IMSA: anunciados 46 carros para as 12h de Sebring
RIO DE JANEIRO – A International Motor Sports Association (IMSA) divulgou hoje a primeira lista de inscritos para a 65ª edição das 12h de Sebring. Marcada para o próximo dia 18, a tradicional corrida da Flórida é a segunda prova do Weather Tech SportsCar Championship e também vale pela segunda etapa da Tequila Patrón North American Endurance Cup.
Um total de 46 carros foi anunciado para o evento: serão 11 bólidos na classe Prototype, quatro na Prototype Challenge, dez na GTLM e 21 na GTD, mais uma vez com o maior contingente de inscritos.
Lista de inscritos para as 12h de Sebring AQUI
Divisão principal da série, a Prototype terá três brasileiros no plantel: Pipo Derani no #2 da Tequila Patrón ESM, Bruno Senna no #22 da mesma escuderia e Christian Fittipaldi no #5 da Mustang Sampling AX Racing. Duas caras novas em relação às 24h de Daytona surgem na lista de entradas: Alex Lynn, já anunciado anteriormente como o substituto de Max Angelelli no #10 da Konica Minolta Wayne Taylor Racing nas provas longas e Marino Franchitti no #70 da Mazda/SpeedSource.
Tanto no NAEC quanto no IWSC, a tripulação do #10 lidera o campeonato. A trinca do #5 da Mustang Sampling/AX Racing ocupa o 2º lugar no campeonato e a tripulação do #90 da Visit Florida.com Racing está na 3ª posição da tabela.
Na Prototype Challenge, a única mudança em relação a Daytona é a diminuição do plantel em um bólido: a Starworks de Peter Baron só vai levar o carro #8 e James Dayson é o único nome confirmado até o momento. A BAR1 oficializou Daniel Burkett no #20 ao lado de Don Yount e Buddy Rice. A Performance Tech faturou tudo na primeira prova do ano e chega com a liderança embaixo do braço tanto na classificação geral do campeonato como no NAEC.
A classe GTLM terá 10 carros com a adição de um terceiro Ford GT inscrito pela Chip Ganassi Racing – desta vez, da equipe do WEC só estará presente o trio do #68 que disputou a prova de Daytona com Olivier Pla/Billy Johnson/Stefan Mücke. Outra novidade é que a BMW que correu com o número #19 na abertura da temporada volta a ostentar o #25. Nem Augusto Farfus e tampouco Tony Kanaan estarão presentes nas 12h de Sebring desta vez.
Se na classificação geral a liderança é da trinca Dirk Werner/Joey Hand/Sébastien Bourdais, que somam 35 pontos, no NAEC o trio da Porsche formado por Dirk Werner/Fred Makowiecki/Patrick Pilet está no topo da classificação após a prova de abertura da temporada.
Na classe GTD, além das já previstas ausências da Aston Martin Racing, Spirit of Race, Konrad Motorsport, Manthey Racing e de um dos dois Lamborghini da GRT Grässer Racing Team vistos em Daytona, a TRG também não estará presente em Sebring, no que se constitui talvez na única surpresa da lista.
Entre os pilotos, a GRT Grässer Racing Team anunciou Richard Antinucci, sobrinho de Eddie Cheever, no carro #11 junto a Mirko Bortolotti, Rolf Ineichen e Christian Engelhart. E a Ebimotors terá o italiano Michele Beretta junto aos compatriotas Emanuele Busnelli e Fabio Babini, mais o francês Emmanuel Collard. Na Alegra Motorsports, Spencer Pumpelly ganha uma chance junto a Carlos De Quesada, Daniel Morad e Michael Christensen.
O campeonato mostra a liderança nas mãos da tripulação da Alegra Motorsports que venceu as 24h de Daytona, mas no NAEC quem comanda é a turma do carro #93, que tem entre os pilotos o brasileiro Oswaldo Negri.
O canal Fox Sports 2 prevê a transmissão AO VIVO da reta final das 12h de Sebring no sábado, dia 18 de março, após a corrida da Xfinity Series da Nascar em Phoenix. A largada será às 11h40 pelo horário de Brasília e a chegada, obviamente, é às 23h40.
Mattar, eu gostaria de saber porque as pontuações da temporada regular e do NAEC são diferentes? Se só teve uma corrida, válida pelos dois certames, os líderes não deveriam ser os mesmos em ambas as categorias? Um grande abraço e mantenha o bom trabalho!
São diferentes porque no NAEC a pontuação é assim: 5-4-3 para os três primeiros colocados e 2 para qualquer posição de 4º em diante. E os pontos foram aferidos nas 24h de Daytona de acordo com a classificação na 6ª hora, 12ª hora, 18ª hora e ao final da disputa.
Rodrigo, desculpe se esta for uma pergunta cretina: qual a diferença entre uma Ferrari 488 da GTLM e a Ferrari da classe GTD? Só vi a marca do pneu…
A GTLM é homologada para o regulamento ACO/FIA e a GTD para o regulamento GT3 da FIA. Tirante isso, diante do fato do conjunto mecânico ser exatamente o mesmo a potência da 488 GTE é maior, já que o “Boost Ratio” do boletim da IMSA aponta que a pressão do turbo do carro GTLM é superior a do GTD.
Rodrigão, meu rei, fico triste em constatar que voce também deve ter sido demitido, como o Sérgio Lago, já que não tem estado mais nas últimas transmissões automobilisticas do canal.
Confesso que quando percebi que o Lago tinha sido ceifado, também temi por seu emprego. Acho que eles quizeram cortar custos com 2 profissionais que são exclusivos do automobilismo enquanto que outros como Hamiton Rodrigues e Felipe Motta são coringas que são usados pro futebol também
Agora terei de aturar, ou não, o Edgardenal de Mello Filho
Tanto não fui demitido que vou comentar as 12h de Sebring neste sábado.
Bom saber!
Vi que voce não tinha sido demitido na transmissão do Rally do México
Puxa vida, com o Lago era bem melhor que com o Motta. :(
Quem disse que eu tinha sido demitido?