AsLMS: pole para a Jackie Chan DC Racing em Buriram

35-Jackie-Chan-DC-Racing-aslms-2016-zhuhai-free-1

RIO DE JANEIRO – O sino-holandês Ho-Pin Tung é o pole position para a 3ª etapa do Asian Le Mans Series (AsLMS) que se realiza neste domingo no Buriram International Circuit em Chang, na Tailândia. Com o carro #35 da equipe Jackie Chan DC Racing, ele fez o melhor tempo no treino que definiu neste sábado o grid de largada da corrida que terá 26 bólidos de cinco categorias em busca da vitória nas 4h da Tailândia.

O tempo da pole é de 1’26″954 para os 4,554 km do circuito, quase sete décimos abaixo da marca do francês Andrea Pizzitola, que registrou 1’27″616 com o #25 da Algarve Pro Racing. O britânico Struan Moore fez o 3º tempo com o Oreca #8 da Race Performance, também na casa de 1’27”, enquanto Mark Patterson, no segundo carro da Algarve – a partir dessa etapa todo tripulado com pilotos de graduação bronze – não conseguiu andar abaixo de 1’29”.

Na LMP3, o ponto extra da pole position vai para a Tockwith Motorsports – Nigel Hanson cravou 1’30″154, aproximadamente sete décimos mais rápido que Scott Andrews. O escocês Charlie Robertson, com o Ginetta da PRT Racing, completou os três primeiros.

Desta vez, nenhum GT larga embolado no meio dos LMP3 e a pole dos carros de Grã-Turismo foi de Alessandro Pier Guidi (BBT Racing), numa classificação muito disputada. Oito carros ficaram dentro do mesmo segundo e o português Rui Águas, segundo mais rápido com a Ferrari da Spirit of Race, foi superado por apenas 0″031.

Tom Blomqvist levou a BMW da equipe Fist Team AAI ao 3º posto do grid, seguido por Alex Riberas (DH Racing) e Matt Griffin (Clearwater Racing). Dos 25 carros que marcaram tempo, o último foi o único Porsche GT Cup, guiado por John Curran. O protótipo CN da PS Racing chegou a participar do segundo treino livre que antecedeu a classificação oficial – mas não fez tomada de tempo e, caso largue, será da última posição.

Comentários

  • Só uma dúvida…este Oreca 03 da equipe do Jackie Chan já não está fora do regulamento do ACO?
    Aliás, deve haver vários destes encostados pela Europa (sede da maioria das equipes…), Oreca 03, Morgan, HPD e Gibson 015s…deve haver outros…lembrei destes.

    • O AsLMS ainda permitirá protótipos abertos por mais um tempo. Mas para correr nas 24h de Le Mans, terão que andar com carros fechados.

      • Hum…isso quer dizer que se por ventura houvesse a criação de um certame na América do Sul poderia também haver esta “tolerância” por parte do ACO. Tá ai a dica para os donos de equipe que sonham (não sei se sonham né…) com um campeonato no molde Le Mans/ACO aqui neste continente…além destes modelos que citei no primeiro comentário, lembrei que até mesmo os Ligier JS P2 já estão sendo encostados por alguns times da Europa e USA por troca pelos novos modelos…esses “fora de linha” devem estar bais baratos.