ELMS: Pole para Hanley e DragonSpeed em Silverstone

21---
Ben Hanley foi profeta em sua terra e conquistou a primeira pole position da temporada 2017 do ELMS em Silverstone

RIO DE JANEIRO – Um britânico na pole do European Le Mans Series (ELMS) em Silverstone, na estreia da nova geração dos protótipos LMP2 na Europa: Ben Hanley conquistou há pouco a posição de honra para a corrida que se disputa amanhã na Inglaterra, num treino interrompido por bandeira vermelha e marcado pela baixa temperatura ambiente e do asfalto.

Mais rápido no treino livre #2, o carro #21 da DragonSpeed se impôs também na definição do grid, com Hanley superando o português Filipe Albuquerque por 0″274 – num último esforço, o piloto do time de Elton Julian roubou a pole do representante da United Autosports, marcando 1’44″040 contra 1’44″314 do adversário.

Os dois foram os únicos dentro do mesmo segundo, já que o francês Enzo Guibbert, da Graff Racing, ficou a 1″123 da pole position. O japonês Ryo Hirakawa, que chegou a dar uma rodada – sem graves consequências – com o carro da G-Drive, ainda salvou a quarta posição. Richard Bradley, com o outro protótipo da Graff, não teve a mesma sorte: saiu da pista no mesmo ponto que Hirakawa, mas não conseguiu evitar a caixa de brita. A direção de prova, sempre a cargo do competente português Eduardo Freitas, sacou a bandeira vermelha e interrompeu a sessão.

Andrea Pizzitola colocou o #25 da Algarve Pro Racing na 3ª fila ao lado do britânico Nigel Moore, da equipe da casa – a Tockwith Motorsports. A boa surpresa do treino foi o 7º tempo do Dallara da High Class Racing, à frente dos dois Ligier calçados com pneus Michelin. O veterano Jan Lammers completou o grupo dos 10 primeiros.

A pole da LMP3 foi decidida na última volta – e não era mesmo o dia da United Autosports: Sean Rayhall já comemorava a conquista da P1 em sua categoria, quando o dinamarquês Mikkel Mac Jensen sacou uma volta voadora do bolso do macacão e levou o ponto extra na estreia de sua equipe – a AT Racing – na série entre os protótipos de motor Nissan 5 litros V8. O tempo de Jensen – 1’53″665 – foi apenas 0″121 melhor que o do rival.

Wayne Boyd classificou o segundo Ligier JS P3 da equipe de Richard Dean e Zak Brown com o terceiro tempo, seguido de uma alcateia de franceses – Simon Gachet, da Panis Barthez Competition e pelos dois pilotos da M.Racing-YMR, Alexandre Cougnaud e Yann Ehrlacher, na boa estreia do Norma M30 em qualificação após o capote pavoroso em Monza.

90-03
Dominantes em todos os treinos livres, os Aston Martin GTE fizeram dobradinha na qualificação da categoria e deu TF Sport em sua estreia no ELMS

Na LMGTE, nenhuma surpresa: 1-2 dos Aston Martin Vantage GTE, com Nicki Thiim (que também correrá no WEC) conquistando a pole position na prova de estreia da TF Sport na série ELMS. O dinamarquês fez o tempo de 1’58″269, dois décimos abaixo da marca de Ross Gunn, a bordo do #99 da Beechdean AMR, equipe que defende o título conquistado no ano passado.

Com apenas seis carros inscritos, o Porsche 911 RSR (991) de Matteo Cairoli se interpôs entre as Ferrari 488 GTE da Spirit of Race, que estreiam na categoria. A lanterna do treino oficial ficou com a equipe da casa, a JMW Motorsport, que ainda corre com o velho modelo 458 GTE. Rory Butcher foi mais de dois segundos mais lento que Nicki Thiim.

A largada para a primeira etapa do campeonato será às 10h30 pelo horário de Brasília. E você poderá acompanhar a corrida AO VIVO e na íntegra em live streaming que o blog vai disponibilizar para os leitores.

Comentários