Guia WEC 2017 – equipes LMGTE-PRO

RIO DE JANEIRO – Nesta sexta-feira, começa para valer a temporada 2017 do FIA World Endurance Championship, o Mundial de Endurance, com a disputa das 6h de Silverstone. Enquanto isso, o blog vem trazendo para vocês leitores os artistas do espetáculo e chegou a vez das feras da LMGTE-PRO.

Aqui, o bicho pega. São quatro equipes oficiais de fábrica que disputam a temporada – e no ano que vem serão cinco, com a vinda da BMW, aumentando o equilíbrio e a competitividade. Também os construtores se mexeram em busca de novas soluções: a Porsche traz a nova versão do seu imortal 911 GTE com motor central-traseiro, mas sem perder o estilo já conhecido desde os anos 1960 no design do carro. Os alemães não querem ficar para trás no confronto diante de Ford e Ferrari, que seguem apostando em seus projetos com motor turbo.

E nem para a Aston Martin: o construtor britânico, mesmo com um Vantage GTE adaptado às novas regras técnicas, fez um belo campeonato ano passado e levou o título com Nicki Thiim/Marco Sørensen entre os pilotos. A Ferrari levantou a taça entre os construtores e quer repetir o feito no 70º aniversário da marca italiana.

O torcedor brasileiro tem motivos para prestar atenção nesta disputa, pelo menos até as 24h de Le Mans. É que nas três primeiras etapas, Pipo Derani defenderá a Ford Chip Ganassi Racing e Daniel Serra é o mais novo contratado da Aston Martin Racing. São dois nomes talentosos e de imenso potencial para fazer uma carreira brilhante no Endurance.

Começamos o guia com a equipe que representa o Cavallino Rampante no WEC: a AF Corse.

AF CORSE
Team Principal: Amato Ferrari
Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Potência: cerca de 485 HP
Câmbio: Hewland 6 marchas, com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 1245 kg

fia-wec-2017-monza-finish-order-18
Sem Gianmaria Bruni pela primeira vez nos últimos cinco anos, a AF Corse aposta em Ale Pier Guidi. E as Ferrari 488 GTE vêm com um vermelho mais escuro para 2017

A mais tradicional representante da Ferrari nas competições internacionais de Grã-Turismo volta a figurar como protagonista em mais uma temporada do WEC na classe LMGTE-PRO. Uma das novidades mais interessantes para 2017 está no visual dos bólidos, que adotam um tom mais escuro de vermelho, em alusão ao aniversário da marca. Na pista, a AF Corse também tem uma mudança importante: o italiano Gianmaria Bruni assinou com a Porsche e deixou o time após cinco temporadas. Com isso, Alessandro Pier Guidi foi promovido a piloto oficial e será o novo companheiro de James Calado no carro #51 – que terá Lucas Di Grassi nas 24h de Le Mans. O segundo carro permanece com os mesmos pilotos – Sam Bird e Davide Rigon. No Prólogo realizado em Monza há alguns dias, ficaram com o 5º e 6º tempos na divisão.

FORD CHIP GANASSI RACING UK
Team Principal: George Howard-Chappell
Carro: Ford GT EcoBoost
Motor: Ford EcoBoost 3,5 litros V6 Turbo
Potência: cerca de 485 HP
Câmbio: Ricardo 6 marchas, com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 1245 kg

fia-wec-2017-monza-finish-order-17
A Ford tem a missão de vencer de novo não só em Le Mans como em mais corridas para levar o título de construtores diante de rivais muito fortes

Campeã das 24h de Le Mans ano passado, a Ford fez um belo papel em sua temporada de estreia no WEC. Ganharam três corridas no total de nove etapas disputadas e seus pilotos subiram seis vezes ao pódio – o que não é nada mal. Mas no campeonato de construtores, a Ford ficou devendo em relação a Ferrari e Aston Martin – e agora a turma de Chip Ganassi que está baseada na Inglaterra não quer fazer feio diante da concorrência. Com um carro já bem mais desenvolvido, a tendência é que a Ford continue na linha de frente do campeonato. No Prólogo, os dois carros ficaram com o terceiro e quarto lugares. A novidade em relação a 2017 é que a equipe terá três pilotos nas três primeiras etapas e o brasileiro Pipo Derani, de 24 anos, é o novo recruta. Pipo andou muito bem na LMP2 nos dois últimos campeonatos defendendo as equipes G-Drive Racing e Tequila Patrón ESM e se considera pronto para encarar mais esse novo desafio na carreira.

PORSCHE GT TEAM
Team Principal: Olaf Manthey
Carro: Porsche 911 GTE
Motor: Porsche M79/80 4 litros Flat 6
Potência: 480 HP
Câmbio: Porsche 6 marchas, com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 1245 kg

fia-wec-2017-monza-finish-order-14
A Porsche volta… e volta incomodando as rivais da classe LMGTE-PRO: o “novo” 911 GTE já se mostrou competitivo

Passou-se mais de um ano inteiro de trabalho e desenvolvimento intensos com muitos testes até chegar ao que foi considerado o ideal. E, enfim, a Porsche está de volta com um time 100% oficial de fábrica após ser representada pela Dempsey Racing-Proton no último ano – o que não foi tão positivo para o construtor de Weissach, que figurou na lanterninha entre as marcas ano passado. Ao longo e depois dos testes, os engenheiros chegaram à conclusão de que, apesar da adoção do motor central-traseiro, montado para atender a uma melhor distribuição de massas e abaixar o centro de gravidade do carro, a melhor saída era manter o confiável propulsor de configuração Flat de 6 cilindros e quatro litros. O carro nasceu bem: já mostrou competitividade no IMSA Weather Tech SportsCar Championship e no Prólogo do WEC foi o mais rápido. Os pilotos titulares na volta da marca são Richard Lietz/Fred Makowiecki no carro #91 e Kévin Estre/Michael Christensen no #92.

ASTON MARTIN RACING
Team Principal: Paul Howarth
Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Potência: 485 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas, com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 1245 kg

fia-wec-2017-monza-finish-order-28
Este será o carro de Daniel Serra nas três primeiras etapas do WEC

Única equipe da LMGTE-PRO a usar os pneus da Dunlop, a Aston Martin Racing surpreendeu ano passado com sólidas performances que ofertaram aos pilotos Marco Sørensen e Nicki Thiim o título mundial do WEC entre os pilotos. Mesmo com um carro adaptado, os britânicos foram competitivos o bastante para inclusive anunciar a permanência na competição por mais alguns anos – e espera-se que em 2018 eles venham com um modelo inteiramente novo. Na abertura do campeonato, novidades – a começar por Daniel Serra participando das três primeiras corridas: o brasileiro de 33 anos foi o responsável pelos testes de desenvolvimento para a Dunlop e, diante de um trabalho tão elogiado, acabou contratado para uma sequência de corridas importantes que incluem as 24h de Le Mans. Ele estará no carro #97 junto ao experiente Darren Turner (outro que pode atingir a marca histórica de 50 corridas no WEC) e Jonathan Adam. Thiim e Sørensen seguem a bordo no “Dane Train”, tendo a companhia do neozelandês Richie Stanaway. No Prólogo, os dois Aston acabaram com as últimas posições em Monza – o que não quer dizer muito para o decorrer deste campeonato, onde muita coisa pode mudar e acontecer.

Comentários