Williams FW 40, o primeiro da “nova” Fórmula 1

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O novo Williams FW40 teve suas primeiras imagens divulgadas cedo nesta sexta-feira. Ninguém esperava por isso… (Foto: Williams/Reprodução Grande Prêmio)

RIO DE JANEIRO – Todo mundo foi pego de surpresa. E aí está o primeiro carro apresentado para a temporada 2017 do Mundial de Fórmula 1. O novo Williams FW40 teve suas primeiras imagens liberadas no fim da manhã na Inglaterra, madrugada alta no Brasil. A rapaziada aqui dormia e contava carneirinhos quando a turma de Grove resolveu antecipar a divulgação do material.

O FW40 é uma amostra do que as demais escuderias deverão apresentar para este ano em termos de apêndices aerodinâmicos. Asa dianteira repleta de defletores, assim como as side pods, que são mais largas e pronunciadas que no regulamento anterior. Até a barbatana, que tinha sido abolida, está de volta. No carro da Williams, que guarda em alguns aspectos semelhanças com seus antecessores, especialmente no desenho das laterais e no uso do bico que mais parece um mamilo, ela aparece de forma bastante discreta. O aerofólio traseiro, igualmente modificado e reposicionado, está mais próximo do trem traseiro do carro.

Felipe Massa saudou nas redes sociais o nascimento do “novo brinquedo” e comentou sobre como será a categoria com os carros dotados de pneus mais largos.

“Já testei o novo carro no simulador em Barcelona, é a pista em que a maioria das equipes faz os testes. O carro vai ser mais lento de reta por causa do arrasto, mas bem mais rápido nas curvas. Vai ser bem diferente de 2008. É um carro com muito mais aderência, bem mais carga aerodinâmica e um motor ainda mais forte, esse V6 Turbo é quase como era o V10. Lembra um pouco o jeito, a carga aerodinâmica bem alta, talvez seja um pouco mais difícil de seguir o carro da frente, mas isso a gente vai guiar e aprender.

Aliás, essa questão da carga aerodinâmica alta é algo que preocupa para o início do campeonato. A opinião geral é de que talvez as chances de ultrapassagens diminuam consideravelmente. Mas isso a gente só vai saber na prática…

Comentários

  • Ou a Williams escondeu o fator X nesse desenho ou está apostando no básico. É o que todos estavam esperando de um carro standard, mas não de um oficial.

    Pilotos bons vão ultrapassar, sempre ultrapassaram com o sem ajuda da maldita asa. Ativos que eram bom nesse cenário: Raikkonen, Alonso e Hamilton. (Montoya era o cara.)

    A RBR tem os dois astros das ultrapassagens do momento. Depois de vê-los pilotando pode-se dizer algo.

    • Eu acho mais provável crer em : duendes ,papai noel e coelhinho da pascoa.
      Já foi declarado que as ultrapassagens serão mais difíceis ,isto para seu pigmeu não deve ser problema ,pois dificilmente ele ultrapassa alguém que não esteja com alguma dificuldade técnica.

  • Esconderam o que todo mundo quer ver: a traseira do bólido! É o setor em que o redesenho do carro, principalmente do difusor, vai separar os carros rápidos dos lentos.

  • Ainda no ano passado, quando comecei a ler sobre o que seriam os carros de 2017, fiquei entusiasmado. Todavia, quando cheguei naqueles parágrafos que falavam do aumento da pressão aerodinâmica, meu tesão acabou por completo.

    A coisa só voltará a ter graça, na minha opinião, quando a aderência mecânica for superior a aerodinâmica. Até lá, vai aquele carrossel.

  • Se tem duas coisas que não estou levando fé esse ano, é a possibilidade da Williams brigar lá na frente, e o aumento de disputas reais por posições.