Endurance Brasil: Tarumã abre a temporada 2017

307923_689262_0i7a8914

RIO DE JANEIRO – No próximo sábado, o templo do automobilismo gaúcho recebe a primeira de um total de oito corridas previstas para este ano, englobando a disputa do campeonato regional e também do Brasileiro da modalidade. Com a chegada de um novo patrocínio, o certame passa a ser rebatizado como Dopamina Endurance e há a perspectiva de uma excelente temporada, apesar da crise econômica que vem afastando potenciais competidores do grid.

De acordo com a lista que recebi da assessoria responsável pela divulgação do campeonato, um total de 28 carros está garantido para a primeira corrida, que larga às 15h para um total de três horas de disputa.

A principal novidade para o campeonato é a inscrição de um Porsche 911 GT3-R pela equipe Stuttgart, para Ricardo Maurício/Marcel Visconde. Há muito tempo, um carro do construtor alemão não participava de uma competição de Endurance, ainda mais na turma de cima.

“Estamos felizes por voltar ao Endurance depois de alguns anos afastados. O campeonato evoluiu muito nos últimos anos e há perspectivas de melhorar ainda mais”, avalia Marcel Visconde. “Queremos fazer um bom trabalho, pautado pelo desenvolvimento do 911 GT3-R. Não temos pressa para alcançar resultados: entendemos que eles acontecerão como resultado desse trabalho”.

A concorrência virá de máquinas que já participam do campeonato como o protótipo MC Tubarão, desenvolvido em Campo Bom. A equipe chefiada por Carlinhos de Andrade terá os atuais campeões Tiel de Andrade e Franco Pasquale a bordo do carro que volta a ostentar o dorsal #5 e as cores características da Yokohama, patrocinadora do time gaúcho. Campeão das 12h de Tarumã ano passado, o MCR Grand-Am Lamborghini V10 vai para a batalha com Fernando Poeta/Andersom Toso/Ney Faustini. O carro segue sob preparação da Mottin Racing, que alinha ainda um Lamborghini Gallardo para Marcelo Sant’Anna/William Freire.

Dois MR18 constam da relação divulgada: o #4 dos gêmeos Vinícius e Felipe Roso, mais Cláudio Ricci e o #117 de Emílio Padron/Fernando Fortes. Outro MC Tubarão está confirmado: é o #26 que foi vendido para a família Scheer (Oswaldo, Eduardo e Guilherme). A NC Competições, do Mato Grosso do Sul, inscreve o MRX #65 para Nílson e José Roberto Ribeiro e a equipe Power Imports, de Ubiratan Jacobsen, promete comparecer com o MRX #80 para Alexandre Finardi/Felipe Bertuol.

A Satti Racing inscreve o MCR #71 para Daniel Claudino/Ian Jepsen Ely e, fechando a relação de onze inscritos na GP1, aparece uma outra novidade – o protótipo AJR #28 prometido para Juliano Moro e Cristiano “Tigrinho” Almeida.

Na classe P2, constam quatro carros na relação de inscritos: o valente Tornado com motor Suzuki Hayabusa de 1,3 litro de capacidade cúbica, que deu trabalho nas 500 Milhas de Londrina e 12h de Tarumã, volta à ativa com Cali Crestani. A MC Tubarão alinha o #32 com motor Mugen de Fórmula 3 para Mauro Kern/Paulo Sousa, enquanto dois MRX aparecem para Aldoir Sette/Marcelo Campagnolo e Henrique Assunção/Fernando Ohashi.

A divisão P3, dos protótipos nacionais com motores mais “mansos” e configuração 8V, vem com seis inscritos – entre eles o Maserati Trofeo #9 do campeão do ano passado na divisão GT1, Arthur Caleffi. Marcelo Viana/Júlio Martini tentam outra vez terminar na frente com o MC Tubarão #69 e os demais adversários serão Ruben Ghislene no MCR #6, os irmãos Gustavo e Rafael Simon no MRX #56, além de mais dois Spyder – o de Gustavo Tomazini e o de Luciano Yoshida/Michael Soares/Walter Konrad.

O plantel da GT1 terá mais quatro bólidos, com destaque para o Lamborghini Gallardo #10 de Pierre Ventura/Peter Ferter/Cristiano “Tigrinho” Almeida (também inscrito no #28). O Sonic de André Senger/Humberto Giacomello também está confirmado para a rodada inaugural, além da BMW preparada pela MC Tubarão e entregue para Henry Visconde/Sérgio Ribas. A Ferrari Challenge de Carlos Kray/Ricardo Mendes/Telmo Tecchio completa a relação. Na GT2, estão garantidos somente dois carros – a BMW #19 da Motocar e um VW Gol para Juarez e Ricardo Terres, mais Pedro Ávila. O Golf #111 de Gustavo Dal Bosco fecha o lote de carros na categoria Turismo, constando como o único inscrito até o momento.

Serão realizados cinco treinos livres na sexta-feira – os dois primeiros com todas as categorias inscritas, o terceiro apenas para GT1/GT2/TS/T, o quarto para GP1/P2/P3 e o quinto, com estas duas andando em separado, com meia hora de duração. A classificação será disputada a partir de 10h30 de sábado e a corrida se inicia por volta das 15h. A programação inclui também duas provas da Fórmula RS, a categoria de monoposto do Rio Grande do Sul.

Comentários

  • Rodrigo,

    Já está garantida a transmissão via internet?

    A propósito: excelente notícia o retorna de um Porsche com pilotos do nível de Ricardo Maurício e Marcel Visconde. Outros “medalhões” poderiam também brilhar na categoria, ainda que nas classes de carros mais “mansos”.

    = – ))

  • Rodrigo, parabéns por trazer tantas (e boas!) informações sobre a temporada 2017 do Endurance (Nacional e Gaúcho).
    Nem mesmo os jornais aqui da região onde Campo Bom está inserida (sede da MC Tubarão) dão tanta ênfase e detalhes sobre os pilotos, equipes e as corridas.

    Quando é que o Flávio Gomes e o Victor Martins te convidarão/levarão ao Paddock GP? Convide-se! Tua presença seria sensacional em programas próximos as corridas importantes de GT, Endurance e Turismo internacionais.

    • Lucas, eu não vou me auto-convidar. E eu moro no Rio. A logística me impede, já que eu trabalho no Fox Sports todos os dias da semana.