ELMS: 36 carros na temporada completa

Car # 29 / PEGASUS RACING / DEU / Morgan - Nissan / Ins Taittinger (FRA) / RŽmy Striebig (FRA) / LŽo Roussel (FRA) - ELMS 4 Hours of Silverstone  - Silverstone Circuit - Towcester, Northamptonshire - UK
O ELMS em 2017 largará em Silverstone com 36 carros na lista “full season” divulgada hoje na França

RIO DE JANEIRO – A Le Mans Endurance Management (LMEM) anunciou hoje a lista oficial de inscritos para a temporada 2017 do European Le Mans Series (ELMS). O campeonato, que terá seis etapas e começa em Silverstone no mesmo fim de semana de abertura do FIA WEC, o Mundial de Endurance, contará com 36 bólidos na lista oficial de entradas.

Lista oficial de inscritos AQUI

Serão 13 protótipos LMP2, junto a 16 LMP3 e apenas sete LMGTE compondo o plantel da série Le Mans Europeia, com bastante novidades em relação ao ano passado.

A começar pela nova era dos protótipos daquela que é a principal categoria do ELMS, com quatro construtores nomeados pelo ACO desde o ano passado, motores Gibson GK428 V8 com 600 HP de potência e ECU Cosworth. Pacote técnico absolutamente igual para todos os competidores visando estabilidade e custos mais baixos. Só os chassis é que diferem e a Riley Technologies não tem nenhum cliente sequer. A italiana Dallara terá quatro bólidos, a Onroak Automotive comercializou cinco novos Ligier e a Oreca responde pelos restantes quatro chassis na divisão LMP2.

As novidades do ano são a participação da United Autosports na turma de cima; a estreia da Tockwith Motorsports após uma boa campanha na LMP3 e o título do Asian Le Mans Series nesta divisão; a Graff Racing da França com dois carros; e as estreias do Racing Team Nederland e da High Class Racing, oriunda da Dinamarca. Outra equipe que sobe da LMP3 é a Cetilar Villorba Corse, da Itália.

Rubens Barrichello será – por enquanto – o único piloto brasileiro participando no ELMS e o carro dele terá o numeral #29. O Dallara P217 Gibson do Racing Team Nederland terá ainda os holandeses Jan Lammers e Frits Van Eerd.

A realçar a ausência de várias escuderias que até o ano passado eram habitués do certame, provavelmente em razão da mudança de regulamento: Pegasus Racing, Murphy Prototypes e Race Performance estão fora. Notável é a saída da Greaves Motorsport, campeã do ELMS em 2015, bem como a ausência da Krohn Racing e da Eurasia Motorsport. Uma pena.

Na LMP3, a subida da Tockwith e da Cetilar Villorba Corse também contribuiu para a redução do grid, bem como a saída da OAK Racing, da Race Performance, da Murphy e da Graff – que concentrará seus esforços no ELMS apenas na LMP2. Uma das únicas equipes novas na categoria é a AT Racing – com bandeira austríaca, a organização de Aliaksandr Talkanitsa sobe da LMGTE para os Protótipos.

A outra nova organização é a italiana Oregon, que traz uma das outras novidades para 2017: a estreia do chassi Norma M30, para concorrer com os Ligier JS P3. O construtor francês fornecerá dois carros – um exatamente para a Oregon e outro para a M Racing-YMR do tetracampeão do WTCC Yvan Muller.

Entre os modelos de Grã-Turismo, apenas sete carros de três marcas compõem o plantel. A nova Ferrari 488 GTE fará enfim sua estreia no ELMS via Spirit of Race, um dos braços da italiana AF Corse. A JMW Motorsport optou por manter o modelo F458 Italia com que disputou a última temporada, ainda com motor 4,5 litros aspirado.

A Proton Competition confirmou dois Porsche 911 (991) RSR para mais uma participação no certame. A TF Sport, que disputou o Britânico de Grã-Turismo, o International GT Open e venceu a Michelin GT3 Le Mans Cup, sobe para a LMGTE com um Aston Martin Vantage V8. Completa a lista a equipe britânica Beechdean AMR, com um segundo Aston Martin.

Comentários