#Se7en

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Longe de ter o melhor equipamento na decisão da Sprint Cup em Homestead-Miami, Jimmie Johnson deu uma aula de como ganhar um campeonato. Carl Edwards, Kyle Busch e Joey Logano certamente têm muito o que aprender com o novo heptacampeão do pedaço

RIO DE JANEIRO – Meninos, eu vi!

Sim… tive a honra de comentar a primeira decisão da Sprint Cup depois de onze anos. Desde que Tony Stewart foi campeão em 2005, não tinha esse privilégio na minha carreira. Não que eu não quisesse: existe um negócio chamado escala e nem sempre somos indicados para trabalhar em todos os finais de semana. Paciência. Saber esperar é uma virtude.

E desde a saída da Nascar do SporTV e a consequente passagem para o Speed Channel e depois para o Fox Sports, quem se estabeleceu como uma potência dominante nos Stock Cars dos EUA foi o piloto da foto acima: Jimmie Johnson.

É, leitores… de 2006 a 2010 só deu ele. Quem pôde aproveitar depois, aproveitou, como Tony Stewart e Brad Keselowski. O #48 voltou ao topo em 2013 para conquistar o sexto troféu na principal divisão e aí a Nascar decidiu mudar o formato do Chase, para evitar que o piloto da Hendrick se estabelecesse de forma hegemônica na categoria.

Os rumos pareciam tomar uma outra direção quando Kevin Harvick e Kyle Busch venceram os últimos campeonatos dentro da regra de “mata-mata” estabelecida para se conhecer o campeão, com quatro pilotos em igualdade de condições. Para complicar, Jeff Gordon e agora Tony Stewart, dois grandes campeões, estavam – e estão – se aposentando.

A Nascar precisava de algo que fizesse o torcedor esquecer que duas lendas não estarão mais nas pistas em 2017. A outra lenda tinha que fazer sua parte.

Assegurado no Chase desde a 2ª etapa em Atlanta, Johnson venceu ainda em Fontana. E ficou um longo tempo – creio ter sido o maior jejum de sua carreira – sem ganhar uma única prova.

O piloto de 41 anos já era questionado e sua equipe, também.

Mas a Hendrick, de repente, acordou para a vida. Lembrou que havia um campeonato e que tinha um hexacampeão. E Johnson cravou todo mundo em Martinsville, carimbando seu passaporte para a final em Homestead-Miami. Depois, ele saberia que seus oponentes seriam Carl Edwards, Joey Logano e Kyle Busch. Desses três, apenas o Buschinho poderia dobrar seu total de campeonatos. Os outros rivais perseguiam uma conquista inédita em seu palmarés.

Johnson tinha contra si o fato de jamais ter vencido qualquer prova anterior na Flórida, embora TODOS os seus campeonatos ganhos fossem ali conquistados. Ele tinha a enorme responsabilidade de se igualar às lendas Richard Petty e Dale Earnhardt. E mostrou que estava preparado – mesmo que seu carro caísse na vistoria técnica e fosse obrigado a largar da última posição.

Com grande competência, ultrapassou quem pôde e logo chegou ao top 10. Pouco a pouco, galgou para o top 5. Mas seus mecânicos resolveram (não) colaborar. Um deles “catou cavaco” numa parada, pisando e escorregando em duas porcas de roda caídas no meio do pitbox. Se não me falham as contas, ele teve três paradas muito ruins.

Mas a Nascar, meus caros, é dinâmica.

Carl Edwards, que tinha o melhor carro entre os quatro finalistas e mostrou força desde o início, resolveu fazer besteira numa relargada e bateu. Bandeira vermelha. Adrenalina abaixada e meia hora de paralisação.

Era a hora de Jimmie Johnson mostrar serviço e fazer valer que o verdadeiro “cheirinho de hepta” era o da Nascar e não o do violento esporte bretão.

E não deu outra: com duas relargadas sensacionais – a última, genial, o piloto do #48 liderou quando precisava e levou para a Califórnia mais uma taça de campeão.

JJ é mais um gênio da raça. Como o são Michael Schumacher, Tom Kristensen, Valentino Rossi e Sébastien Loeb. Todos dominadores. Monstros em suas especialidades. O título está em boas mãos. E onde quer que esteja, Earnhardt Sênior aplaude o que o mundo inteiro aplaudiu depois da bandeira quadriculada de ontem.

Meninos, eu vi!

#Se7en

 

 

Comentários

  • O que foram aquelas duas últimas voltas do JJ????? O staff do Logano comemorou a parada; com pneus novos, era o favorito, mas o JJ mostrou porque é o JJ! O Larson não deu nem pro cheiro na relargada e os outros chasers se enroscaram no pelotão… Parabéns Heptacampeão!! The King; The Intimidator; e agora, JJ!!

  • Parabéns pela transmissão.

    Eu ainda guardo a gravação de duas corridas da Nascar em 2005 que vc comentou no SporTV. Uma foi Talladega, com vitória do 88, Dale Jarrett, e a outra foi a última, que, coincidência ou não, além de decidir o título, marcava a despedida de outro piloto, Rusty Wallace.

    eu ficava impressionado com o como vcs, na época, conseguiam manter o interesse na corrida aceso. narravam e comentavam a corrida no mesmo tom e mesmo entusiasmo, mesmo sendo uma corrida longa. (hj ainda é assim, acho que até melhor, pq a Fox hoje é a tv que mais se interessa pelo automobilismo entre os canais de esporte)

    • Legal, João Luiz…

      E essa prova de Dega que eu comentei que o Jarrett venceu, foi a última que ele conquistou na Sprint Cup, então Nextel Series, se não me engano.

      Foram ótimas transmissões naquela época. Mas acho que com o tempo eu aprendi a me controlar numa corrida da Nascar. Na época, era fogo! Sabe como é… 34 anos, querendo mostrar serviço…

      Abraço!

      • Falando em transmissão, o que houve com o Sérgio Lago que ele não deu as caras em nenhumas das três finais do fim de semana?

  • Vimos também a aposentadoria de um piloto marcante. Daqueles que nós nos acostumamos a ver aos domingos ou noites de sábado. Ainda que ás vezes eu não gostasse de suas atitudes na pista, ele deixará saudades.
    Curta sua aposentadoria, Brian Scott!!!

  • E olha que eu ainda cheguei a comentar na hasgtag da transmissão que o Primo Carl com aquela cagada na relargada com o Logano acabara de dar o Hepta ao JJ…dito e feito.
    Pois é, vimos mais uma lenda chegar ao Hepta…são somente tres…e o JJ ainda está na ativa e tecnicamente excelente para buscar mais dois ou três canecos e se tornar o maior campeão de todos da Nascar, não acha, Mattar?
    Depois disso, acho que o braço ficará mais lento, o que é natural para um cara que já passou dos 40 numa categoria de altíssimo nível…

  • Sensacional , JJ agora com a saída de Jeff Gordon e Tony Stewart , ele fica sozinho ( talvez os irmãos Busch e Harvick , possam incomoda-lo ) com tudo para conquistar o seu oitavo e quem sabe o nono título.

  • Pois é Mattar fiquei preocupado com o Sérgio Lago q em todos anos anos ele narrava as finais das divisões da Nascar e esse ano pela primeira vez não narrou as três finais das divisões.O q aconteceu com o Sérgio?Forte abraço Rodrigo do seu leitor assíduo do site