Roar Before The Rolex, dia #3: DragonSpeed fica com o melhor tempo do fim de semana
RIO DE JANEIRO – Terminou neste domingo o Roar Before The Rolex 24, o treino obrigatório para as equipes que deverão participar das 24h de Daytona, no último fim de semana do mês. E no combinado das sete sessões de testes realizadas desde sexta-feira, deu DragonSpeed com o melhor tempo: com a pista mais fria neste domingo, o britânico Ben Hanley foi o piloto mais rápido do fim de semana com o carro #81 do time de Elton Julian.
Hanley fez 1’38″343 para os 5,73 km do traçado do Daytona International Speedway, somente 0″020 mais rápido que o Mazda RT24-P DPi guiado por Jonathan Bomarito. O protótipo #55 também foi o carro mais rápido no ponto de medição de velocidades máximas na pista da Flórida – 197.1 mph, cerca de 317,139 km/h.
O Oreca 07 #13 da Rebellion Racing ficou com o 3º melhor tempo – 1’38″408, cortesia de Sébastien Buemi, que veio de Las Vegas assim como Nick Heidfeld e Stéphane Sarrazin. Os três participavam do ePrix virtual da Fórmula E, para promover a corrida que será disputada na Capital Mundial do Jogo.
A quarta marca foi do Ligier JS P217 da PR1/Mathiasen Motorsports, que no último treino alcançou 1’38″596 via Jose Gutierrez. O português João Barbosa fechou o top 5 dos protótipos da classe principal com o Cadillac DPi-V.R da Action Express Racing – 1’38″639.
Christian Fittipaldi fez sua melhor volta em 1’39″119 no Roar, completando apenas 20 voltas de acordo com a cronometragem oficial. Pipo Derani fez 29 voltas a bordo do Nissan Ligier DPi da Tequila Patrón ESM, a melhor delas em 1’39″654. Bruno Senna percorreu 54 passagens durante os três dias de testes – 1’41″099 foi o melhor tempo do piloto brasileiro.
Na divisão Prototype Challenge, o reconstruído #38 da Performance Tech ainda deixou a pista de Daytona com o melhor tempo dos ensaios – James French marcou 1’41″888 na sessão matinal de hoje. Nick Boulle ficou em 2º na soma dos três dias com o carro #26 da BAR1 Motorsports e Gustavo Yacaman foi o autor da melhor volta do #20, o 3º carro mais rápido da categoria. Ben Keating e Sebastian Saavedra fizeram os melhores tempos a bordo dos dois protótipos alinhados pela Starworks.
A Ford fez 1-2 na classe GTLM: Ryan Briscoe foi o autor da melhor volta do Roar em sua categoria com o carro #67. O australiano virou 1’44″380 pela manhã de hoje, batendo o tempo de Scott Dixon com o mesmo carro, no dia de ontem. Tony Kanaan se entendeu muito bem com seu novo “brinquedo” e hoje já marcou 1’44″645, deixando o #69 em segundo. John Edwards foi o 3º mais rápido com a BMW M6 GTLM da equipe de Bobby Rahal, seguido por Toni Vilander na Ferrari 488 GTE da Risi Competizione e pelo Corvette C7-R tripulado por Marcel Fässler.
Aliás, por falar em Fässler, o piloto suíço passou por um grande susto na primeira sessão do dia: o carro #4 de repente começou a pegar fogo quando entrava na curva #2 do oval de Daytona. Marcel escapou do cockpit com alguns ferimentos. Nada grave, se considerado que o Corvette ficou bem marcado pelas chamas. A equipe começou a investigar os motivos do incêndio e, por precaução, o carro #3 sequer foi para a pista na última sessão, que teve apenas 34 carros dos 55 inscritos marcando tempo.
Augusto Farfus deu sua parcela de colaboração com a BMW M6 GTLM #19 da equipe de Bobby Rahal. Com o “Art Car” concebido por John Baldessari, o curitibano deu 42 voltas e fez o tempo de 1’45″089. Alexander Sims foi o mais rápido do time, ao marcar 1’44″764 – 8º melhor tempo entre os onze inscritos de sua classe.
E na GTD, o piloto de fábrica da Porsche Sven Müller estabeleceu o melhor tempo dos três dias de treinos no Roar: com o #59 da Manthey Racing, o alemão marcou 1’46″810 – também na primeira sessão de treinos deste domingo. Quase um décimo de segundo atrás veio a Mercedes-AMG GT3 da equipe Riley Motorsports, tripulada pelo holandês Jeroen Bleekemolen. E os três Audi R8 LMS vieram na sequência, fechando o top 5: o #57 da Stevenson Motorsports com Robin Liddell; o #29 da Montaplast by Land Motorsport, com Jules Gounon a bordo e o #23 da Alex Job Racing graças ao experiente Pierre Kaffer.
Oswaldo Negri fez sua melhor volta a bordo do Acura NSX GT3 na última sessão – 1’48″160. A melhor volta do #86 foi 1’48″131, com Jeff Segal. A Michael Shank Racing ficou com o 23º tempo na divisão mais numerosa do plantel de inscritos dos treinos preparatórios.
E um total de 195 pilotos completou pelo menos uma volta nos testes. Até quem ficou a pé como o estadunidense Spencer Pumpelly, apeado da equipe Change Racing para entrar o holandês Jeroen Mul, conseguiu um cockpit: o piloto deu algumas voltas com o #28 da Alegra Motorsports e se colocou à disposição para participar da corrida. Até porque ninguém quer ficar de fora de uma prova tão importante, não é mesmo?
Pouco mais de duas semanas e vamos conferir esse provão e, embora numa prova de 24h absolutamente tudo pode acontecer alguns já se mostram favoritos em suas subclasses:
Na P vejo Mazda e Rebellion como os maiores candidatos à vitória, sem esquecer de DragonSpeed e Patron…coloco todos esses como favoritos na classe pelo que foi mostrado até agora nos testes, mas sinceramente até por conta da resistência e confiabilidade, creio que a vitória será de um LMP2.
Na GTLM, nota-se que a Chip Ganassi desta vez vem para brigar por vitória, porque ano passado ficou evidente que deram um blefe, né…o carro vinha capengando e de repente vencem sem se esforçar muito em Laguna Seca, ainda pelo IMSA e depois vencem simplesmente em Le Mans, que era a meta da marca…se vão vencer esta prova agora é outra história, mas sem dúvida vem fortes com os 4 carros.
Minha expectativa é quanto aos Porsches…acho que eles virão com tudo para recuperar a competitividade que ficou meio para trás ano passado.
E na GTD acho que ainda não dá para apontar um favorito mas o novo carro da MSR e o Negri terão toda a minha torcida.
Para quem quer conferir as novas máquinas há alguns vídeos dos testes circulando no Youtube…recomendo.
E os Porsches RSR da GTLM???
Tiveram bom desempenho, mas não figuraram entre os primeiros colocados.
Acredito que essa será a categoria de Prototipos, GTs reunidos mais competitiva da temporada entre todas, inclusive mais que a WEC…