AsLMS: Race Performance abre treinos com melhor tempo em Buriram

MOTORSPORT : ASIAN LE MANS SERIES - ROUND 3 - BURIRAM (THA) 01/06-08/2017RIO DE JANEIRO – Sim, leitores e leitoras! Tem Endurance internacional neste fim de semana: é a 3ª e penúltima etapa do Asian Le Mans Series 2016/17, certame que indicará três equipes campeãs para receber um convite do Automobile Club de l’Ouest (ACO) com vistas às 24h de Le Mans deste ano.

E enquanto o convite não vem, as escuderias correm atrás de bons resultados. Hoje começaram as atividades de pista lá do outro lado do planeta, no circuito tailandês Buriram International, com o primeiro treino livre para a corrida deste domingo, com 4h de duração. A folha de tempos apontou a Race Performance com o melhor tempo do dia em 1’28″126 para os 4,554 km do traçado, a uma média superior a 186 km/h. O autor da melhor volta da sessão foi o britânico Struan Moore, que dividirá o carro #8 com Giorgio Maggi e Fabien Schiller.

O sino-holandês Ho-Pin Tung classificou o Oreca 03R Nissan #35 da Jackie Chan DC Racing com o 2º melhor tempo, a 0″391 do carro mais rápido. Andrea Pizzitola, que foi remanejado para o Ligier JS P2 Nissan #25 da escuderia anglo-portuguesa Algarve Pro Racing, ficou também dentro do mesmo segundo. Já o outro carro do time dirigido por Stewart e Samantha Cox, o #24 de Michael Munnemann, foi batido por 1″737.

A Wineurasia conquistou o melhor tempo entre as equipes com os protótipos LMP3. Aidan Read cravou 1’31″420 com o bólido #99, quase meio segundo mais rápido que James Winslow no #1 da Jackie Chan DC Racing. Weiron Tan foi o terceiro piloto mais rápido da categoria, a bordo do protótipo da Aylezo Ecotint Racing.

Na sequência vieram o #85 da G-Print by Triple 1 com Hanss Lin e o Ginetta LMP3 da PRT Motorsport guiado pelo escocês Charlie Robertson.

O top 10 geral foi fechado pelo melhor entre os 12 inscritos na divisão GT: a Ferrari 488 GT3 da BBT Racing liderou em sua divisão com a marca de 1’33″263, graças à categoria do ótimo piloto italiano Alessandro Pier Guidi. Tom Blomqvist foi o 2º com a BMW M6 do Team AAI, a meros três décimos da Ferrari. O austríaco Philipp Eng colocou o segundo carro da equipe de Taiwan no top 3 da classe.

Rino Mastronardi surpreendeu e foi o mais rápido do trio da Ferrari #3 da DH Racing, que ficou na 4ª posição entre os GTs. E o ex-Fórmula 1 Alex Yoong, no Audi R8 LMS do Audi Team Korea, ficou em quinto.

O único Porsche GT Cup inscrito e o único protótipo CN presente acabaram por fechar a folha de tempos em que 25 dos confirmados 26 carros andaram no primeiro treino livre em Buriram: a Ligier JS P3 Nissan da Tockwith Motorsports inscrita para Nigel Moore/Philip Hanson não fez tomada de tempo. Em relação à primeira lista de inscritos previamente divulgada, a única baixa foi o protótipo ADESS 03 LMP3 Nissan da PS Racing, que se acidentara nas 4h de Fuji.

Comentários