WRC: 44 carros confirmados no Rali da Suécia

PA1848469.0036
Ano passado, por falta de neve, o Rali da Suécia foi atípico, com várias especiais canceladas. A expectativa é de um evento menos atribulado em 2017

RIO DE JANEIRO – A temporada 2017 do WRC ainda não começou – terá início no fim de semana de 20 a 22 deste mês com a disputa do lendário Rali de Monte-Carlo. Mas os organizadores do Rali da Suécia se anteciparam e anunciaram a primeira lista de entradas para a 2ª etapa do Campeonato Mundial de Rali.

São 44 duplas já anunciadas, sendo 14 concorrentes na turma de cima – com novidades: Mads Østberg, como já anunciado na imprensa internacional, volta com um Ford Fiesta preparado dentro do novo regulamento. Ele e Martin Prokop correrão o resto do campeonato como pilotos não-oficiais, embora a inscrição do norueguês e de seu navegador Ola Fløene esteja atrelada ao M-Sport World Rally Team. Craig Breen e o copiloto Scott Martin estarão no novo Citroën C3 WRC e Stéphane Lefévbre formará a dupla com Garbin Moreau no DS3 WRC ainda baseado no antigo regulamento. Os dois vão correr assim em revezamento na primeira parte do campeonato ou de acordo com a necessidade do construtor francês.

Duas inscrições do WRC Trophy, competição paralela para pilotos e times privados, completam o total de inscritos na chamada “prioridade um” do regulamento técnico e desportivo do Mundial de Rali: Lorenzo Bertelli/Simone Scattolin vão com o Ford Fiesta da FWRT e um Mini da Eurolamp World Rally Team será alinhado para o ucraniano Valeriy Gorban e para o estoniano Sergei Larens.

O plantel do WRC2 terá 13 duplas. Como os pilotos e navegadores têm de disputar um limite de sete provas, muitos que estarão no Rali de Monte-Carlo não serão vistos na Suécia. Um dos destaques é a dupla finlandesa Teemu Sunninen/Markko Markkula, a bordo de um Ford Fiesta da M-Sport, que também alinha um carro para Eric Camilli/Benjamin Veillas. O norueguês Eyvind Brinyldsen, que no ano passado bateu o recorde do salto mais longo em Colin’s Crest com 45 metros de extensão, vai num outro Fiesta da Adapta Motorsport, a equipe do pai de Mads Østberg.

Dois Skoda Fabia serão inscritos para o norueguês Ole Christian Velby e seu navegador Stig Rune Skjærmoen, este pela equipe Printsport e pela equipe oficial estarão Pontus Tidemand/Jonas Änderssön, esperanças locais de um bom resultado. Andreas Mikkelsen/Anders Jäger Synnevag não vão participar da 2ª etapa da temporada.

Os demais carros anunciados dentro do regulamento RC2 não competirão por pontos no WRC2. Outros seis carros – três inscritos como RC3 e os demais como RC4 – completam o plantel já confirmado para a disputa marcada entre 9 e 12 de fevereiro.

Ano passado, o Rali da Suécia – vencido pelo atual tetracampeão Sébastien Ogier, agora na Ford, foi prejudicado – acreditem – pela falta de neve, que tornou impraticável a disputa em vários trechos previstos, cobertos apenas por uma lama que impediu a realização de várias especiais. As lendárias passagens por Hagfors e Vargasen estão garantidas e o evento terá 18 especiais cronometradas. O parque de serviço para as equipes será em Torsby.

Comentários