WRC: 44 carros confirmados no Rali da Suécia

W
PA1848469.0036
Ano passado, por falta de neve, o Rali da Suécia foi atípico, com várias especiais canceladas. A expectativa é de um evento menos atribulado em 2017

RIO DE JANEIRO – A temporada 2017 do WRC ainda não começou – terá início no fim de semana de 20 a 22 deste mês com a disputa do lendário Rali de Monte-Carlo. Mas os organizadores do Rali da Suécia se anteciparam e anunciaram a primeira lista de entradas para a 2ª etapa do Campeonato Mundial de Rali.

São 44 duplas já anunciadas, sendo 14 concorrentes na turma de cima – com novidades: Mads Østberg, como já anunciado na imprensa internacional, volta com um Ford Fiesta preparado dentro do novo regulamento. Ele e Martin Prokop correrão o resto do campeonato como pilotos não-oficiais, embora a inscrição do norueguês e de seu navegador Ola Fløene esteja atrelada ao M-Sport World Rally Team. Craig Breen e o copiloto Scott Martin estarão no novo Citroën C3 WRC e Stéphane Lefévbre formará a dupla com Garbin Moreau no DS3 WRC ainda baseado no antigo regulamento. Os dois vão correr assim em revezamento na primeira parte do campeonato ou de acordo com a necessidade do construtor francês.

Duas inscrições do WRC Trophy, competição paralela para pilotos e times privados, completam o total de inscritos na chamada “prioridade um” do regulamento técnico e desportivo do Mundial de Rali: Lorenzo Bertelli/Simone Scattolin vão com o Ford Fiesta da FWRT e um Mini da Eurolamp World Rally Team será alinhado para o ucraniano Valeriy Gorban e para o estoniano Sergei Larens.

O plantel do WRC2 terá 13 duplas. Como os pilotos e navegadores têm de disputar um limite de sete provas, muitos que estarão no Rali de Monte-Carlo não serão vistos na Suécia. Um dos destaques é a dupla finlandesa Teemu Sunninen/Markko Markkula, a bordo de um Ford Fiesta da M-Sport, que também alinha um carro para Eric Camilli/Benjamin Veillas. O norueguês Eyvind Brinyldsen, que no ano passado bateu o recorde do salto mais longo em Colin’s Crest com 45 metros de extensão, vai num outro Fiesta da Adapta Motorsport, a equipe do pai de Mads Østberg.

Dois Skoda Fabia serão inscritos para o norueguês Ole Christian Velby e seu navegador Stig Rune Skjærmoen, este pela equipe Printsport e pela equipe oficial estarão Pontus Tidemand/Jonas Änderssön, esperanças locais de um bom resultado. Andreas Mikkelsen/Anders Jäger Synnevag não vão participar da 2ª etapa da temporada.

Os demais carros anunciados dentro do regulamento RC2 não competirão por pontos no WRC2. Outros seis carros – três inscritos como RC3 e os demais como RC4 – completam o plantel já confirmado para a disputa marcada entre 9 e 12 de fevereiro.

Ano passado, o Rali da Suécia – vencido pelo atual tetracampeão Sébastien Ogier, agora na Ford, foi prejudicado – acreditem – pela falta de neve, que tornou impraticável a disputa em vários trechos previstos, cobertos apenas por uma lama que impediu a realização de várias especiais. As lendárias passagens por Hagfors e Vargasen estão garantidas e o evento terá 18 especiais cronometradas. O parque de serviço para as equipes será em Torsby.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames