Oficial: Dumas e Lieb fora do time campeão do WEC em 2017

high_marc_lieb_romain_dumas_neel_jani_l_r_wec_bahrain_2016_porsche_ag
Festejando o título no Bahrein: Marc Lieb e Romain Dumas, respectivamente à esquerda e ao centro da foto, estão fora do programa LMP1 da Porsche para o WEC em 2017

LONDRINA – O que se temia, aconteceu: a trinca campeã do Mundial de Endurance na classe LMP1 e campeã das 24h de Le Mans deste ano está desfeita. A Porsche anunciou nesta sexta-feira que os pilotos Marc Lieb e Romain Dumas não participam mais do programa oficial do Porsche Team nos Protótipos do WEC em 2017. Está desfeita a parceria com o suíço Neel Jani, que durou três temporadas e 25 corridas do campeonato.

Não se constitui em surpresa. Após Sarthe, as performances da trinca do #2 não foram tão impactantes quanto a dos concorrentes na segunda metade da temporada. Ganharam o campeonato porque não só tiveram regularidade como também venceram a prova mais importante do ano. E mesmo se chegassem em 2º lugar, seriam campeões do mesmíssimo jeito.

Dumas não deve deixar os cockpits: o piloto francês deve ser remanejado para um programa de Grã-Turismo com o novo 911 GTE, quer seja no FIA WEC (pouco provável) ou no IMSA Weather Tech SportsCar Championship – hipótese mais plausível.

Mas Marc Lieb sim, já que o alemão de 35 anos é engenheiro de formação e devido à sua expertise foi guindado à condição de piloto oficial de fábrica da Porsche em 2003. Desde então, trabalhou incansavelmente no desenvolvimento dos carros de competição da marca de Weissach. Provavelmente, os conhecimentos de Lieb serão muito úteis a partir de agora fora das pistas.

E embora a Porsche não tenha oficializado absolutamente nada, um passarinho emplumado me contou aqui mesmo em Londrina que a Audi não terá apenas um – mais dois pilotos – da marca que trocam Ingolstadt pelos coirmãos: Loïc Duval está a caminho de um programa na LMP1 em 2017 com Andre Lotterer.

Tem mais: a hipótese de um terceiro carro no WEC, pelo menos nas provas europeias – Silverstone, Spa-Francorchamps, Le Mans e Nürburgring – começa a ganhar corpo porque o ACO e a FIA estão desesperados com a saída da Audi do Mundial de Endurance. O panorama para a LMP1 não é dos melhores com apenas cinco carros confirmados, já que a Joest Racing não sinaliza participar da competição com um carro não-oficial em 2017.

Por enquanto…

Comentários

  • Sejamos francos. Ganharam em Sarthe por conta da absoluta desgraça da Toyota, e em Silverstone pela desclassificação do Audi #7, se não me falhe a memória…ainda que tiveram uma boa regularidade, esta trinca não chegava aos pés da outra do carro #1 em termos de performance…e se voltarmos mais no tempo, em 2014, esta trinca deu à Porsche a primeira vitória no WEC aqui, em Interlagos graças ao acidente envolvendo o outro carro, de Mark Webber.