IMSA: apresentado o Cadillac DPi-V.R

Cadillac Daytona Prototype International
A Cadillac finalmente liberou as imagens do novo DPi-V.R que ganha as pistas na próxima temporada da IMSA em 2017 (Foto: Richard Prince/Cadillac)

RIO DE JANEIRO – A roda da vida não para de girar. E por mais que a tristeza ainda esteja no coração de cada um de nós daqui dos canais Fox Sports, o mundo segue seu rumo. E hoje a Cadillac apresentou o segundo protótipo DPi dos três modelos que vão disputar a temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

O Cadillac DPì-V.R foi montado num chassi da italiana Dallara e assim como o modelo da Mazda, o primeiro apresentado no início deste mês, traz uma carroceria dianteira específica para o bólido e desenvolvida pelos engenheiros da marca afiliada à General Motors.

Este protótipo será o único utilizado por duas equipes: Wayne Taylor Racing e Action Express Racing, atual tricampeã da série, se comprometeram a permanecer parceiras do grupo GM no automobilismo dos EUA. Os primeiros testes foram feitos a partir de setembro pela WTR, incluíram uma prova de resistência de 24 horas e continuam febris até o início do campeonato em Daytona, no final de janeiro.

Cadillac Daytona Prototype International
Montado sobre a plataforma e a estrutura do novo Dallara, o Cadillac DPi-V.R terá motor V8 6,2 litros, com 600 cavalos de potência (Foto: Richard Prince/Cadillac)

O carro terá motor V8 deslocando 6,2 litros de capacidade cúbica, debitando cerca de 600 HP de potência – um número semelhante ao dos novos propulsores Gibson GK428 específicos para a classe LMP2, o que deve colocar os DPi em pé de igualdade com os protótipos desenhados e desenvolvidos dentro do novo regulamento técnico que entra em vigor no próximo ano. A transmissão paddleshift, com acionamento atrás do volante, será X-Trac de seis marchas mais ré e os freios, last but not least, são da italiana Brembo.

Ausente das pistas desde o início dos anos 2000, quando competiram com o protótipo Northstar LMP nas 24h de Le Mans e na American Le Mans Series, a Cadillac não esconde o orgulho de sua criação. E nem poderia. “O nosso novo carro de corrida foi um grande desafio para a equipe Cadillac de design”, disse o diretor executivo Andrew Smith. “O estúdio de design abraçou a oportunidade de interpretar à sua maneira a linguagem da marca e trabalhar no design e na aplicação das linhas e assinatura gráfica para este nosso primeiro protótipo de corrida.”

Comentários

  • O visual não é muito diferente de outros protótipos IMS/WEC.
    Mesmo assim desejamos sucesso à Cadillac (até para dar uma variadinha).