W08: simplicidade e eficiência

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RIO DE JANEIRO – Este é um carro que foge do padrão (por enquanto…) que tínhamos vísto nos outros lançamentos. Assim como a Williams, o novo Mercedes-Benz W08 que será guiado neste ano por Lewis Hamilton e Valtteri Bottas não apela para a barbatana proeminente no cofre do motor. Os segredos dos Flechas de Prata são outros.

Para manter o protagonismo e a hegemonia conquistada ao longo dos últimos anos, a turma da engenharia da marca da estrela de três pontas preparou um carro que tem a seção dianteira sem muitas invencionices, exceto pela quantidade de aletas nas asas. Mais encorpado, como manda o novo regulamento, que traz de volta os pneus mais largos, o W08 agradou de cara ao tricampeão Lewis Hamilton.

“Tem muito grip em curva. E o carro é uma besta. Muito rápido”, elogiou. Desacostumado com os carros largos – o último que guiou foi o McLaren de 2008, Lewis fez uma comparação até divertida. “Parece um navio”, disse o britânico. E para Valtteri Bottas será a primeira experiência com os F1 mais largos, já que sua entrada na categoria foi há poucos anos.

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A princípio, as inovações do W08 estão no sistema de suspensão e na adoção de um artefato chamado T-Wing: explorando uma brecha do regulamento, os engenheiros da Mercedes trazem, acoplada na cobertura do motor, no limite da altura prevista nas regras, uma asa em formato de “T”. O aerodinamicista Aldo Costa garante que não será a única inovação a ser testada na pré-temporada. “É um programa contínuo de evolução”, garante.

Inclusive está previsto que o W08 seja equipado também com uma barbatana no cofre do motor durante os treinos. Por isso, o “por enquanto”, quando eu disse que o carro foge do padrão dos outros Fórmula 1 apresentados até o momento.

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