Roar Before The Rolex 24, dia #1: Rebellion larga na frente em Daytona

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Ainda vestindo preto-carbono, o Oreca 07 LMP2 com motor Gibson V8 alinhado pela Rebellion Racing foi o carro mais rápido no primeiro dia de treinos do Roar Before The Rolex 24 na Flórida (Foto: John Dagys/Sportscar365.net)

RIO DE JANEIRO – O Roar Before The Rolex 24 começou com tudo no Daytona International Speedway nesta sexta-feira. Mesmo sendo inverno nos EUA, um dia de céu azul abrilhantou o visual na Flórida e os 55 carros confirmados para três dias de testes iniciaram a preparação para a abertura da temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

E quem comandou a folha de tempos foi uma convidada das mais atrevidas: a equipe suíça Rebellion Racing, que alinha um protótipo Oreca 07 Gibson LMP2, fez o melhor tempo da sexta-feira que teve duas sessões de treinamentos – uma de 1h45min de duração e outra com 2h30min. O suíço Neel Jani fez a melhor volta no finzinho da segunda sessão de testes em 1’39″160, média de 208,027 km/h para os 5,73 km de extensão do circuito que aproveita parte do traçado oval das provas da Nascar.

Outro Oreca 07 Gibson LMP2 andou bem hoje no primeiro dia: guiado pelo suíço Mathias Beche, o #85 da JDC-Miller Motorsports apareceu como a segunda força entre os 12 carros da classe Prototype – 1’39″434 na melhor volta do bólido do time que sobe neste ano de 2017 da Prototype Challenge para o pelotão de elite da IWSC.

Entre os DPi inscritos, o mais rápido do primeiro dia foi o Cadillac DPi-V.R #10 da Wayne Taylor Racing: Ricky Taylor alcançou a marca de 1’39″490 com o único protótipo dentro das novas especificações da IMSA a virar abaixo de 1’40”. O Ligier JS P217 LMP2 da PR1/Mathiasen Motorsports ficou em quarto com Tom Kimber-Smith a bordo, seguido do Oreca 07 Gibson LMP2 #81 da Dragonspeed, pelo Cadillac #5 da Action Express Racing e do Mazda RT24-P DPi #55.

Com um plantel de apenas cinco carros, a Prototype Challenge viu seu total reduzido a quatro para o fim das atividades da sexta-feira: o carro #38 da Performance Tech Racing sofreu um acidente no primeiro treino livre e o carro sofreu danos consideráveis de chassi, suspensão e – principalmente – câmbio. A caixa foi completamente inutilizada na batida sofrida pelo novato Clark Toppe. A equipe liderada por Brent O’Neill aguarda por uma caixa reserva da X-Trac que vem de Indianápolis, para dar sequência aos testes.

Enquanto isso, o carro #20 da BAR1 Motorsports fez o melhor tempo do dia entre os protótipos Oreca FLM09 Chevrolet V8 – 1’42″701, contra 1’43″865 do segundo colocado – também alinhado pelo time de Brian Alder. A Starworks rodou na casa de 1’44” baixo e ficou em terceiro na categoria.

Na GTLM, que terá 11 carros na abertura do campeonato, o Chevrolet Corvette C7-R #3 começou com a volta mais rápida: Jan Magnussen cravou 1’44″760, somente 0″013 melhor que um dos quatro Ford GT EcoBoost inscritos pela Chip Ganassi Racing, num “Tour de Force” semelhante ao realizado por ocasião das 24h de Le Mans, quando andou também a equipe da IMSA. Desta vez, é o time do WEC que atravessa o Atlântico e vem para a primeira prova importante do ano. O brasileiro Tony Kanaan é aguardado para andar no carro pela primeira vez neste sábado.

As BMW M6 GTLM da equipe Rahal Letterman Racing (RLL) viraram tempos muito próximos, sempre na casa de 1’45” – Augusto Farfus, que fez a melhor marca dos carros bávaros, rodou em 1’45″267. O novo Porsche 911 GTE fez tempos muito semelhantes e a Ferrari 488 GTE da Risi Competizione também rodou nesta mesma faixa. Equilíbrio é sempre a tônica da principal divisão dos bólidos Grã-Turismo, derivados de modelos de produção em série.

Andrew Davis foi o mais rápido do primeiro dia de treinos entre os pilotos da divisão GTD, que promete ser a mais numerosa na abertura da temporada. Com o Audi R8 LMS da Stevenson Motorsports, o piloto cravou 1’47″553 contra 1’47″629 de Connor De Philippi, o mais veloz pela manhã com o Audi #29 da Montaplast by Land Motorsport. Dentre os novos carros da categoria, o Mercedes-AMG GT3 foi o que melhor se sobressaiu: 3º tempo para o carro #50 da equipe AMG-Weather Tech Racing e quarto para o #75 da AMG-SunEnergy1 Racing.

Oswaldo Negri fez o tempo de 1’48″871 com outra das novidades do primeiro treino – o Acura NSX GT3. Na segunda sessão, os tempos do carro #86 baixaram para 1’48″216 – nono melhor tempo na segunda sessão.

Neste sábado, a IMSA programou três sessões de testes, somando 5h30 de atividades de pista. A primeira com 1h45min de duração de 9h às 10h45 locais (12h às 13h45 de Brasília). O segundo treino do dia terá duração de 2h45min e vai de 13h05 às 15h50 locais (16h05 às 18h50 de Brasília). E por fim, será realizada uma sessão à noite, com duração de 1h30 – de 18h30 às 20h na Flórida (21h30 às 23h00 pelo horário de Brasília).

Comentários

  • Vi alguns vídeos que já estão pipocando no Youtube e fiquei com água na boca…os novos protótipos DPI são lindíssimos, assim como os novos LMP2…particularmente achei o carro da Patron-ESM uma obra-prima e certamente a organização do campeonato acertou em cheio para torna-lo atraente para as equipes e fãs. Também vou ficar bem atento à GTLM com os novos Porsche…grande expectativa, além da Ganassi que desta vez parece que não vai se fazer de morta para se preparar para Le Mans e os sempre favoritos da Corvette Racing. E tem ainda a GTD com vários carros novos e a presença do Negri. Todos os elementos para ser a melhor temporada desta categoria.