ELMS: 41 carros anunciados para o Prólogo em Monza

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O ELMS começa oficialmente com as 4h de Silverstone, daqui a algumas semanas… mas o Prólogo que se realiza quarta e quinta-feira que vem em Monza dará uma medida do que poderemos ter em 2017 (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Daqui a menos de uma semana, o tradicional Autódromo de Monza, na Itália, começa a sentir o clima do Prólogo das principais categorias de Endurance que gravitam na Europa: o European Le Mans Series (ELMS) e o Mundial de Endurance (FIA WEC) terão, cada um, dois dias de treinos coletivos em que as equipes vão fazer os últimos ajustes antes da rodada inaugural em Silverstone, marcada para algumas semanas após o Prólogo.

Hoje foi divulgada enfim a lista de inscritos do ELMS para o evento. Além dos carros full season apontados em fevereiro na Coletiva de Imprensa do ACO que apresentou a temporada 2017, outros vão comparecer para os treinos que se iniciam na próxima quarta-feira. Em sendo assim, o total será de 41 máquinas nas classes LMP2, LMP3 e LMGTE.

Lista de inscritos do Prólogo do ELMS

A categoria principal terá 13 carros e Rubens Barrichello, confirmado pelo Racing Team Nederland para disputar o ELMS, não vai participar do Prólogo, a despeito de todo o seu conhecimento da pista em que venceu por duas vezes o GP da Itália de Fórmula 1. Os compromissos com a Stock Car, cuja temporada se inicia no dia 2 de abril, impedem a presença do experiente piloto de 44 anos nos treinos. Jan Lammers e Frits Van Eerd vão partilhar a pilotagem do Dallara LMP2 #29.

Das equipes confirmadas para 2017, apenas a SMP Racing não vai comparecer e a ARC Bratislava, garantida nas 24h de Le Mans, comparece com seu protótipo Ligier JS P217 para Miro Konopka/Konstantins Calko/Rik Breukers. As demais escuderias estão garantidas e, além do Racing Team Nederland, a Tockwith Motorsports e a dinamarquesa High Class Racing vão com apenas dois pilotos para os treinos. Em contrapartida, a Algarve Pro Racing chamou Aidan Read – além do trio titular formado por Andrea Pizzitola/Andrea Roda/Matthew McMurry e a francesa IDEC Sport Racing terá Davide Zollinger junto a Paul e Patrice Lafargue – Olivier Pla, titular nas provas do ELMS, também está inscrito.

O total de 21 carros da LMP3 anunciados para o Prólogo corresponde a todos os times inscritos para a temporada 2017 (são 16 veículos) e cinco protótipos complementares, que vão testar pneus Michelin: a United Autosports aproveita para colocar mais dois Ligier JS P3 extras em Monza, além dos carros já garantidos no campeonato. Da mesma forma, a Duqueine Engineering inscreve um terceiro carro e nele, de acordo com a entry list, está um brasileiro: Jonatan Jorge, de 34 anos. De seu currículo, consta a atividade de Coach nos últimos anos, no automobilismo dos EUA. Se alguém souber mais sobre ele, agradeço de verdade.

A Cool Racing by GPC também aproveita o Prólogo para colocar seu Ligier JS P3 Nissan na pista e o espanhol Javier Ibrán Pardo também faz o mesmo, o que deixa a relação de inscritos com 19 Ligier e dois Norma M30 – um deles inscrito por Yvan Muller para seu sobrinho, Yann Ehrlacher.

Os sete LMGTE que disputarão a temporada completa do ELMS estarão nos treinos em Monza: a Spirit of Race terá pai e filho ao volante, já que Gianluca e Giorgio Roda dividirão o carro #51 com Andrea Bertolini. Duncan Cameron/Matt Griffin/Aaron Scott foram anunciados no #55.

A JMW Motorsport tem apenas o britânico Robert Smith na lista de entradas e a Proton Competition coloca Matteo Cairoli ao volante dos dois 991 RSR do time alemão, ao lado de Christian Ried num carro e de Joël Camathias no outro. E nas equipes TF Sport e Beechdean AMR, dois pilotos oficiais de fábrica vão dar o ar da graça: Nicki Thiim andará no carro #90 e Darren Turner no #99.

Comentários

  • Ao menos, para a Onroak, as vendas do chassi Ligier J17 para o ELMS acabou compensando a falta de interesse demonstrado pelos times do WEC…creio que reflexo da inferioridade de performance do antecessor Js P2 demonstrada frente ao Oreca 05, principalmente.

    • Sem dúvida, Fernando. E cabe lembrar que o Oreca 05 já atendia ao regulamento 2017 nas dimensões do protótipo, tanto que a algumas equipes bastou atualizar o chassis com o kit aerodinâmico do Oreca 07 e surgiu um carro novo na praça.

  • Sim, a jogada da Oreca na transição dos regulamentos foi de mestre. Das quatro construtoras P2, só a Riley que passa uma impressão de não ter muita expectativa de venda fora da parceria com a Mazda. A disposição da Cadillac de vender os DPi VRs para times não oficiais pode afetar muito a concorrência na IMSA.