12h de Bathurst: Ingall abre primeiro treino na ponta

Bath12hr-16-01312nd-770x480
As 12 Horas de Bathurst vão alinhar mais de 50 carros no lendário circuito de Mount Panorama, com 23 curvas e 6,231 km de extensão

RIO DE JANEIRO (The Mountain!) – Após a espetacular disputa das últimas 24h de Daytona, o fã de automobilismo terá neste fim de semana o privilégio de acompanhar mais uma edição das 12h de Bathurst, que serão disputadas pela décima-sexta vez em sua história, desde 1991 – com direito a um intervalo entre 1996 e 2006, quando o evento não foi disputado.

O circuito de Mount Panorama, com seus 6,231 km de extensão e 23 curvas, com o ponto mais alto a 826 metros acima do nível do mar, é um dos mais espetaculares do esporte e a prova terá um grid sensacional, com mais de 50 carros na pista.

Para nós, do Brasil, ainda é quinta-feira. Mas é bom lembrar que a corrida é do outro lado do mundo e na Austrália já é sexta e então tivemos os primeiros treinos livres como preparação para a definição do grid, que será no sábado (madrugada de sexta para nós). Na primeira sessão, apenas os pilotos de graduação ouro e platina não puderam andar: foi o treino dos “amadores”, digamos assim. E o melhor tempo foi de um piloto que está bem longe de ser amador.

Aos 52 anos de idade, o veteraníssimo Russell “Enforcer” Ingall mostrou que está com os reflexos apurados: com a BMW M6 GT3 da equipe Steve Richards Motorsport (SRM), ele fez o melhor tempo da primeira sessão, rodando em 2’06″439. Ele partilha o carro #7 com Tony Longhurst, Mark Skaife e com o ex-piloto de Fórmula 1 Timo Glock.

“Poder participar desse primeiro treino nos confere uma ligeira vantagem no acerto do carro”, confessou Ingall, vencedor por duas vezes da clássica prova de 1000 km disputada lá mesmo e válida pelo V8 Supercars australiano.

“Estive algum tempo afastado do esporte, por isso mesmo eu talvez seja considerado um amador”, disse o “Enforcer”. “A pista não está ruim e fizemos alguns bons quilômetros hoje. Fizemos a nossa lição de casa depois de 3 mil km de testes”, completou o piloto.

Em 2º lugar na primeira sessão livre ficou o Aston Martin #35 da Miedecke-Stone Motorsport, com o tempo de 2’07″202, mais de sete décimos acima do tempo de Russell Ingall. Dean Canto foi o 3º mais rápido com o Lamborghini Huracán GT3 #29 alinhado pela Trofeo Motorsport.

O estreante Ricky Collard fez o quarto tempo com a BMW #99 da Walkenhorst Motorsport e Ash Samadi fechou o top 5 com o Audi #3 do Team ASR Pty LTD.

Ao todo, 42 carros foram para a pista nessa primeira sessão, em que o Dodge Viper Coupé da Daytona Supercars foi o mais rápido da classe Invitational, com 2’10″344 (7º tempo geral). Na classe B, a Grove Motorsport começou na frente, com a marca de 2’15″749. O Porsche #19 da ProSport Performance foi o mais veloz da classe C, cravando 2’23″481 na melhor volta.

Comentários