24h de Daytona – Quem é quem, classe GTD

RIO DE JANEIRO (atualizado em 25/01 às 1h10) – A temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship vai começar no último fim de semana de janeiro, com a disputa da clássica prova 24h de Daytona. E, como de hábito, o blog vai apresentar a partir de hoje, todas as equipes e pilotos que vão participar de um dos mais tradicionais eventos do Endurance mundial.

Começamos com as equipes que compõem o plantel da divisão GTD, cujo regulamento segue desde o ano passado as normas internacionais FIA GT3. A diferença está no uso dos pneus Continental e no BoP adotado pela IMSA, que cuida da parte técnica. Inclusive, esse BoP criou bastante polêmica ano passado e muitas equipes que se disseram prejudicadas não voltam para este ano.

Aqui, a classe mescla pilotos de todos os tipos – desde os profissionais com suas graduações Ouro e Platina, passando pelos semiprofissionais e diletantes com suas carteiras Prata e Bronze. Sim, tem muito piloto bom – Scott Pruett e Oswaldo Negri, por exemplo – graduado como Bronze. Mas é a norma: passou dos 50 anos, o piloto automaticamente transforma-se em graduado Bronze por causa da idade.

Entre os fabricantes – cuja variedade impressiona em Daytona, já que são nove construtores distintos, três novidades: a estreia da Mercedes-Benz suprindo quatro equipes – um dos carros não estará em Daytona – e também da Acura (leia-se Honda) e Lexus (leia-se Toyota). Esta última deveria ter feito suas primeiras corridas em 2016, mas preferiu se preparar melhor para este campeonato. O plantel de carros da GTD é muito reforçado em Daytona por equipes que vêm da Europa especialmente para o confronto direto com os times que farão a temporada regular ou mesmo os que optaram por participar apenas dos quatro eventos de longa duração do calendário – Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans.

Vamos às equipes:

GRÄSSER RACING TEAM
Sede: Knittelfeld, Áustria
Site oficial: http://www.grasser-racing.com/

Chefe de equipe: Göttfried Grässer
Engenheiro: Wim Everaerts

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg

11-GRT
Os austríacos da Grässer Racing Team estreiam com tudo nas 24h de Daytona, alinhando duas Lamborghini Huracán GT3

Fundada em 2011 pelo engenheiro Göttfried Grässer, a equipe Grässer Racing Team (GRT) vem participando ativamente de provas de Endurance nas últimas temporadas, especialmente nas séries Blancpain e 24h Series, esta última organizada pelos holandeses da Creventic. O time com sede em Knittelfeld, localidade a poucos quilômetros do circuito Red Bull Ring, disputa pela primeira vez em sua história as 24h de Daytona. Grässer confirmou também que o time alinha pelo menos um Lamborghini Huracán nas 12h de Sebring.

61-GRT
Curiosidade: Rolf Ineichen e Christian Engelhart estão inscritos nos dois carros para a prova de abertura da temporada

A equipe se preparou bem para o desafio. Fez testes nas duas pistas em que vai competir nos EUA, principalmente em Daytona, onde estiveram presentes no Roar Before The Rolex 24. O carro #11 ficou com o 10º melhor tempo e o #61 foi o 26º e penúltimo entre os 27 participantes da GTD. O principal piloto da equipe é o italiano Mirko Bortolotti, que trabalha desde o início no desenvolvimento do carro da marca de Sant’Agata, que foi construído em parceria com a Dallara. Curiosidade: o suíço Rolf Ineichen e o alemão Christian Engelhart estão inscritos nos dois carros do time na prova inaugural da temporada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

Pilotos do carro #11

MIRKO BORTOLOTTI (Itália)
27 anos (10/01/1990)
Twitter: @M_Bortolotti
Graduação: Platina

CHRISTIAN ENGELHART (Alemanha)
30 anos (13/12/1986)
Twitter: @EngelhartChris
Graduação: Ouro

ROLF INEICHEN (Suíça)
38 anos (02/05/1978)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

EZEQUIEL PÉREZ COMPANC (Argentina)
22 anos (05/07/1994)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

Pilotos do carro #61

MICHELE BERETTA (Itália)
22  anos (22/10/1994)
Twitter: @BerettaMichele
Graduação: Prata

ROBERTO PAMPANINI (Itália)
49 anos (31/10/1967)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

MILOS PAVLOVIC (Sérvia)
34 anos (08/10/1982)
Twitter: @formulamilos
Graduação: Ouro

ROLF INEICHEN (Suíça)
38 anos (02/05/1978)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

CHRISTIAN ENGELHART (Alemanha)
30 anos (13/12/1986)
Twitter: @EngelhartChris
Graduação: Ouro

3GT RACING
Sede: East Lansing, Michigan (EUA)
Site oficial: https://3gt-racing.com

Chefe de equipe: Paul Gentilozzi
Engenheiro: John Gentilozzi

Carro: Lexus RC-F GT3
Motor: Lexus 5 litros V8
Peso mínimo: 1240 kg

14-3GT
Scott Pruett é a grande atração da nova equipe 3GT Racing, que estreia o modelo Lexus LC-F GT3

A 3GT Racing nada mais é o novo nome da Rocketsports, que foi um dia RSR Racing e teria sido F Performance Racing se tivesse existido desde o ano passado, quando foi anunciada a participação da equipe no IMSA Weather Tech SportsCar Championship como representante da Lexus com o novo RC-F GT3. O carro foi testado e desenvolvido ao longo de 2016 e finalmente se apresenta para a sua estreia nessa temporada. A grande atração da “nova” escuderia do velho Paul Gentilozzi é ninguém menos que Scott Pruett: aos 56 anos, o californiano vai se divertir agora com Sage Karam como companheiro da temporada completa no carro #14. No #15, estarão Jack Hawksworth, que deixou a Fórmula Indy e Robert Alon, uma das boas revelações da última temporada.

15-3GT
Entre os pilotos contratados para as provas de Endurance está Gustavo Menezes, filho de brasileiros e nascido nos EUA

Para as 24h de Daytona e várias provas do Tequila Patrón North American Endurance Cup, a 3GT Racing contará com Ian James, Gustavo Menezes, Austin Cindric e Dominik Farnbacher. No Roar Before The Rolex 24, os dois carros ficaram em 21º e 24º lugares, respectivamente, entre os inscritos da divisão GTD.

Pilotos do carro #14

SCOTT PRUETT (EUA)
56 anos (24/03/1960)
Twitter: @scottpruett01
Graduação: Prata

SAGE KARAM (EUA)
21 anos (05/03/1995)
Twitter: @SageKaram
Graduação: Ouro

IAN JAMES (Grã-Bretanha)
42 anos (22/07/1974)
Twitter: @Ijracer1
Graduação: Prata

GUSTAVO MENEZES (EUA)
22 anos (19/09/1994)
Twitter: @followgustavo
Graduação: Ouro

Pilotos do carro #15

JACK HAWKSWORTH (Grã-Bretanha)
25 anos (28/02/1991)
Twitter: @jackhawkrace
Graduação: Ouro

ROBERT ALON (EUA)
26 anos (10/07/1990)
Twitter: @AlonRacing
Graduação: Prata

AUSTIN CINDRIC (EUA)
18 anos (02/09/1998)
Twitter: @AustinCindric
Graduação: Prata

DOMINIK FARNBACHER (Alemanha)
32 anos (26/09/1984)
Twitter: @Dom_Farnbacher
Graduação: Ouro

CHANGE RACING
Sede: Concord, North Carolina (EUA)
Site oficial: www.changeracing.com

Proprietário: Eddie Littlefield
Chefe de equipe: Robbie Benton

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg

A Change Racing fez uma razoável temporada de estreia no IMSA Weather Tech SportsCar Championship após as experiências bem-sucedidas no Blancpain Lamborghini Super Trofeo. Acabou na 10ª posição entre as escuderias que participaram do campeonato da divisão GTD, com 247 pontos e um 5º lugar em Mosport e no VIR como melhor resultado.

16-Change
O holandês Jeroen Mul faz sua estreia no automobilismo dos EUA pela Change Racing, substituindo Spencer Pumpelly, titular no ano passado

Para 2017, a esperança do time chefiado por Robbie Benton é por pódios e, quem sabe, vitórias. Não será fácil… assim como não foi fácil dispensar o experiente Spencer Pumpelly para trazer, com o aval da Lamborghini, o holandês Jeroen Mul, que fará a temporada completa ao lado de Corey Lewis. Nas quatro provas do NAEC, o time terá Brett Sanberg, atual campeão da divisão GTS do Pirelli World Challenge (PWC). Kaz Grala, que já foi visto barbarizando várias vezes em provas da Nascar Truck Series, completa o lineup de pilotos para Daytona. No Roar Before The Rolex, fecharam os testes com a 14ª posição.

Pilotos do carro #16

COREY LEWIS (EUA)
25 anos (17/10/1991)
Twitter: @CoreyLewis39
Graduação: Prata

JEROEN MUL (Holanda)
26 anos (14/06/1990)
Twitter: @Jeroen_Mul
Graduação: Prata

BRETT SANDBERG (EUA)
27 anos (20/09/1989)
Twitter: @Sandberg47
Graduação: Prata

KAZ GRALA (EUA)
18 anos (29/12/1998)
Twitter: @KazGrala
Graduação: Prata

DAC MOTORSPORTS
Sede: Canadá

Chefe de equipe: Emmanuel Anassis

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg

18-DAC
A equipe canadense DAC Motorsports vai fazer sua estreia na classe GTD e numa das provas mais difíceis de todo o campeonato

A DAC Motorsports, equipe de bandeira canadense, estreia no IMSA Weather Tech SportsCar Championship com mais um Lamborghini Huracán GT3, fazendo assim com que a marca de Sant’Agata tenha nada menos que oito bólidos na pista nas 24h de Daytona. A equipe – da qual o blog não conseguiu encontrar muitas informações – participou da última temporada do Blancpain Lamborghini Super Trofeo North America – competição da qual inclusive vêm dois dos agora quatro pilotos inscritos: o canadense de origem grega Emmanuel Anassis, também chefe de equipe da escuderia e o estadunidense Anthony Massari.

Zachary Claman de Melo, que disputou a Indy Lights em 2016, também estará a bordo junto a Brandon Gdovic, aquisição de última hora na lista de inscritos. Nos testes de pré-temporada, havia outro nome a bordo que não consta mais da lista oficial de inscritos: era Patrice Brisebois, antigo jogador de Hóquei das equipes Montreal Canadiens e Colorado Avalanche, que migrou para o automobilismo em 2009. Para nenhuma surpresa, já que não fazia parte de nenhuma Silly Season para este ano, a DAC Motorsports ficou com o 27º e último tempo no Roar Before The Rolex 24.

Pilotos do carro #18

EMMANUEL ANASSIS (Canadá)
54 anos (07/01/1963)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

ANTHONY MASSARI (EUA)
37 anos (22/06/1979)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

ZACHARY CLAMAN DE MELO (Canadá)
18 anos (20/06/1998)
Twitter: @ZCD1325
Graduação: Prata

BRANDON GDOVIC (EUA)
24 anos (28/02/1992)
Twitter: @BrandonGdovic
Graduação: Prata

KONRAD MOTORSPORT
Sede: Verl, Alemanha
Site oficial: www.konradmotorsport.de

Proprietário: Franz Konrad
Chefe de equipe: Franz Konrad

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg

E lá vem novamente a equipe do velho Franz Konrad para a disputa de mais uma 24h de Daytona. No segundo ano de parceria do time sediado em Verl com a Lamborghini, a escuderia germânica alinha desta vez apenas um único carro na prova de abertura da temporada – é o que temos para o momento, embora Konrad tenha deixado em aberto a possibilidade de competir pelo menos nas 12h de Sebring, com chances remotas de fazer as demais provas do North American Endurance Cup.

21-Konrad
Franz Konrad e sua equipe atacam novamente nas 24h de Daytona – desta vez, com um só Lamborghini Huracán GT3

O carro #21, que foi visto no Roar Before The Rolex 24 e que fez o 13º melhor tempo no plantel da categoria GTD durante os treinos terá, inclusive, a presença do próprio Konrad entre os pilotos. Aos 65 anos, ele é um dos mais velhos dentre os mais de 200 nomes confirmados para o evento, provavelmente superado apenas por Larry De George, que tem incríveis 71 anos e completa 72 em fevereiro próximo. O melhor dos integrantes da equipe é o italiano Marco Mapelli, que disputa a prova pela Konrad por indicação – é claro – da Lamborghini.

Pilotos do carro #21

MARCO MAPELLI (Itália)
29 anos (01/08/1987)
Twitter: @MARCOMAPELLI
Graduação: Ouro

LANCE WILLSEY (EUA)
55 anos (16/06/1961)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

LUCA STOLZ (Alemanha)
21 anos (29/06/1995)
Twitter: @StolzLuca
Graduação: Prata

MARC BASSENG (Alemanha)
38 anos (12/12/1978)
Twitter: @MarcBasseng
Graduação: Ouro

FRANZ KONRAD (Áustria)
65 anos (08/06/1951)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

ALEX JOB RACING
Sede: Tavares, Flórida (EUA)
Site oficial: www.alexjobracing.com

Chefe de equipe: Alex Job
Engenheiro: Greg Fordahl

Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg

Após a ameaça de ficar fora da temporada 2017, a Alex Job Racing tranquilizou seus fãs nos EUA ao anunciar que pelo menos disputa as quatro etapas do Tequila Patrón North American Endurance Cup, começando pelas 24h de Daytona – e de carro novo. Sai o Porsche 911 GT3-R alvo de tantas controvérsias em 2016 e vem o Audi R8 LMS em sua segunda geração. A equipe também sofreu o baque do fim da parceria com a Weather Tech e com o Team Seattle. Após essa debandada, Alex e Holly Job juntaram os cacos, levantaram a cabeça e foram em frente, conseguindo assumir o compromisso de estar no grid este ano numa temporada parcial.

23-AJR
Em 2017, a Alex Job Racing só vai participar das provas da Tequila Patrón North American Endurance Cup

Para liderar a equipe rumo ao título do NAEC, Alex Job conta com o retorno de dois velhos recrutas: Townsend Bell e Bill Sweedler, que já guiaram para ele na extinta American Le Mans Series. Frankie Montecalvo foi chamado para compor a trinca nas quatro provas da AJR e Pierre Kaffer, com sua experiência e velocidade, foi indicado pelo programa Audi Sport Customer Racing para reforçar o time da Flórida nas 24h de Daytona. No Roar Before The Rolex 24, a equipe foi bem: saiu dos treinos com o 5º melhor tempo.

Pilotos do carro #23

TOWNSEND BELL (EUA)
41 anos (19/04/1975)
Twitter: @townsendbell
Graduação: Ouro

BILL SWEEDLER (EUA)
50 anos (11/10/1966)
Twitter: @billsweedler
Graduação: Bronze

FRANKIE MONTECALVO (EUA)
26 anos (28/12/1990)
Twitter: @FMontecalvo
Graduação: Prata

PIERRE KAFFER (Alemanha)
40 anos (07/11/1976)
Twitter: @Pierre_Kaffer
Graduação: Platina

DREAM RACING MOTORSPORT
Sede: Las Vegas, Nevada (EUA)
Site oficial: www.dreamracingmotorsport.com

Fundador: Enrico Bertaggia

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg

Com sede em Las Vegas, capital mundial dos Cassinos, a Dream Racing Motorsport é um sonho tornado realidade pelo ex-piloto de Fórmula 1 (que nunca disputou uma corrida da categoria, diga-se) Enrico Bertaggia. Em paralelo com a disputa do Blancpain Lamborghini Super Trofeo dos EUA, a escuderia estreou na classe GTD ano passado a partir das 12h de Sebring, passando por vários sustos, inclusive alguns acidentes fortes. O melhor resultado no ano foi um mais do que razoável 6º posto na Petit Le Mans entre os GTD e a equipe espera realizar corridas melhores em 2017.

27-Dream
O ex-piloto de Fórmula 1 Enrico Bertaggia é o dono da Dream Racing, que ainda não definiu o que fará na temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship

O lineup de pilotos para as 24h de Daytona não está ainda definido e Bertaggia também costura parcerias para viabilizar a temporada completa do time em 2017. Entre os possíveis nomes está o de Paolo Ruberti, que disputou as últimas temporadas do FIA WEC com Porsche, Ferrari e Corvette. A Dream Racing Motorsport ficou com o 22º tempo no Roar Before The Rolex 24.

Pilotos do carro #27

LARRY DE GEORGE (EUA)
71 anos (07/02/1945)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

CÉDRIC SBIRRAZZUOLI (Mônaco)
29 anos (20/08/1987)
Twitter: @CedricSbi
Graduação: Prata

LUCA PERSIANI (Itália)
32 anos (11/04/1984)
Twitter: @LPersiani
Graduação: Prata

PAOLO RUBERTI (Itália)
41 anos (22/04/1975)
Twitter: @PaoloRuberti
Graduação: Ouro

RAFFAELE GIANMARIA (Itália)
39 anos (01/09/1977)
Twitter: não tem
Graduação: Ouro

ALEGRA MOTORSPORTS
Sede: Tampa, Flórida (EUA)
Site oficial: www.alegramotorsports.com

Fundador: Carlos De Quesada

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1230 kg

Mais uma dentre as muitas novidades da temporada 2017, a Alegra Motorsports também estará presente em temporada parcial no IMSA Weather Tech SportsCar Championship: os planos são – a princípio – para disputar as quatro provas mais longas do certame (Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans), em que pelo menos os canadenses Jesse Lazare e Daniel Morad, este último o atual campeão da Porsche GT3 Cup nos EUA, serão os pilotos fixos.

28-Alegra
O Porsche #28 da Alegra Motorsports vai participar das quatro provas mais longas do campeonato, em busca do título do NAEC na classe GTD

Na primeira prova do campeonato, a Alegra Motorsports – que ano passado fez uma aparição relâmpago na classe Prototype com um Dinan BMW Riley DP nas 12h de Sebring – terá também o fundador e piloto Carlos De Quesada, dividindo o cockpit do carro #28 com o filho Michael. E por falar em Michael, o dinamarquês Michael Christensen está confirmado pelo menos nas 24h de Daytona. Spencer Pumpelly andou com a equipe no Roar Before The Rolex 24 (em que o Porsche andou bem, com o 6º tempo da categoria) e deve acertar para ser pelo menos o piloto reserva e talvez correr em Sebring e nas demais provas do NAEC.

Pilotos do carro #28

DANIEL MORAD (Canadá)
26 anos (24/04/1990)
Twitter: @danielmorad
Graduação: Prata

JESSE LAZARE (Canadá)
19 anos (28/09/1997)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

MICHAEL DE QUESADA (EUA)
17 anos (29/09/1999)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

CARLOS DE QUESADA (EUA)
48 anos (14/07/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

MICHAEL CHRISTENSEN (Dinamarca)
26 anos (28/08/1990)
Twitter: @ChristensenMK
Graduação: Platina

MONTAPLAST BY LAND MOTORSPORT
Sede: Niederdreisbach, Alemanha
Site oficial: https://land-motorsport.de

Fundador e Chefe de Equipe: Wolfgang Land

Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg

Criada em 1993 por Wolfgang Land, que pilotava na Porsche Carrera Cup da Alemanha, a Land Motorsport tornou-se uma das principais equipes de Grã-Turismo em seu país. E uma medida do sucesso que o time alcançou em pouco mais de duas décadas foi o título do ADAC GT Masters, um dos mais difíceis e competitivos certames da modalidade na Europa. Com tamanha expertise, a escuderia atravessou o Atlântico e se impôs o desafio de vencer as 24h de Daytona em sua estreia nos Estados Unidos.

29-Land
Campeã do disputadíssimo ADAC GT Masters, a equipe alemã Land Motorsport faz uma ‘visitinha de cortesia’ nas 24h de Daytona e o time pode disputar mais provas nos EUA em 2017…

A equipe inscreveu um Audi R8 LMS para a corrida e vem se preparando intensamente desde a pré-temporada, com bons resultados na tradicional pista da Flórida. O carro #29 andou bem e fez o 4º melhor tempo da classe GTD no Roar Before The Rolex 24, realizado no início deste mês. Os destaques da tripulação de pilotos são Connor De Philippi e Christopher Mies.

Pilotos do carro #29

CONNOR DE PHILIPPI (EUA)
24 anos (25/12/1992)
Twitter: @CDePhilippi
Graduação: Prata

CHRISTOPHER MIES (Alemanha)
27 anos (24/05/1989)
Twitter: @MiesChris
Graduação: Platina

JEFFREY SCHMIDT (Suíça)
22 anos (23/03/1994)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

JULES GOUNON (França)
22 anos (31/12/1994)
Twitter: @JulesGounon
Graduação: Prata

RILEY MOTORSPORTS-AMG
Sede: Mooresville, North Carolina (EUA)

Proprietário e Fundador: Bill Riley
Chefe de equipe: Greg Jones
Engenheiro: Vince Wood

Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-AMG M159 6,2 litros V8
Peso mínimo: 1230 kg

33-RileyAMG
Com suporte técnico da AMG, braço de Grã-Turismo da Mercedes-Benz, a Riley Motorsports promove a estreia da marca da estrela de três pontas nas séries IMSA

Uma das mais tradicionais equipes do automobilismo dos EUA e também construtora de chassis – inclusive desenvolveu em parceria com a Multimatic o novo Esporte-Protótipo Riley MK30 LMP2 que estreia oficialmente nas 24h de Daytona, a Riley Motorsports costurou para 2017 uma nova parceria com o fim do desenvolvimento do Dodge Viper como carro de competição. Agora o time do velho Bill Riley está sob a bandeira da AMG, a divisão de preparação de modelos Grã-Turismo para a marca alemã Mercedes-Benz.

50-WeatherTech
O carro #50 de Cooper MacNeil e Gunnar Jeannette, que terá Thomas Jäger e Shane Van Gisbergen em Daytona também é assistido pela Riley Motorsports, ainda que correndo como uma equipe “diferente” por causa do patrocinador

Sendo assim, os carros da estrela de três pontas estreiam na série IMSA em grande estilo. Três deles serão vistos nas 24h de Daytona e um deles alinha sob a bandeira da Riley Motorsports-AMG, que ainda dá suporte ao carro #50 da Weather Tech Racing-AMG, que corre na mesma estrutura, porém com patrocínio diferente. O apoio da fábrica é responsável pela participação dos pilotos Adam Christodoulou e Thomas Jäger na primeira prova do campeonato, além do ótimo piloto neozelandês Shane Van Gisbergen. Curioso notar que, mesmo saindo de fábrica com um motor 4 litros turbo, o Mercedes-AMG GT3 de competição seguirá com o bloco 6,2 litros V8 de aspiração normal que equipava o modelo SLS AMG GT3. No Roar Before The Rolex 24, o carro #33 foi o segundo mais rápido da classe GTD e o #50 ficou com a décima-primeira marca.

Pilotos do carro #33

JEROEN BLEEKEMOLEN (Holanda)
35 anos (23/10/1981)
Twitter: @jbleekemolen
Graduação: Platina

BEN KEATING (EUA)
45 anos (18/10/1971)
Twitter: @keatingcarguy
Graduação: Bronze

MARIO FARNBACHER (Alemanha)
24 anos (14/05/1992)
Twitter: @MarioFarnbacher
Graduação: Prata

ADAM CHRISTODOULOU (Grã-Bretanha)
27 anos (11/06/1989)
Twitter: @AdamChristo
Graduação: Ouro

Pilotos do carro #50

COOPER MACNEIL (EUA)
24 anos (07/09/1992)
Twitter: @CooperMacNeil
Graduação: Prata

GUNNAR JEANNETTE (EUA)
34 anos (05/05/1982)
Twitter: @GunnarJeannette
Graduação: Prata

SHANE VAN GISBERGEN (Nova Zelândia)
27 anos (09/05/1989)
Twitter: @shanevg97
Graduação: Platina

THOMAS JÄGER (Alemanha)
40 anos (27/10/1976)
Twitter: não tem
Graduação: Ouro

EBIMOTORS
Sede: Cermenate, Como (Itália)
Site oficial: www.ebimotors.com

Fundador: Enrico Borghi
Engenheiro Chefe: Mario de Laurentis

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg

46-Ebimotors
Tradicional cliente Porsche e concessionária da marca alemã na Itália, a Ebimotors alinha um Lamborghini Huracán nas 24h de Daytona

A Ebimotors é uma das mais tradicionais equipes de Grã-Turismo da Itália. Fundada nos anos 1990 por Enrico Borghi, sempre foi ligada à Porsche, inclusive sendo a representante oficial da marca alemã na região de Como, precisamente na cidade de Cermenate, atendendo à clientela de Milão e arredores e eventualmente de suíços. Mas nos últimos anos a Ebimotors bandeou-se para a Lamborghini com o modelo Huracán GT3. A equipe disputou a última temporada do GT Open e assumiu o desafio de se inscrever nas 24h de Daytona. Treinaram bastante na pré-temporada com apenas dois pilotos – Emanuele Busnelli e Fabio Babini. Mas para a prova de abertura do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, esperavam também contar com os franceses Emmanuel Collard e François Perrodo – este último ainda não consta da lista oficial de inscritos. Ficaram com a 12ª posição ao fim dos três dias do Roar Before The Rolex 24.

Pilotos do carro #46

EMANUELE BUSNELLI (Itália)
52 anos (11/06/1964)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

FABIO BABINI (Itália)
47 anos (03/11/1969)
Twitter: não tem
Graduação: Ouro

EMMANUEL COLLARD (França)
45 anos (04/04/1971)
Twitter: não tem
Graduação: Platina

FRANÇOIS PERRODO (França)
39 anos (14/02/1977)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

PAUL MILLER RACING
Sede: Buford, Geórgia (EUA)
Site oficial: www.paulmillerracing.com

Chefe de Equipe: Mitchell Simmons
Chefe de Mecânicos: Matt Barbaree
Engenheiro: Dave Fullerton

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg

Ano passado, a Paul Miller Racing conquistou a primeira vitória do modelo Lamborghini Huracán na divisão GTD, mais precisamente na etapa do Virginia International Raceway (VIR). Com mais dois pódios, o time fechou o ano em 3º lugar na disputa das escuderias, num bom desempenho dos comandados de Mitchell Simmons dentro da pista. E para 2017, pouca coisa muda: Bryan Sellers e Madison Snow seguem como os pilotos titulares e Bryce Miller disputará as quatro provas do NAEC.

48-PaulMiller
A Paul Miller Racing foi a primeira equipe a ganhar provas na GTD com o Lamborghini Huracán GT3

A novidade está no quarto piloto: já que Mirko Bortolotti foi requisitado pela Grässer Racing Team, quem completa a tripulação nas 24h de Daytona será o veloz italiano Andrea Caldarelli, que disputou provas do GT Asia com um Lamborghini e tem se destacado de forma bastante positiva no Super GT japonês, como piloto oficial da equipe Tom’s. De última hora, foi chamado o sul-africano Dion Von Moltke, que já tinha guiado para a equipe. No recente Roar Before The Rolex 24, o carro #48 do time sediado na Geórgia ficou apenas na 19ª colocação entre os 27 inscritos.

Pilotos do carro #48

BRYAN SELLERS (EUA)
34 anos (19/08/1982)
Twitter: @BryanSellers
Graduação: Ouro

MADISON SNOW (EUA)
21 anos (26/12/1995)
Twitter: @raceboy62
Graduação: Prata

BRYCE MILLER (EUA)
34 anos (26/07/1982)
Twitter: @bryceracer
Graduação: Prata

ANDREA CALDARELLI (Itália)
26 anos (14/02/1990)
Twitter: @andreacalda
Graduação: Ouro

DION VON MOLTKE (África do Sul)
26 anos (27/09/1990)
Twitter: @DionvmR
Graduação: Prata

SPIRIT OF RACE
Sede: Brescia, Itália
Site oficial: www.afcorse.it

Fundador e Chefe de Equipe: Amato Ferrari

Carro: Ferrari 488 GT3
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1240 kg

51-SpiritOfRace
A bela Ferrari #51 da Spirit of Race marca presença nas 24h de Daytona

Um dos – muitos – braços da AF Corse, a Spirit of Race traz mais uma Ferrari 488 GT3 para as 24h de Daytona, fazendo companhia ao solitário carro da Scuderia Corsa que venceu a última temporada na classe GTD. A equipe já participou noutras oportunidades da prova de abertura do IMSA Weather Tech SportsCar Championship e a corrida servirá para a despedida do gentleman driver Peter Ashley Mann, que decidiu parar com o automobilismo. O rendimento do carro #51 no Roar Before The Rolex 24 foi bem razoável – a equipe e os pilotos ficaram com a 15ª posição.

Pilotos do carro #51

PETER ASHLEY MANN (Grã-Bretanha)
59 anos (01/09/1956)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

RINO MASTRONARDI (Itália)
47 anos (14/11/1969)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

MAURIZIO MEDIANI (Itália)
48 anos (21/09/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

DAVIDE RIGON (Itália)
30 anos (26/08/1986)
Twitter: @RigonDavide
Graduação: Platina

ALESSANDRO PIER GUIDI (Itália)
33 anos (18/12/1983)
Twitter: @Ale_PierGuidi
Graduação: Ouro

CORE AUTOSPORT
Sede: Rock Hill, South Carolina (EUA)
Site oficial: www.coreautosport.com

Proprietário: Jonathan Bennett
Chefe de Equipe: Morgan Brady

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1230 kg

54-CORE
Campeã várias vezes da classe Prototype Challenge, a CORE Autosport agora vai com um Porsche 911 GT3-R na classe GTD

Dominante na classe Prototype Challenge desde a extinta American Le Mans Series, a CORE Autosport mudou radicalmente seu programa para 2017, trocando a categoria dos protótipos Oreca FLM09C, que será extinta ao fim deste ano, para investir na divisão GTD com um carro que o time já conhece bem – o Porsche. O piloto e proprietário Jonathan Bennett continua a bordo junto ao fiel Colin Braun. A equipe da Carolina do Sul terá Nic Jönsson nas provas do NAEC e Patrick Long, por enquanto, apenas nas 24h de Daytona. Nos testes do Roar Before The Rolex 24, ficaram com a 17ª colocação.

Pilotos do carro #54

JONATHAN BENNETT (EUA)
51 anos (04/05/1965)
Twitter: @jonbenn54
Graduação: Prata

COLIN BRAUN (EUA)
28 anos (22/09/1988)
Twitter: @colinbraun
Graduação: Ouro

NIC JÖNSSON (Suécia)
49 anos (04/08/1967)
Twitter: @NicJonssonRacer
Graduação: Prata

PATRICK LONG (EUA)
35 anos (28/07/1981)
Twitter: @pLmotorsport
Graduação: Platina

STEVENSON MOTORSPORTS
Sede: Jacksonville, North Carolina (EUA)
Site oficial: www.stevensonmotorsports.com

Proprietário: John Stevenson
Chefe de Equipe: Mike Johnson
Chefe de Mecânicos: Michael Hoffman

Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg

Em sua primeira temporada na série IMSA após as participações na extinta Rolex SportsCar Series, a Stevenson Motorsports teve bom desempenho: conquistou quatro pódios e o melhor dos seus dois carros inscritos ao longo do último ano fez o time terminar em 4º lugar. Mas para 2017, as coisas não estão muito bem resolvidas. A escuderia de John Stevenson ainda não definiu se fará um programa completo neste ano e se terá dois carros ou somente um – como acontecerá nas 24h de Daytona, em que o único Audi R8 LMS inscrito pelo time da Carolina do Norte vai competir com o clássico número fetiche do time, o #57.

57-Stevenson
A Stevenson Motorsports terá apenas um carro nas 24h de Daytona, ainda sem saber se disputa a temporada completa na GTD

Crise à parte, a Stevenson fez todos os testes de pré-temporada de que pôde participar e andou bem em todos eles. No Roar Before The Rolex 24, por exemplo, ficaram com a 3ª colocação.

Pilotos do carro #57

ROBIN LIDDELL (Grã-Bretanha)
42 anos (28/02/1974)
Twitter: @RobinLiddell
Graduação: Ouro

ANDREW DAVIS (EUA)
39 anos (02/11/1977)
Twitter: @andrewdavis59
Graduação: Prata

LAWSON ASCHENBACH (EUA)
33 anos (22/11/1983)
Twitter: @lawsonracing
Graduação: Ouro

MATT BELL (EUA)
31 anos (31/09/1985)
Twitter: @MBellRacing
Graduação: Prata

MANTHEY RACING
Sede: Meuspath, Alemanha
Site oficial: www.manthey-racing.de

Fundador e Chefe de Equipe: Olaf Manthey

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1230 kg

Uma das ótimas novidades para a disputa das 24h de Daytona é a participação da tradicional escuderia alemã Manthey Racing, que segue o exemplo da Frikadelli que alinhou na prova da Flórida ano passado e encarou o desafio com galhardia. A história da Manthey já é antiga, tendo começado no DTM no início da última década e veio atravessando os anos em certames como o International GT Open VLN e o FIA WEC, além de provas tradicionais como as 24h de Spa-Francorchamps e de Nürburgring. Com tanta expertise, os alemães surpreenderam ao anunciar uma participação que ninguém imaginava na clássica prova inaugural do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

59-Manthey
Sven Müller foi o mais rápido do Roar Before The Rolex 24 com o Porsche da Manthey Racing, que faz uma aparição-surpresa na abertura da temporada

E a Manthey Racing surpreendeu ainda mais ao fechar o Roar Before The Rolex 24 com o melhor tempo entre os 27 carros que compôem o grid da GTD. O grande destaque do lineup de pilotos é o alemão Sven Müller, que vai disputar o WEC na classe LMGTE-PRO como piloto oficial de fábrica da Porsche – no time justamente assistido por… Olaf Manthey.

Pilotos do carro #59

SVEN MÜLLER (Alemanha)
24 anos (07/02/1992)
Twitter: @Sven_Mueller14
Graduação: Ouro

HARI PROCZYK (Áustria)
41 anos (09/11/1975)
Twitter: @proczyk
Graduação: Prata

MATTEO CAIROLI (Itália)
20 anos (01/06/1996)
Twitter: @Cairoli96
Graduação: Ouro

REINHOLD RENGER (Alemanha)
48 anos (14/05/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

STEVE SMITH (Suíça)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

SCUDERIA CORSA
Sede: Beverly Hills, Califórnia (EUA)
Site oficial: www.scuderiacorsa.com

Proprietários: Giacomo Mattioli e Art Zafiropoulo
Chefe de Equipe: Eric Bachelart
Diretor Técnico: Roberto Amorosi
Engenheiro: Joseph LaJoie
Chefe de Mecânicos: Wiliam Mendez

Carro: Ferrari 488 GT3
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1240 kg

Campeã do IMSA Weather Tech SportsCar Championship na classe GTD ano passado, a Scuderia Corsa volta para esta temporada com o objetivo de ofertar o bicampeonato aos seus titulares – a dinamarquesa Christina Nielsen e o italiano Alessandro Balzan. Na última temporada, a equipe californiana venceu as 12h de Sebring e as 6h de Watkins Glen, além de conquistar outros cinco pódios ao longo do ano – onde o pior resultado foi o 11º posto em Lime Rock.

63-ScuderiaCorsa
Christina Nielsen e Alessandro Balzan vão brigar pelo bicampeonato da classe GTD, defendendo novamente a Scuderia Corsa

Na prova inaugural de 2017, a equipe fundada por Art Zafiropoulo e Giacomo Mattioli terá os reforços de Sam Bird, piloto oficial da Ferrari no WEC, e do italiano Matteo Cressoni, que vai ajudar Nielsen e Balzan a beliscar também o troféu de campeões da Tequila Patrón North American Endurance Cup. No Roar Before The Rolex 24, o carro #63 fechou a folha de tempos com a 16ª melhor marca.

Pilotos do carro #63

CHRISTINA NIELSEN (Dinamarca)
25 anos (10/01/1992)
Twitter: @ChristinaRacing
Graduação: Prata

ALESSANDRO BALZAN (Itália)
36 anos (17/10/1980)
Twitter: @BalzanAle
Graduação: Ouro

MATTEO CRESSONI (Itália)
32 anos (28/10/1984)
Twitter: @matteocressoni
Graduação: Prata

SAM BIRD (Grã-Bretanha)
30 anos (09/01/1987)
Twitter: @sambirdracing
Graduação: Platina

PARK PLACE MOTORSPORTS
Sede: Dallas, Texas (EUA)
Site oficial: www.parkplace.com

Proprietário: Patrick Lindsey
Chefe de Equipe: Brock Wagner
Chefe de Mecânicos: Gary Biehl
Engenheiro: Gary Horton

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1230 kg

Concessionária Porsche no Texas, a Park Place Motorsports do piloto e proprietário Patrick Lindsey encara mais uma temporada – a segunda com o novo modelo 911 GT3-R. Ano passado, num campeonato de altos e baixos, tiveram como destaque dois pódios – dois 2ºs lugares conquistados em Belle Isle e Road America. Com certeza o pensamento é em melhores desempenhos em 2017, já que no último campeonato figuraram no ranking somente em 11º lugar.

73-ParkPlace
A Park Place Motorsports vai para esta edição das 24h de Daytona exatamente com os mesmos pilotos do ano passado

A tripulação nas 24h de Daytona será exatamente a mesma que competiu na prova do ano passado: os titulares fixos Jörg Bergmeister e Patrick Lindsey terão a companhia de Matt McMurry nas quatro corridas do NAEC e o austríaco Norbert Siedler completa a tripulação. Fecharam o Roar Before The Rolex 24 com o 9º melhor tempo entre os bólidos da categoria.

Pilotos do carro #73

JÖRG BERGMEISTER (Alemanha)
40 anos (13/02/1976)
Twitter: @JBergmeister
Graduação: Platina

PATRICK LINDSEY (EUA)
34 anos (22/04/1982)
Twitter: @plindsey73
Graduação: Prata

MATTHEW McMURRY (EUA)
19 anos (24/11/1997)
Twitter: @mcmurrymatt
Graduação: Prata

NORBERT SIEDLER (Áustria)
34 anos (29/12/1982)
Twitter: @NorbertSiedler
Graduação: Ouro

SUNENERGY1 RACING
Sede: Mooresville, North Carolina (EUA)

Sun Energy 1 CEO: Kenny Habul

Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-AMG M159 6,2 litros V8
Peso mínimo: 1230 kg

Líder no ramo de comercialização de energia solar nos EUA, a SunEnergy1 do piloto australiano Kenny Habul chega ao IMSA Weather Tech SportsCar Championship em 2017. Apesar de ter o suporte da AMG Motorsports, o time com sede na Carolina do Norte não está vinculado à Riley Motorsports de forma alguma. Com experiência em provas da Nascar, Habul surpreendeu ao anunciar a montagem de sua própria escuderia e assim disputar a temporada deste ano – em revezamento com uma velha raposa das pistas, o experiente Boris Said.

75-SunEnergy1
A SunEnergy1 Racing, do piloto e empresário australiano Kenny Habul, é uma das muitas novidades da classe GTD em 2017

O único piloto confirmado para todas as provas do certame é o francês Tristan Vautier e os três estarão competindo juntos nas 24h de Daytona. Por indicação da AMG, o veloz alemão Maro Engel, de 31 anos, completa a tripulação de pilotos junto ao australiano Paul Morris, chamado praticamente de última hora. No Roar Before The Rolex 24, fecharam os treinos com o 7º melhor tempo.

Pilotos do carro #75

TRISTAN VAUTIER (França)
27 anos (22/08/1989)
Twitter: @TristanVautier
Graduação: Ouro

BORIS SAID (EUA)
54 anos (18/09/1962)
Twitter: @borissaid
Graduação: Prata

KENNY HABUL (Austrália)
43 anos (24/05/1973)
Twitter: @kennyhabul
Graduação: Bronze

MARO ENGEL (Alemanha)
31 anos (27/08/1985)
Twitter: @MaroEngel
Graduação: Platina

PAUL MORRIS (Austrália)
49 anos (22/12/1967)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

MICHAEL SHANK RACING
Sede: Pataskala, Ohio (EUA)
Site oficial: www.michaelshankracing.com

Proprietário: Michael Shank
Chefe de Equipe: Justin Harnisfager
Engenheiro: Dale Wise

Carro: Acura NSX GT3
Motor: Acura 3,5 litros V6 Turbo
Peso mínimo: 1210 kg

86-MSR
Fiel há anos à equipe de Michael Shank, o brasileiro Oswaldo Negri disputa a temporada completa a bordo do Acura #86

Participante de muitos anos das competições de Endurance nos EUA, sempre com Esporte-Protótipos, a Michael Shank Racing vem para a temporada 2017 assumindo um grande desafio: a escuderia de Ohio alinha como time oficial da Acura (leia-se Honda) mais uma vez. Só que agora na classe GTD e não só com um carro, mas com dois.

93-MSR
A equipe de Ohio terá o desafio de competir em seu ano de estreia na GTD com dois carros

Desenvolvido febrilmente por Peter Kox ao longo do último ano, o novo Acura NSX é dotado de motor V6 turbo com 3,5 litros de capacidade cúbica. E o fiel recruta Oswaldo Negri será um dos principais dínamos do time de Michael Shank em sua nova caminhada nas pistas. Como curiosidade, Andy Lally e Katherine Legge – que são namorados – vão dividir um dos carros. Para o NAEC, a MSR contará com Tom Dyer e Mark Wilkins. Ryan Hunter-Reay e Graham Rahal completam o lineup para as 24h de Daytona. No Roar Before The Rolex 24, desempenho discreto: 20º tempo para o #93 e 23º para o carro #86.

Pilotos do carro #86

OSWALDO NEGRI (Brasil)
52 anos (29/05/1964)
Twitter: @OzzNegri
Graduação: Prata

JEFF SEGAL (EUA)
31 anos (27/04/1985)
Twitter: @JeffSegal
Graduação: Ouro

TOM DYER (EUA)
38 anos (22/04/1978)
Twitter: @TomDyer_
Graduação: Prata

RYAN-HUNTER REAY (EUA)
36 anos (17/12/1980)
Twitter: @RyanHunterReay
Graduação: Platina

Pilotos do carro #93

ANDY LALLY (EUA)
41 anos (11/02/1975)
Twitter: @AndyLally
Graduação: Ouro

KATHERINE LEGGE (Grã-Bretanha)
36 anos (12/07/1980)
Twitter: @katherinelegge
Graduação: Prata

MARK WILKINS (Canadá)
43 anos (09/05/1983)
Twitter: @MWilkins
Graduação: Prata

GRAHAM RAHAL (EUA)
28 anos (04/01/1989)
Twitter: @GrahamRahal
Graduação: Ouro

TURNER MOTORSPORT
Sede: Amesbury, Massachusssets (EUA)
Site oficial: www.turnermotorsport.com

Proprietário: Will Turner
Chefe de Equipe: Will Turner
Diretor de Competições: Shawn Passen
Chefe de Mecânicos: Kevin Holmes

Carro: BMW M6 GT3
Motor: BMW 4,4 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1230 kg

A situação da Turner Motorsport para a temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship está longe de se definir como positiva, até o presente momento. Os pilotos pagantes – leia-se Bret Curtis e Michael Marsal – que financiaram a operação com dois carros ano passado, bateram em retirada, deixando Will Turner sem saber que rumo tomar. Pelo menos para as 24h de Daytona a equipe concentra esforços no objetivo de competir dignamente – mesmo que seja com um único carro.

97-Turner
A Turner Motorsport luta contra dificuldades financeiras e corre o risco de não ser vista ao longo do campeonato na classe GTD

No Roar Before The Rolex 24, sem ter nenhum piloto 100% definido, a equipe contou apenas com Jens Klingmann, piloto oficial de fábrica da BMW. Ele fez sozinho todos os três dias de treinos na BMN M6 GT3 e ficou com o 25º tempo. Ano passado, a Turner conquistou quatro pódios e venceu duas corridas na divisão, em Mosport Park e no COTA, em Austin. Tomara que Will Turner consiga resolver os problemas e que possamos ver pelo menos um dos carros do construtor bávaro disputando grande parte do campeonato. Nas 24h de Daytona, o carro será partilhado por Klingmann, Maxime Martin, Jesse Krohn e Justin Marks.

Pilotos do carro #97

JENS KLINGMANN (Alemanha)
26 anos (16/07/1990)
Twitter: @JensKlingmann
Graduação: Ouro

MAXIME MARTIN (Bélgica)
30 anos (20/03/1986)
Twitter: @Maxrtin1992
Graduação: Platina

JESSE KROHN (Finlândia)
26 anos (03/09/1990)
Twitter: @Jessekrohn
Graduação: Prata

JUSTIN MARKS (EUA)
35 anos (25/03/1981)
Twitter: @JustinMarksDG
Graduação: Prata

ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire (Grã-Bretanha)
Site oficial: www.astonmartin.com/racing

Prodrive CEO: David Richards
Chefe de Equipe: Paul Howarth

Carro: Aston Martin V12 Vantage GT3
Motor: Aston Martin 6 litros V12
Peso mínimo: 1220 kg

98-AMR
Mais uma vez a Aston Martin Racing estará presente com seu Vantage GT3 nas 24h de Daytona

Como tem sido hábito desde a fusão da Rolex SportsCar Series com a American Le Mans Series, a Aston Martin Racing comparece mais uma vez para disputar as 24h de Daytona. A equipe britânica leva pelo segundo ano consecutivo o modelo Vantage GT3 com seu poderoso motor 6 litros V12 em caráter oficial. Novamente por iniciativa do canadense Paul Dalla Lana, que traz consigo os fiéis parceiros Pedro Lamy e Mathias Lauda, completando o time que disputou a LMGTE-AM no FIA WEC nos dois últimos anos. O quarto piloto em Daytona será o dinamarqueês Marco Sørensen, que junto a Nicki Thiim foi consagrado campeão mundial na LMGTE-PRO. A equipe ficou com a 18ª colocação no Roar Before The Rolex 24.

Pilotos do #98

PAUL DALLA LANA (Canadá)
50 anos (01/02/1966)
Twitter: @pdlnw
Graduação: Bronze

PEDRO LAMY (Portugal)
44 anos (22/03/1972)
Twitter: @PedroLamyRacing
Graduação: Platina

MATHIAS LAUDA (Áustria)
35 anos (30/01/1981)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

MARCO SØRENSEN (Dinamarca)
26 anos (06/09/1990)
Twitter: @Marco_sorensen
Graduação: Ouro

THE RACER’S GROUP (TRG)
Sede: Petaluma, Califórnia (EUA)
Site oficial: www.theracersgroup.com

Proprietário: Kevin Buckler
Chefe de Equipe: Weston Farmer
Chefe de Mecânicos: Jeff Milan

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1230 kg

O bom filho à casa torna: uma das principais equipes clientes da Porsche nos EUA volta a trabalhar com o construtor de Weissach após a experiência com o modelo Vantage V12 GT3 da Aston Martin. E dessa vez Kevin Buckler, o proprietário da TRG, não quer fazer feio: retoma a parceria em grande estilo e o regresso será na mesma pista onde a equipe da Califórnia conquistou uma vitória histórica na geral em 2003.

991-TRG
Regresso: a TRG volta a competir com um Porsche na principal série da IMSA, tendo Wolf Henzler como principal destaque

Os tempos hoje são outros e a equipe já se contentará com um pódio logo na primeira corrida. No Roar Before The Rolex 24 o desempenho do #991 pintado no tradicional tom de azul da equipe, ficou com um razoável 8º lugar. E há gente competente no cockpit, como por exemplo o veloz alemão Wolf Henzler – por sinal, o único piloto até aqui confirmado para 2017. Os demais devem aparecer eventualmente durante o ano ou apenas nas 24h de Daytona.

Pilotos do carro #991

WOLF HENZLER (Alemanha)
41 anos (05/04/1975)
Twitter: @Wolf_Henzler
Graduação: Platina

JAN HEYLEN (Bélgica)
36 anos (01/05/1980)
Twitter: @HeylenJan
Graduação: Prata

SANTIAGO CREEL (México)
30 anos (30/06/1986)
Twitter: @screelg
Graduação: Bronze

MIKE HEDLUND (EUA)
39 anos (31/10/1977)
Twitter: @mike_hedlund
Graduação: Bronze

TIM PAPPAS (EUA)
43 anos (14/09/1973)
Twitter: @tpap54
Graduação: Bronze

Comentários

  • Caro Rodrigo,
    não posso deixar de comentar: é sensacional o trabalho que faz com essas apresentações das equipes! Muito legal acompanhar e “entrar no clima” com antecedência. Sempre curto muito.
    Obrigado e parabéns!

  • Parabéns, Rodrigo Mattar, excelente trabalho de descrição das equipes e pilotos, no Brasil deveríamos ter mais jornalistas apaixonados por automobilismo, assim como você. Eu estava lendo os nomes dos pilotos e reparei neste, Franz Konrad, de 65 anos, cara, que exemplo de amor ao automobilismo este piloto é para as novas gerações de pilotos, pois são poucos que ainda disputam competições importantes com esta idade.

  • Parabéns Rodrigo!!

    Excelente material. Já havia lido um pouco no site da IMSA, mas este foi enriquecido com seus comentários.

    Este ano realizarei o sonho de assistir à prova ao vivo em Daytona e este será um ótimo guia.

    Espero que continue sempre com esse trabalho diferenciado.

    Abs,