Van Gisbergen, finalmente campeão no V8 Supercars

vgs-630x354
Em sua 10ª temporada, Shane Van Gisbergen finalmente conseguiu: o neozelandês é o novo campeão do V8 Supercars num ano de intenso brilho do piloto de 27 anos

RIO DE JANEIRO – O International V8 Supercars tem um novo campeão a partir de hoje: o neozelandês Shane Van Gisbergen, de 27 anos, conquistou o título da mais tradicional competição de carros de turismo da Oceania. Em seu primeiro ano como piloto da Red Bull Racing Australia, o “Kiwi” deu show. Foram 29 corridas disputadas ao longo de 14 rodadas na série. SVG venceu oito desse total – nenhum outro piloto chegou perto.

Quer dizer: Jamie Whincup até tentou. Ganhou a prova #1 da última rodada, disputada também pela última vez no circuito de rua Homebush, em Sydney. Com o triunfo, o maior campeão da história da categoria igualou-se a Van Gisbergen com sete vitórias em 2016. Mas na prova final, Shane não deixou dúvidas sobre quem foi superior em 2016, venceu mais uma e faturou um título merecido.

Campeã entre os times, a equipe Triple Eight Race Engineering só não fez a trifeta na classificação final do certame porque outro neozelandês não deixou. Scott McLaughlin fez grande temporada no último ano da Volvo na competição e terminou em 3º lugar, batendo Craig Lowndes por 36 pontos apenas. Will Davison ficou com a quinta posição na tabela de classificação e Mark “Frosty” Winterbottom despediu-se do título do ano passado terminando apenas em sexto ao fim do campeonato.

Para o ano que vem, muitas mudanças: além da saída da Volvo, a Holden deixa de investir em seu time oficial de fábrica e até o momento a competição – cujo nome também muda para Virgin Australia Supercars Championship – conta com 22 pilotos confirmados. Entre eles, o da suíça Simona De Silvestro, que vai andar de Nissan num esquema oficial de fábrica. Scott McLaughlin vai para a equipe DJR Team Penske e Scott Pye junta-se a James Courtney na equipe Walkinshaw Racing. Garth Tander, campeão da série em 2007, está sem equipe e não se sabe o futuro do piloto de 39 anos para a próxima temporada.

Classificação final da V8 Supercars:

1. Shane Van Gisbergen – 3368 pontos
2. Jamie Whincup – 3168
3. Scott McLaughlin – 2806
4. Craig Lowndes – 2770
5. Will Davison – 2589
6. Mark Winterbottom – 2489
7. Chaz Mostert – 2361
8. Tim Slade – 2263
9. Garth Tander – 2252
10. Michael Caruso – 2239

Comentários