Leonard Cohen (1934-2016)

RIO DE JANEIRO – A música perde mais um ícone em 2016. O canadense Leonard Cohen morreu hoje aos 82 anos, de causas não divulgadas, em Los Angeles (EUA). É o fim de uma carreira de quase meio século, com 14 álbuns gravados – o último deles recém-lançado, You Want It Darker.

Dono de um estilo peculiar de cantar, com a voz grave, empostada e muito bem colocada, Cohen – mais do que um artista que encantou gerações – era um poeta. Um beatnik. Tinha Bob Dylan como ídolo e sua carreira como cantor teve início apenas em 1967, quando tinha 33 anos de idade. Três anos depois, se apresentava para a maior plateia de sua vida – 400 mil pessoas – no Festival da Ilha de Wight, em 1970.

Deixou canções que ficam agora para sempre, como “Bird on the Wire”, “Hallelujah”, “Sisters of Mercy” (que creio ter servido de inspiração para o batismo do grupo do mesmo nome) e “Suzanne” – além de muitos amores. Entre os romances, affairs e casamentos, teve momentos com Janis Joplin – musa da canção “Chelsea #2”, Joni Mitchell e a atriz Rebecca de Mornay, que sempre foi fã do cantor.

Suas poesias quase o fizeram ganhar neste ano o Prêmio Nobel de Literatura – que acabou surpreendemente nas mãos do mesmo Bob Dylan que Leonard Cohen admirava e devotava. Quem sabe não teria sido um merecimento para o bardo canadense, já homenageado por Kurt Cobain na visceral “Pennyroyal Tea”, do disco In Utero, o último em estúdio do Nirvana?

Um dos grandes momentos de Leonard – que nunca esteve no Brasil foi a apresentação no Palacio de Deportes de Madri, em outubro de 2012. Naquela oportunidade, o cantor se apresentou por 4h15min, cantando 33 músicas. E iniciou o espetáculo dizendo: “Não sei quando vamos nos encontrar novamente. Por isso, vamos dar tudo o que temos.” O público reagiu à altura. Flores foram atiradas ao palco. O público, estimado em 15 mil pessoas, chorava lágrimas de esguicho numa noite de muita emoção.

A melhor maneira de lembrar de Leonard Cohen nesse momento de perda é com a música. E é por isso que o blog traz o vídeo da apresentação do cantor no Festival da Ilha de Wight, com um de seus grandes clássicos – “Suzanne”.

Comentários