E com vocês, o Mazda RT24-P DPi

2017 RT24-P
O Mazda RT24-P, construído sobre a plataforma do Multimatic-Riley MK30, é o primeiro carro dentro do regulamento Daytona Prototype International (DPi) apresentado para 2017

RIO DE JANEIRO – Acaba de ser apresentado no Los Angeles Auto Show, nos EUA, o primeiro Daytona Prototype International (DPi) para disputar a temporada de 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

Montado na plataforma do Multimatic-Riley MK30, o novo Mazda RT24-P é o bólido com que o construtor japonês almeja entrar para a história e ser o primeiro dentro do regulamento que sucede os Daytona Prototypes a conquistar o título do certame estadunidense de Endurance. A sigla RT24 remete às 24h de Le Mans que a marca já conquistou em 1991.

“Esta é uma apresentação que significa muito para a Mazda Motorsports e para toda a família Mazda”, afirmou o diretor de competições John Doonan.

Se estruturalmente o chassi é o mesmo que está à disposição das equipes que vão optar pelos protótipos LMP2, a estética do carro traz um detalhe fundamental: o logotipo da Mazda na seção dianteira – uma característica que todos os DPi serão obrigados a apresentar a partir de 2017. A aerodinâmica na seção dianteira foi trabalhada justamente para fazer com que o protótipo não seja igual ao Multimatic-Riley MK30. Mas o resto, do cockpit à parte traseira, é exatamente o mesmo.

2017 RT24-P
O bólido terá o motor MZR-R com 2 litros e quatro cilindros em linha, dotado de turbocompressor. Os pilotos são os mesmos da última temporada: Tom Long, Joel Miller, Tristan Nunez e Jonathan Bomarito

O powerplant não tem mudanças significativas: é o mesmo MZR-R 2 litros quatro cilindros em linha com turbocompressor, desenvolvido pela Advanced Engines Research (AER). A potência do motor é que pode ter alterações, passando para algo semelhante a 600 HP, uma vez que até 2016 a Mazda era obrigada a trabalhar dentro do regulamento LMP2, com 150 cavalos a menos.

Com o sucessor do vetusto Lola B12/80, um carro visivelmente mais avançado e melhor trabalhado em termos de aerodinâmica e projeto, aliado a um motor mais forte, a expectativa é que este Mazda RT24-P consiga superar a casa de 215 mph (345 km/h) no ponto mais rápido do Daytona International Speedway. Pelo menos foi o que mostraram os simuladores… e a expectativa é que os novos pneus concebidos pela Continental tornem estes carros mais velozes do que os bólidos que encerraram sua trajetória em 2016.

O carro será visto em ação pela primeira vez nos treinos oficiais para as equipes que optaram pelos programas DPi e LMP2 da classe Prototype, marcados para os dias 13 e 14 do próximo mês. Os pilotos serão os mesmos da última temporada: Tom Long, Joel Miller, Tristan Nunez e Jonathan Bomarito continuam fazendo parte da organização comandada por Sylvain Tremblay.

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