WEC: Toyota confirma López titular e 3º carro em Spa e Sarthe

fia-wec-2016-prologue-paul-ricard-118-730x487
Finalmente: Toyota fecha questão e terá três carros em Spa e nas 24h de Le Mans; o argentino “Pechito” López foi também confirmado entre os titulares em 2017

RIO DE JANEIRO (Chegou o dia!) – A poucas horas do anúncio oficial dos participantes full season do FIA WEC e do ELMS, bem como da lista dos 60 carros que tomarão parte das 24h de Le Mans, a Toyota confirmou o que dela se esperava: o construtor japonês vai para o ataque total em busca da vitória inédita na maior prova de Endurance do mundo.

Toshio Sato e Pascal Vasselon confirmaram que a equipe terá um terceiro carro para disputar a corrida de Sarthe e também as 6h de Spa-Francorchamps, frustrando um pouco a quem esperava que os japoneses também alinhassem esse carro extra na abertura do Mundial de Endurance em Silverstone e também nas 6h de Fuji, prova caseira da Toyota.

A marca não coloca três carros em Le Mans desde 1999, quando alimentou o sonho de vencer com o protótipo TS020, conhecido também como GT-One. Naquela época, a rival foi a BMW, que venceu. A Audi ainda engatinhava com seu protótipo R8 e a Toyota, após mais uma derrota – já que foi vice-campeã da disputa algumas vezes na década de 1990, tinha o projeto de Fórmula 1 engatilhado e os esforços se concentraram nele a partir de então. Até do WRC os japoneses abdicaram. Hoje, a realidade é outra.

Para 2017, foi anunciada enfim uma troca no lineup de pilotos. E agora os argentinos podem comemorar: José María López, tricampeão mundial do FIA World Touring Car Championship (WTCC) foi oficializado como piloto titular. Ele se junta a Mike Conway e Kamui Kobayashi, que terminaram o WEC em 3º lugar na última temporada. Stéphane Sarrazin vai capitanear o terceiro carro que correrá em Spa e Sarthe. Os nomes dos dois outros pilotos não foram revelados – ainda. Comenta-se à boca pequena que a disputa é entre Ryo Hirakawa, Pipo Derani e Loïc Duval.

No outro carro, os pilotos seguem os mesmos: Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima.

A Toyota vai apresentar oficialmente a versão 2017 do TS050 Hybrid, carro que estreou nas pistas ano passado, no Prólogo da temporada a ser realizado em Monza, no dia 31 de março.

Comentários