MENU

10 de março de 2017 - 20:40Motovelocidade, Vídeos

Vídeos históricos – GP do Brasil de Motovelocidade 500cc (1995)

RIO DE JANEIRO (E eu estava lá!) – Mais uma contribuição do acervo dos Irmãos Neri: GP do Brasil de Motovelocidade com a primeira prova disputada em 1995 no Autódromo Internacional de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

O circuito foi reformado pelo então prefeito Cesar Maia – o mesmo que depois começaria o processo de destruição da pista que recebeu, além das feras da MotoGP, a Fórmula Indy.

A vitória foi de Luca Cadalora na classe principal, com o falecido Doriano Romboni vencendo a prova das 250cc e Masaki Tokudome a corrida das 125cc. Assisti tudo nas arquibancadas com dois colegas da ECO-UFRJ que eram fissurados por motovelocidade. Na época eu tinha 24 anos, ainda não tinha terminado o curso de jornalismo.

Naquela época, quem detinha os direitos de transmissão do Mundial de Motovelocidade (que ainda não era comercialmente chamado de MotoGP) era a Bandeirantes. A narração foi do saudoso Luciano do Valle e os comentários foram do Rubens Trípoli, com quem tive a oportunidade de trabalhar por algum tempinho quando o evento passou às mãos da Globo alguns anos depois.

6 comentários

  1. Leandro disse:

    Muito bom Rodrigo, obrigado!

  2. Gustavo disse:

    Impressionante a quantidade de coisas legais neste vídeo, e que simplesmente não existem mais: motores de 2 tempos, a pista de Jacarepaguá e um piloto brasileiro na classe rainha.

    :-\

  3. Paulinho disse:

    Grande época, vários pilotos disputando o título. Vc não tá mais comentando a Nascar na Fox????

  4. Rodrigo disse:

    No link abaixo tem o GP de 1987 em Goiânia (a descrição do vídeo diz 1992, mas esta errada). Pena que faltam as ultimas 5 voltas

    https://www.youtube.com/watch?v=UrYhV7OLgIE

  5. Lucas disse:

    Rodrigo, o Luciano do Valle foi um monstro em narrações esportivas no Brasil. Especificamente neste vídeo eu achei a narração fria, distante… Parecia não estar a vontade com o Rubens Tripoli.
    Mas foi muito legal rever Jacarepaguá, estas motos 2T e esses pilotos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *