Super GT: Lexus e Toyota dominam ensaios oficiais em Okayama

Lexus37a-728x455
O Lexus de Nick Cassidy/Ryo Hirakawa foi o mais veloz ao longo dos dois dias de treinos do Super GT em Okayama, na categoria GT500

RIO DE JANEIRO – No último fim de semana, a GTA promoveu dois dias de treinos coletivos como preparação para a temporada 2017 que se inicia daqui a duas semanas. O circuito de Okayama, sede do primeiro dos oito eventos do ano, recebeu os 45 carros que vão disputar o campeonato nas classes GT500 e GT300. E a Toyota dominou os treinos nas duas categorias.

Os novos Lexus LC500 que vão disputar o campeonato na classe principal foram os mais rápidos: o #37 da dupla Ryo Hirakawa/Nick Cassidy marcou 1’18″149 para os 3,703 km do circuito, logo na primeira sessão disputada sábado pela manhã. Depois disto, em nenhuma das outras três sessões de testes, não houve ninguém a superar os melhores tempos, por mais que os pilotos se esforçassem.

Quem chegou mais perto foram os atuais campeões, noutro Lexus LC500: Kohei Hirate/Heikki Kövalainen fizeram a melhor volta deles nos testes em 1’18″274. O melhor dos Honda NSX-GT foi o #17 de Koudai Tsukakoshi/Takashi Kogure, com o tempo de 1’18″387 – quarto mais rápido.

Entre os dez primeiros, foram seis Lexus, três Honda e apenas um Nissan: o brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Daiki Sasaki trabalharam com o Nissan GT-R Nismo GT500 da Kondo Racing. Única dupla do construtor japonês a competir com pneus Yokohama para a temporada 2017 em sua divisão, eles marcaram o melhor tempo no sábado – 1’18″705, percorrendo 85 voltas. No domingo, deram mais 105 giros, o melhor deles em 1’19″275.

Na GT300, a Toyota ficou no topo da folha de tempos graças à boa performance do seu carro “Mother Chassis”: Kenta Yamashita, a bordo do #25 do VivaC Team Tsuchiya, foi o mais rápido dos dois dias de testes – 1’25″529 (mais rápido que a pole position do ano passado para a categoria), contra 1’25″568 do Nissan GT-R Nismo GT3 de Mitsunori Takaboshi/Kazuki Hoshino e 1’25″693 do Toyota 86 MC #18 guiado por Yukhi Nakayama/Shintaro Kabawata.

Os carros nipônicos ficaram com os quatro melhores tempos, cabendo ao Audi do Team Hitotsuyama a quinta marca. Duas Mercedes-AMG GT3, um Porsche, uma Ferrari e um Toyota Prius com motor híbrido completaram os 10 mais rápidos entre os trinta inscritos de sua divisão.

Os tempos dos treinos do Super GT em Okayama:

GT500

1. #37 Ryo Hirakawa/Nick Cassidy
KeePer Tom’s Lexus LC500
1’18″149

2. #1 Heikki Kövalainen/Kohei Hirate
Denso Kobelco SARD Lexus LC500
1’18″274

3. #36 Kazuki Nakajima/James Rossiter
au Tom’s Lexus LC500
1’18″346

4. #17 Koudai Tsukakoshi/Takashi Kogure
Team Keihin Honda NSX-GT
1’18″387

5. #38 Hiroaki Ishiura/Yuji Tachikawa
Team ZENT Cerumo Lexus LC500
1’18″419

6. #6 Andrea Caldarelli/Kazuya Oshima
Team Le Mans Wako’s Lexus LC500
1’18″421

7. #100 Naoki Yamamoto/Takuya Izawa
Team Kunimitsu Raybrig Honda NSX-GT
1’18″555

8. #19 Yuhi Sekiguchi/Yuji Kunimoto
WedsSport Advan Lexus LC500
1’18″690

9. #24 João Paulo de Oliveira/Daiki Sasaki
Team Kondo Forum Engineering Advan Nissan GT-R
1’18″705

10. #64 Kosuke Matsuura/Bertrand Baguette
Team Nakajima Epson Modulo Honda NSX-GT
1’18″863

GT300

1. #25 Takamitsu Matsui/Kenta Yamashita
VivaC Team Tsuchiya Toyota 86MC
1’25″529

2. #3 Mitsunori Takaboshi/Kazuki Hoshino
B-MAX NDDP Racing Nissan GT-R Nismo GT3
1’25″568

3. #18 Yukhi Nakayama/Shintaro Kabawata
Upgarage Team Bandoh Toyota 86MC
1’25″693

4. #61 Takuto Iguchi/Hideki Yamauchi
R&D Sport Subaru BRZ
1’25″711

5. #21 Richard Lyons/Masataka Yanagida
Team Hitotsuyama Audi R8 LMS
1’25″759

6. #33 Tomonobu Fujii/Sven Müller
D’Station Racing Porsche 911 GT3-R
1’25″983

7. #4 Nobuteru Taniguchi/Tetsuya Kataoka
Goodsmile Racing Team Ukyo Mercedes-AMG GT3
1’25″988

8. #65 Haruki Kurosawa/Naoya Gamou
K2 R&D Leon Cvstos Mercedes-AMG GT3
1’26″048

9. #31 Koki Saga/Rintaro Kubo
apr Toyota Prius
1’26″089

10. #50 Akihiro Tsuzuki/Morio Nitta
Inging & Arnage Racing Ferrari 488 GT3
1’26″133

Comentários