IMSA: Rebellion e Jani conquistam a pole para as 12h de Sebring

Rebellion-Sebring
Neel Jani superou o favoritismo dos Cadillac DPi e conquistou a pole position para as 12h de Sebring. O Fox Sports 2 transmite AO VIVO a reta final da competição da Flórida neste sábado

RIO DE JANEIRO (atualizado às 17h45) – A Rebellion Racing não apareceu em nenhum momento com o carro mais rápido durante os treinos para as 12h de Sebring. O time suíço que disputará o WEC na classe LMP2 esperou o momento certo para atacar. E com a precisão dos relógios fabricados no país de origem do time, Neel Jani – campeão mundial de Endurance ano passado – cravou a pole position para a 65ª edição da clássica prova estadunidense, com largada marcada para 11h40 pelo horário de Brasília neste sábado.

Com o tempo de 1’48″178, ele superou por apenas 0″095 o Cadillac DPi-V.R da Mustang Sampling/AX Racing, que num último esforço de Christian Fittipaldi ainda tentou cravar a volta mais rápida. Mas o #5 ficou sem combustível no trecho final e restou ao brasileiro engolir a frustração…

Dane Cameron, atual campeão do IMSA Weather Tech SportsCar Championship junto com Eric Curran, classificou o #31 da Whelen Engineering/AX Racing com o tempo de 1’48″314. Os três primeiros foram os únicos a rodar abaixo de 1’49” e poderia ter havido um quarto carro nesse lote, caso o #2 da Tequila Patrón ESM não tivesse sérios problemas com o exaustor do motor do Nissan DPi no final de uma volta estonteante do brasileiro Pipo Derani – que talvez tivesse sido o pole. Talvez…

A boa surpresa foi o 4º tempo do Ligier JS P217 da PR1/Mathiasen, graças a um bom trabalho do mexicano Jose Gutiérrez, que deixou para trás o Nissan DPi de Brendon Hartley e o Cadillac de Ricky Taylor, vencedor nas 24h de Daytona.

Na classe Prototype Challenge, a despeito do plantel diminuto de apenas quatro inscritos, houve luta – e das boas – pela pole position: o colombiano Gustavo Yacamán conseguiu o melhor tempo da sessão e o novo recorde da categoria para a pista de Sebring, com 1’53″506. Seu mais direto rival, James French, lutou como pôde até o último instante para destronar o #26 da posição de honra. Não deu – o piloto acabou superado por apenas 0″069.

Buddy Rice foi o terceiro, mas a mais de dois segundos da pole e Garry Grist, que classificou o único carro da Starworks Motorsports, ainda foi superado pelos cinco primeiros da GTLM. Apesar disso, vai largar em último no pelotão de 15 Protótipos que disputam a corrida neste sábado.

Ford-Ganassi
Ryan Briscoe trucidou o recorde da GTLM para o circuito de Sebring e levou a pole position com o Ford da Chip Ganassi Racing

E por falar na GTLM, Ryan Briscoe trucidou o recorde da pista para a categoria: a bordo do Ford GT EcoBoost #67 da Chip Ganassi Racing, o piloto australiano marcou 1’55″939 e liderou a dobradinha dos modelos do oval azul de Detroit, já que Dirk Müller classificou-se com a segunda posição. Tommy Milner fez uma excelente volta a bordo do Corvette C7-R e conseguiu, no último instante, o 3º tempo da categoria, superando o Porsche do francês Kévin Estre.

Só que na vistoria técnica, o carro #4 de Tommy Milner/Oliver Gavin/Marcel Fässler acabou desclassificado por uma irregularidade técnica. Assim, o Porsche #912 sobe para terceiro no grid, com Antonio Garcia em quarto e Stefan Mücke fechou o top 5 da classe com o Ford GT da equipe do WEC. Oito dos carros inscritos na categoria ficaram exatamente dentro do mesmo segundo, após a exclusão do Corvette.

A GTD também assistiu a uma quebra de recorde e de forma histórica, já que pela primeira vez um modelo GT3 virou abaixo da casa dos 2 minutos em Sebring. O francês Tristan Vautier quebrou os cronômetros com o Mercedes-AMG GT3 da SunEnergy1 Racing e lidera o pelotão de 21 carros com o tempo de 1’59″738. Ele partilhará o carro alemão com o veterano de guerras Boris Said e com o australiano Kenny Habul.

Mercedes-SunEnergy
O lindo Mercedes-AMG GT3 da SunEnergy1 Racing é o primeiro GTD a baixar de 2 minutos na volta mais rápida em classificação no circuito de Sebring

Connor De Philippi classificou o Audi R8 LMS #29 da Montaplast by Land Motorsport com a 2ª posição, seguido por Corey Lewis no Lamborghini Huracán da Change Racing, que desalojou da terceira posição o Lexus RC-F GT3 de Robert Alon. O experiente Scott Pruett completou os cinco mais rápidos, num treino em que quatro carros de marcas diferentes ocuparam as quatro primeiras posições.

Campeão das 24h de Daytona, o Porsche 911 GT3-R da Alegra Motorsports larga apenas da 12ª colocação com Daniel Morad. O brasileiro Oswaldo Negri participou do treino oficial com o #86 da Michael Shank Racing, recuperado após um acidente no quarto treino livre. O Acura NSX-GT3 ficou com o 14º tempo da categoria e 38º na geral – 2’02″096.

As 12h de Sebring terão transmissão AO VIVO em suas horas finais no Fox Sports 2, com a narração de Hamilton Rodrigues e os comentários de Rodrigo Mattar, vulgo eu. Vocês também podem acompanhar a disputa via streaming, no site oficial da IMSA.

Comentários

  • Agora a feiura dos LMP do WEC contaminou também os DPI da IMSA. Saudades dos Riley. Gente, carro de corrida tem que ser bonito também, faz parte do Marketing das categorias encher os olhos dos fãs. Saudades eternas das Ferrari 330P4, 312P de 69, Ford GT40, Ford MK IV, Lola T70, Porsche 908/917, Ferrari 512S/M, 312PB, Porsche 956/962, Jaguar XJR, Sauber Mercedes, Mazda 787B, Toyota, Corvette GTP, Mustang GTP, Porche 911 GT1 e etc. etc. Na minha opinião estes carros do LMP WEC/ DPI IMSA são os mais ´horrorosos da história do automobilismo, conseguem ser mais feios que os INDY atuais. Parecem um F1 com um capacete gigantesco em cima do cockpit, bico alargado e com para lamas bem altos e feiosos sobre as rodas.
    Tomara que um dia a ficha dos organizadores caia e eles mudem isso ai para poder agradar o publico.
    De toda maneira gostei muito das 24h de Daytona, prova muito emocionante, e estarei assistindo as 12h de Sebring. Sucesso para você na transmissão!!