Divulgada prévia de inscritos das 6h de Silverstone

1408174571

RIO DE JANEIRO – Com início previsto para exatamente daqui a um mês, com a disputa das 6h de Silverstone, o Mundial de Endurance (FIA WEC) larga para a abertura da temporada 2017 com um grid de apenas 28 carros, confirmados hoje na divulgação da primeira lista prévia de inscritos, ainda carente de algumas confirmações.

Prévia para as 6h de Silverstone AQUI

Serão 15 protótipos (cinco LMP1 e dez LMP2) e 13 modelos Grã-Turismo (oito LMGTE-PRO e cinco LMGTE-AM) na primeira de um total de nove etapas num calendário que inclui a clássica 24 Horas de Le Mans, no mês de junho.

Na classe principal, os times de fábrica já têm seu plantel de pilotos garantido e as atrações são as estreias de Andre Lotterer pela Porsche e de José María “Pechito” López na Toyota. A única exceção é a ByKolles, que estreia o motor Nismo VRX30A Evo com arquitetura V6 a 60º, dotado de turbocompressor. Oliver Webb e Robert Kubica devem ser acompanhados por Pierre Kaffer para guiar o rebatizado ENSO CLM P1/01, que vem reformulado na parte mecânica e estrutural para este campeonato.

A divisão LMP2 chama a atenção não só por ter o dobro de bólidos que a classe principal do WEC como também por se tornar um feudo dos chassis Oreca 07. Todos os carros são do construtor francês, ainda que a Signatech-Alpine Matmut tenha rebatizado seus carros como Alpine A470B.

Nem todas as equipes têm pilotos confirmados: a CEFC Manor TRS Racing não fechou suas tripulações, embora tenha contratado os suíços Jonathan Hirschi e Simon Trummer – que ainda não constam na lista de entradas. A G-Drive Racing confirmou Alex Lynn no carro #26 assistido pela TDS Racing e a Signatech-Alpine deve apresentar seus pilotos no Prólogo marcado para Monza, no início do próximo mês. Por enquanto, só Nicolas Lapierre está garantido.

A classe LMGTE-PRO verá a estreia do novo Porsche 911 GTE com motor central-traseiro e a Chip Ganassi Racing inscreve seus dois carros com três pilotos – entre eles o brasileiro Pipo Derani, que corre pelo time em Silverstone, Spa-Francorchamps e nas 24h de Le Mans. Assim, teremos três brasileiros nas três primeiras etapas de 2017, já que Nelsinho Piquet e Bruno Senna vão fazer o campeonato inteiro pela Vaillante Rebellion na classe LMP2.

Na LMGTE-AM, a atração é a estreia da Clearwater Racing, a primeira equipe do sudoeste asiático a tomar parte da competição. A suíça Spirit of Race, braço helvético da AF Corse, ainda não fechou sua trinca de pilotos, assim como a Gulf Racing. Entre as caras novas para a disputa deste ano, temos o suíço Thomas Flöhr, o japonês Keita Sawa, o malaio (radicado em Cingapura) Mok Weng Sun, o alemão Marvin Dienst e o promissor italiano Matteo Cairoli.

Comentários