sɐssǝʌɐ sà oãǝdɯɐɔ ɯn

s

RIO DE JANEIRO – Laurens Vanthoor é o novo campeão do FIA GT World Cup, uma das muitas provas que fez parte da programação do 63º GP de Macau de Fórmula 3.

Mas da forma mais insólita possível: após um acidente em que a vítima foi o próprio piloto!

O belga da equipe Audi WRT venceu no sábado a prova classificatória que definiu o grid da corrida de fundo. E ao abrir a 5ª volta de um total de 12 previstas, após uma relargada, acabou envolvido no acidente do vídeo abaixo.

Vanthoor tinha sido ultrapassado por Earl Bamber e no afã de superar o neozelandês do Porsche #911, acabou batendo no trecho de altíssima velocidade antes da curva Lisboa, de freada muito forte. Como vocês puderam ver, o carro foi catapultado no impacto e ficou de cabeça para baixo.

O acidente – um dos mais violentos da história do Circuito da Guia nas provas de Grã-Turismo – provocou a bandeira vermelha e a organização, devido à premência de tempo e as corridas que tinham que acontecer, principalmente o GP de Macau de F-3, decidiu interromper a disputa que teve somente quatro voltas computadas.

E assim Vanthoor tornou-se um campeão às avessas. Foi o primeiro título do piloto em Macau e a primeira vitória da Audi na pista desde os triunfos consecutivos do companheiro de equipe Edoardo Mortara.

Como valeram as posições da volta anterior ao acidente, Kévin Estre, com o outro Porsche 911 GT3-R do Team Manthey, levou o vice do FIA GT World Cup, seguido do campeão do ano passado, o alemão Maro Engel. Earl Bamber ficou mesmo com a 4ª colocação, seguido pelo Bentley Continental de Adderly Fong e por Renger Van der Zande no segundo Mercedes-AMG GT3.

O resultado do FIA GT World Cup:

1 – Laurens Vanthoor (Audi R8 LMS) – WRT – 4 voltas
2 – Kevin Estre (Porsche 911) – Manthey – 3″500
3 – Maro Engel (Mercedes AMG GT3) – Mercedes Driver Academy – 5″605
4 – Earl Bamber (Porsche 911) – Craft Bamboo – 6″878
5 – Adderly Fong (Bentley Continental) – Absolute – 7″365
6 – Renger Van Der Zande (Mercedes AMG GT3) – Mercedes Driver Academy – 10″492
7 – Nicky Catsburg (BMW M6 GT3) – Rowe – 12″508
8 – Fabian Plentz (Audi R8 LMS) – HCB – 14″486
9 – Mirko Bortolotti (Lamborghini Huracan) – FFF – 16″396
10 – Congfu Cheng (Audi R8 LMS) – Absolute – 18″384

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

3 Comentários

  • Caro Rodrigo,
    Estas corridas de Macau são bem interessantes, o circuito idem.
    Vários brasileiros já ganharam lá na F3.
    Por qual razão não há transmissão de TV para o Brasil?
    Já houve ou há planos do Fox sports para transmiti-las?

    • Marcio, existe uma questão de negociação de direitos e não sei se os canais Fox Sports transmitem o evento noutros países. Quanto aos planos, nunca houve.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames