E o GP da China, hein?

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Lewis Hamilton foi absoluto e “copou” no GP da China: pole, melhor volta e vitória de ponta a ponta. Mas se não fosse um Safety Car e um erro estratégico da Ferrari, as coisas poderiam ter sido diferentes. Ou não? (Foto: Reprodução Grande Prêmio)

RIO DE JANEIRO – Amigos leitores e amigas leitoras, eu acabei vencido pelo cansaço de um sábado de duas transmissões seguidas de Nascar e IMSA Weather Tech SportsCar, e vi o GP da China de “orelhada” na cama com minha mulher, nessa madrugada. Do muito pouco que vi, percebi que Hamilton venceu com sobras. Performance dominante, a 54ª vitória da carreira do britânico, que divide a liderança do campeonato com Sebastian Vettel, ambos com 43 pontos.

Pelo que também notei, o alemão deu espetáculo com uma ultrapassagem digna de almanaque sobre uma Red Bull (acho que foi a de Ricciardo). Aliás, sem precisar do artificialismo do DRS: quando a Fórmula 1 parar com essas bobagens, ela tem condição de recuperar o caminho que ela tem perdido nos últimos anos.

Mas a Ferrari é responsável por fazer com que Vettel não tivesse condição de brigar mano a mano com Hamilton. Se na Austrália a Mercedes errou na tática, hoje em Xangai foi a vez dos italianos tirarem do alemão a chance de triunfar novamente.

E o Verstappen hein? Foi o showman do GP da China, largando da 16ª posição para ser o terceiro colocado. Segurou Ricciardo nas voltas finais para levar o pódio. E chegou a andar na frente do Vettel. Esse holandês é encardido!

Não foi o dia dos finlandeses: Bottas e Räikkönen levaram um pau dos seus respectivos companheiros de equipe.

Kevin Magnussen em 8º com a Haas, foi isso mesmo? Pontos para o dinamarquês e Grosjean em branco nas duas primeiras corridas? Tem que ver isso aí…

As duas Force India chegaram – Ocon marcou pontos pela segunda vez consecutiva na carreira e Sergio Pérez aumentou seu recorde pessoal para 12 corridas seguidas no top 10. Carlos Sainz também foi outro destaque, com excelente ritmo de corrida a bordo de sua Toro Rosso.

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Alonso tirou o máximo de um carro pavoroso e acabou fora da prova com problemas de transmissão quando era 7º colocado. Um pecado… (Foto: McLaren/Reprodução Grande Prêmio)

Em contraste total, tivemos Felipe Massa apanhando do carro, reclamando da falta de aquecimento dos pneus para terminar em 14º, numa performance ruim a ponto do brasileiro da Williams andar atrás até das McLaren (!), isso até Alonso desistir com falha de transmissão, depois de uma corrida simplesmente brilhante – o espanhol sempre tira o máximo do carro, mostrando que é um dos melhores pilotos (ainda) da Fórmula 1 atual. Vandoorne também saiu fora cedo, com um problema de injeção de combustível.

A Renault também esteve pavorosa em ritmo de corrida em Xangai.

Giovinazzi completou o “Grand Slam” do fim de semana, com mais uma porrada a bordo de sua Sauber, dessa vez na terceira volta. E a gente aprendeu que nem sempre se pode elogiar o Stroll.

Em contraste com o GP da Austrália, tivemos uma corrida bem mais animada, até porque as circunstâncias favoreceram. E vocês, leitores, o que acharam da corrida desta madrugada? Opinem na área de comentários!

Comentários

  • Saindo fora do obvio, no qual os locutores e comentaristas da Globo se concentram (incrível que caras experientes como o Reginaldo e o Burti se enquadrem nessa categoria…parece que não olham o que acontece a partir do 6º lugar, exceto pela posição do Massa), vale destacar:
    1 – A corrida fantástica que fez o Sainz Jr, conforme a pista foi secando tinha um dos melhores ritmos, chegando a fazer por 2 vezes a melhor volta da prova, e estava se aproximando do bloco onde estavam Ricardo, Max, Kimi e Seb, chegando a reduzir essa diferença para meros 1,7 s. Pelo enquadramento de câmeras, dava pra ver que ele já estava muito próximo desse grupo, quando a pista foi secando e os pneus vermelhos foram perdendo ritmo. No terço final, resistiu bastante a Bottas e Kimi, considerando-se que tinha nas mãos apenas uma Toro Rosso. Grande corrida. Esse garoto é bom, diria tão ou mais rápido do que Verstappen. Prestem atenção nele !!!
    2 – Massa tomou um passão por fora antológico, daqueles de envergonhar (acho que foi Grosjean quem passou. Os locoutores da Globo tentaram forjar uma desculpa, mas não colou…a rever na reprise.
    3 – Não acho que Max Verstappen seja um piloto excepcionalmente rapido, Vejam que em treinos Riccardo é geralmente mais rapido. Porém é um cara tremendamente determinado e focado, não perde a concentração, e isso o capacita como um piloto que consegue manter um ritmo muito forte por varias voltas seguidas. Além disso, é muito ousado nas ultrapassagens, não tem medo de arriscar e sabe escolher o local e o momento certo. Hoje, junto com Vettel, são os caras que melhor ultrapassam, fora do obvio uso do DRS. Por isso, somadas essas duas características fundamentais, transformou-se num grande “escalador de pelotão” e numa das atrações das corridas.
    Como já disse, não acho que seja um dos mais rapidos, como Hamilton e Alonso. Nos tempos de Toro Rosso era, na mairoia das vezes, batido por Sainz nos treinos. Mas nas corridas sempre achava um ritmo ligeiramente melhor do que o do companheiro. E ele está cada vez mais se mostrando um excelente piloto em corridas.
    3 – Bottas é outro que, como Max, se não é excepcional em velocidade pura, tem um excelente ritmo de corrida. A diferença é que não ultrapassa com a mesma facilidade de Max, porém maltrata bem menos os pneus. Quando ganhar a primeira, e a ansiedade baixar, vai se mostrar um forte competidor em corridas (não tanto em treinos).
    4 – Hulkenberg tem sido, pra mim, uma decepção. Excepcional em treinos, não tem um ritmo constante nas corridas. Sempre aparece bem em um trecho da prova, em geral no terço inicial, mas acaba sucumbindo a erros bobos ou a desgaste excessivo de pneus. Lembrem-se que, de carro igual, Perez era tão rapido quanto ele e era mais chegador.
    5 – Parece que com carro melhor, Vettel está se mostrando mais determinado, e está voltando a exibir a antiga verve de campeão. Acredito que seja do tipo de piloto que precisa de um carro acertado a sua maneira, para ser competitivo. Mas se o carro não responde, ele não consegue adaptar sua tocada para tirar o melhor do meio de que dispõe. Um pouco como Carlos Reutemann.
    6 – Kimi cada vez mais me da a impressão que está na hora de parar. Acho que esse será seu ultimo ano.
    7 – As performances de Stoffel van Doorn (indiscutivelmente um bom piloto na GP2) nessas duas primeiras provas de 2017 me confirmam (pelo menos por enquanto) a crença de que Button ainda tinha muita lenha pra queimar.
    8 – Nada desprezível a performance da Force India. E Ocon está sendo o melhor dos pilotos iniciantes.

    Antonio

  • Bem melhor que na Australia sem duvida, mas corridas sem a disputa pelo primeiro lugar nao me parecem ser das melhores. Esta ficando claro que por mais um ano teremos apenas dois carros brigando pelas vitorias. Menos mal dessa vez carros de equipes diferentes ao contrario dos ultimos tres anos. Espero ver a RED BULL brigando pela ponta em breve. Ja as demais equipes e pilotos vao se contentar com o que sobrar a partir do setimo lugar.

  • Gostei bastante da corrida.
    Eu estava bem preocupado com a questão das ultrapassagens depois do que vimos (ou não vimos) em Melbourne.
    Em Xangai, apesar da ajuda do clima instável, o traçado com retas longas e curvas de baixa ajudou bastante. E, para nossa animação, algumas das ultrapassagens mais legais aconteceram fora da zona do DRS. Foi linda a passada do Vettel por fora no Ricciardo.
    Sobre Massa… Vexatória atuação. Daremos crédito a ele após a explicação das temperaturas dos pneus. No Bahrein não tera frio, nem chuva… Portanto, lá ele tem que andar mais proximo das Red Bulls e longe das Toro Rosso.
    Legal que ja eh nessa semana.

  • Muito boa a corrida!! E uma das coisas que mais empolga é disputa entre pilotos de equipes diferentes, mesmo que somente dois, mais até do que disputa entre companheiros de equipe!

  • Mais uma coisa: o Burti fez um comentário na transmissão que pareceu bem pertinente: por causa da maior pressão aerodinâmica e consequente turbulência, os pilotos estão ultrapassando na curva e não mais na freada ou mesmo na reta, o que torna as ultrapassagens bem mais empolgantes!

    • Claro, Vinícius. Até porque os carros estão assustadoramente mais velozes em contorno de curva do que antes.

      Aguardemos ultrapassagens a rodo dessa forma no Bahrein, domingo que vem.