miro Konopka/Darren Burke/Mike Simmpson com 12, Neale Muston/Constantin Calko com 10 e Richard Bradley/Wiliam Lok/Philippe Descombes em 6º lugar, com nove pontos. O único protótipo CN será mais uma vez inscrito pela PS Racing – este carro só completou 37 voltas em Zhuhai.

O plantel da classe principal de Grã-Turismo tem pelo menos uma novidade: o Team Audi Korea inscreve – com suporte técnico da Phoenix Racing Asia –  um R8 LMS que tem entre os pilotos o ex-Fórmula 1 Alex Yoong – lembram dele? Esse carro substitui o #66 da TianShi, que foi o primeiro a desistir na China. A Ferrari 488 GT3 do Team BBT, que pegou fogo durante as voltas de abertura dos boxes para a formação do grid, deve ser reconstruída a tempo de participar da etapa em Fuji.

Malaysian Grand Prix Race
A Lamborghini Huracán da VSR vai de Yuhi Sekiguchi na prova de Fuji, no lugar do sul-africano Adrian Zaugg

Entre os pilotos, a VSR do italiano Vincenzo Sospiri chamou o local Yuhi Sekiguchi para andar no Lamborghini Huracán #6 ao lado de Corey Lewis e Kei Cozzolino. E o austríaco Philipp Eng foi convocado pelo Team AAI para substituir Xavier Maassen na segunda BMW M6 que o time de Taiwan deve inscrever para a corrida do Japão.

A Spirit of Race venceu em Zhuhai e lidera o campeonato: Nayrat Muzayyin/Rui Águas/Marco Cioci comandam a classificação com 26 pontos, seguidos por Mok Weng Sun/Keita Sawa/Matt Griffin com 18, Kei Cozzolino/Adrian Zaugg/Corey Lewis com 15, Michele Rugolo/Fréderic Vervisch/Chaoyin Wei com 12 e Cong Fu Cheng/Alessio Picariello/Steven Lin somando 10 pontos e completando os cinco primeiros colocados.

O único GT Cup é o Porsche da TKS, equipe do Japão: o #96 será guiado por Takuma Aoki/Shigeto Nagashima/Shinyo Sano.

Comentários