Sem DeltaWing em Daytona

2016 WeatherTech SportsCar Championship Rolex 24 Hours Daytona
Fim das ilusões: o DeltaWing não volta para a disputa das 24h de Daytona, após a IMSA permitir a participação do estranho carrinho

RIO DE JANEIRO – Acabou o sonho: o insólito protótipo DeltaWing DWC13 não fará mais uma última aparição nas 24h de Daytona, como era do desejo de Don Panoz. A informação, quente, é da revista estadunidense Racer Magazine.

A IMSA abrira uma exceção à participação do carro na prova de abertura da temporada 2017 do Weather Tech SportsCar Championship, deixando o DeltaWing fazer uma prova oficial de despedida como um “prêmio” ao estranho carrinho que liderou a prova inaugural do campeonato deste ano, de forma tão surpreendente quanto inédita.

Mas alguns fatores fizeram com que a ideia fosse abortada: além da estreia dos novos protótipos dentro do novo regulamento Daytona Prototype International (DPi), misturados com os LMP2 enquadrados no padrão ACO/FIA, há também a confirmação da volta dos Panoz às competições de Grã-Turismo, graças à homologação do modelo Avezzano dentro do regulamento GT4.

“O DeltaWing não estará mais em Daytona”, confirmou o diretor de comunicações Gary Fong, num curto e seco comunicado.

Assim, quem viu, viu: derivado de um projeto para a Fórmula Indy, o DeltaWing estreou em 2012 nas 24h de Le Mans como um projeto inovador apoiado pela Nissan dentro do conceito “Garage 56”, inclusive sofrendo um acidente naquela oportunidade. Depois, foi homologado para a American Le Mans Series e, posteriormente, para o IMSA Weather Tech SportsCar, passando a correr com capota e dotado de um motor Elan 1,9 litro turbo. Na última corrida oficial, Sean Rayhall/Katherine Legge/Andy Meyrick terminaram em 8º lugar na Petit Le Mans, disputada mês passado em Road Atlanta, na Geórgia.

Comentários

  • Acho muito inovador, mas seria mais bonito uma espécie de campeonato de delta wing, assim como é a F-E. Mas concordo com a não participação, imagina uma vitoria dele devido a um desencontro nos BoP. Iria soar estranho para os novos DPi.

  • Até hoje acho que a Indy deveria ter adotado essa proposta em 2012, o choque inovador do carro teria feito bem a categoria, chamaria mais atenção.

    Lembro que na ocasião da estreia dele, o papel de parede do meu computador no trabalho era um foto dele de frente, as pessoas viam e não conseguiam identificar o que era.

    Ademais, o único carro de corrida no mundo que fica mais feio com cockpit fechado.