Guia ELMS 2017 – equipes LMP2

RIO DE JANEIRO – A cereja do bolo do European Le Mans Series são os protótipos LMP2, que a partir deste ano usam o mesmo conjunto mecânico (motores Gibson V8 com 150 HP a mais que em 2016) e eletrônica da Cosworth. Quatro fabricantes de chassis estão aptos a participar da categoria, mas um desses modelos – o Riley MK30 – ainda não será usado em território europeu.

O grid da etapa inaugural terá 12 carros de onze times diferentes – a única escuderia de fato com dois bólidos é a Graff Racing, muito embora a G-Drive Racing esteja sob o guarda-chuva da DragonSpeed no European Le Mans Series. A temporada 2017 terá vários times novos em relação ao ano passado – seis ao todo.

Começamos o nosso guia apresentando a DragonSpeed.

DRAGONSPEED
Team Principal: Elton Julian
Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 900 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-05
O grande trunfo da DragonSpeed é a experiência e a velocidade do francês Nicolas Lapierre

Após a boa estreia ano passado, com direito a uma vitória e quatro pódios, a DragonSpeed agora quer chegar mais além e conquistar o título do ELMS, aspirando a uma vaga direta nas 24h de Le Mans de 2018. O time comandado por Elton Julian sabe que a tarefa está longe de ser das mais fáceis, já que há concorrência – e concorrência forte. O carro foi rápido no Prólogo em Monza e só não se saiu melhor nas 24h de Daytona, numa aparição extra em janeiro, porque bateu. Os pilotos serão os mesmos do ano passado para toda a temporada, com destaque absoluto para o veloz e experiente Nicolas Lapierre.

G-DRIVE RACING
Team Principal: Elton Julian
Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 900 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-02
Com lineup novo de pilotos, a G-Drive Racing sonha com o bicampeonato do ELMS

A equipe russa G-Drive Racing fechou um acordo com a DragonSpeed para utilizar de sua estrutura no ELMS e assim poder defender o título conquistado ano passado, quando ainda eram associados à Jota Sport. Neste ano, o carro laranja e preto é um Oreca 07 Coupé, já que dentro do novo regulamento técnico nenhum LMP2 pode ser construído com o cockpit aberto. Com o fim da parceria, todos os pilotos do ano passado – Giedo Van der Garde, Simon Dolan e Harry Tincknell – caíram fora. A trinca é formada pelo mexicano Memo Rojas, pelo francês Leo Roussel e por Ryo Hirakawa, que ano passado deixou excelente impressão defendendo a TDS Racing.

PANIS BARTHEZ COMPETTION
Team Principal: Olivier Panis
Carro: Ligier JS P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 900 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-10
Nathanaël Berthon vai liderar a Panis Barthez Competition nesta temporada

A Panis Barthez Competition aprendeu bastante em seu primeiro ano no ELMS entre as equipes da LMP2. Tinham um carro rápido principalmente nas mãos de Paul-Loup Chatin. Mas faltou consistência ao longo das corridas e com isso os resultados nunca foram melhores que um 7º lugar – o que deixou a escuderia apenas em oitavo na classificação do ano passado. Agora a equipe dirigida por Olivier Panis e que tem Fabién Barthez como sócio e piloto quer fazer um campeonato melhor. Chatin deixou a escuderia – entra Nathanaël Berthon em seu lugar. O terceiro piloto é Timothé Buret. O Ligier JS P217 do time será calçado com pneus Michelin.

ALGARVE PRO RACING
Team Principal: Stewart e Samantha Cox
Carro: Ligier JS P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 900 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-09
A Algarve Pro Racing dá mostras de evolução e quer fazer mais uma boa temporada no ELMS

Sediada em Albufeira (Portugal), a Algarve Pro Racing conquistou no início deste ano o título do Asian Le Mans Series, o que muito contribuiu não só para a participação da equipe nas 24h de Le Mans como também na continuidade do projeto para o ELMS. Com expertise britânica e o bom trabalho do engenheiro Maurício Pinheiro, a equipe tem totais condições de ir mais para a frente em 2017. A trinca de pilotos é bastante interessante, com os velozes Andrea Pizzitola e Andrea Roda, além do jovem estadunidense Matt McMurry.

IDEC SPORT RACING
Team Principal: Jean-Noël Le Gall
Carro: Ligier JS P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 900 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-01
Com o melhor carro do Prólogo em Monza, a IDEC Sport Racing quer surpreender na temporada 2017

Essa é uma equipe que pode surpreender durante o campeonato: a francesa IDEC Sport Racing tem boa estrutura, embora pequena, mas muito competente. E o carro – um Ligier JS P217 – andou muito bem no Prólogo realizado em Monza, graças à experiência de Olivier Pla, que só não disputará pela equipe as 4h de Silverstone do próximo fim de semana e as 24h de Le Mans, por compromissos já assumidos com a equipe Ford Chip Ganassi Racing. Assim, o protótipo #28 terá a condução de David Zollinger junto a Patrice e Paul Lafargue – pai e filho.

RACING TEAM NEDERLAND
Team Principal: Frits Van Eerd
Carro: Dallara P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 900 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-12
O Dallara da Racing Team Nederland terá Rubens Barrichello a bordo nas 24h de Le Mans

Primeira cliente da Dallara na classe LMP2, a equipe holandesa Racing Team Nederland – embora pareça – não é aquela que competiu com os Dome S101 quadriculados nas 24h de Le Mans no início da década passada. A confusão faz sentido quando se sabe que uma personagem estava nas duas estruturas: o veterano de guerras Jan Lammers, que faz 61 anos neste ano e que vai disputar a prova de Sarthe pela 23ª vez na carreira. O parceiro de Lammers na empreitada será o “big boss” Frits Van Eerd, dono do supermercado Jumbo (a equipe é autopatrocinada) e companheiro de aventuras de Jan no Rali Dakar. Rubens Barrichello chegou a ser anunciado para correr o ELMS, mas piloto e equipe fecharam um acordo para que o brasileiro dispute somente as 24h de Le Mans.

UNITED AUTOSPORTS
Team Principal: Richard Dean
Carro: Ligier JS P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 900 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-06
Filipe Albuquerque é o destaque da campanha de estreia da United Autosports entre os protótipos LMP2

A United Autosports vai para seu primeiro ano na classe LMP2 cercada de grande expectativa. O time se preparou bem, adquirindo os chassis Ligier JS P217 e apostando na experiência do português Filipe Albuquerque para conquistar bons resultados logo de cara. Seus companheiros serão dois jovens valores que vêm de provas de monoposto em categorias menores – o suíço Hugo De Sadeleer e o estadunidense Will Owen. No Prólogo, foram a quinta força, atrás da IDEC Sport Racing, G-Drive, Graff e DragonSpeed.

TOCKWITH MOTORSPORTS
Team Principal: Simon Moore
Carro: Ligier JS P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 900 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-08
Os britânicos da Tockwith Motorsport fazem seu primeiro ano na LMP2 após uma boa estreia com os LMP3 ano passado

A equipe britânica Tockwith Motorsports foi a boa surpresa do ELMS ano passado na classe LMP3. Mesmo num calendário parcial de apenas duas corridas, deixaram excelente impressão e se prepararam bem para conquistar o título do Asian Le Mans Series, garantindo uma vaga nas 24h de Le Mans. Naturalmente, o próximo passo é a LMP2 e a estrutura comandada por Simon Moore está pronta. A equipe aposta em apenas dois pilotos para sua campanha no ELMS – Nigel Moore, filho de Simon, é um deles, junto a Phil Hanson.

GRAFF RACING
Team Principal: Pascal Rauturier
Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 900 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-03
A Graff Racing chegou muito bem à LMP2 e seus carros foram bastante rápidos nos treinos realizados em Monza

A Graff Racing é uma equipe de enorme tradição dentro do automobilismo francês em provas de monoposto, Grã-Turismo e Endurance. Fundada por Jean-Philippe Grand, hoje é dirigida por Pascal Rauturier, que reconstruiu a trajetória vitoriosa da Graff nas corridas longas. Ano passado, levaram o vice-campeonato da LMP3 com duas vitórias e quatro pódios – e agora querem dar o salto para não só marcarem um bom papel no ELMS entre os times de LMP2 como também nas 24h de Le Mans. No Prólogo, em Monza, os protótipos Oreca 07 estiveram realmente muito bem. Os pilotos serão Eric Troulliet/Enzo Guibbert/Paul Petit num carro e Franck Matelli/Richard Bradley/James Allen no outro. Aliás, olho no australiano Allen, de apenas 20 anos e muito rápido.

CETILAR VILLORBA CORSE
Team Principal: Raimondo Amadio
Carro: Dallara P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 900 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-11
Andrea Belicchi será o líder natural da Cetilar Villorba Corse no ano de estreia do time italiano na LMP2

Tradicional equipe italiana de Grã-Turismo, a Villorba Corse parte para sua estreia na classe LMP2 após duas temporadas “apanhando” na divisão LMP3. Ano passado, acabaram apenas em 17º lugar no campeonato. A organização capitaneada por Raimondo Amadio sabe que será um ano de muita luta e aprendizado com um carro mais complexo e potente. Para isso, a equipe se socorreu da experiência de Andrea Belicchi, que por muito tempo serviu à Rebellion Racing no FIA WEC. Completam a tripulação os mesmos recrutas do último ano: os também italianos Roberto Lacorte e Giorgio Sernagiotto.

HIGH CLASS RACING
Team Principal: Peter Utoft
Carro: Dallara P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência: 600 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 900 kg

Screen-Shot-2017-04-04-at-10.55.31-750x400
A High Class Racing não quer ser a pior equipe do ano na LMP2

Egressa do extinto Renault Sport Trophy, a escuderia dinamarquesa High Class Racing faz sua estreia no ELMS com o exclusivo objetivo de não segurar a lanterna da classificação entre os times inscritos. Não será fácil, embora o carro #49 nas cores da Polar Seafood tenha andado bem no Prólogo em Monza, o que deixou  a equipe técnica  satisfeita com os resultados. Para auxiliar os pilotos Dennis Andersen e Anders Fjørdbach, foram recrutados engenheiros e mecânicos que trabalhavam pela SMP Racing na última temporada. Vamos ver o que os nórdicos serão capazes de aprontar em 2017.

Comentários